ViniPortugal promove debate sobre Touriga Nacional
Considerada a casta portuguesa por excelência, a ViniPortugal dedica-lhe um dia inteiro de debate, integrado no Wines of Portugal International Conference.

Victor Jorge
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Integrado na Wines of Portugal International Conference, a ViniPortugal promove o Fórum dos Enólogos, uma iniciativa que acontece no primeiro dia de conferência, 9 de Dezembro, e que pretende promover um debate com os técnicos e especialistas do sector em torno da Touriga Nacional.
Este evento, integrado na primeira conferência internacional sobre vinhos portugueses, a decorrer entre os dias 9 e 11 de Dezembro de 2010, organiza-se em quatro mesas de trabalho com os seguintes temas: “Como se projecta a Touriga Nacional como casta importante e que distingue os Vinhos Portugueses”?; “A Touriga Nacional no ciclo das grandes castas mundiais? O que falta fazer?”; “Touriga Nacional, diferentes perfis em diferentes Terroirs”; e “Touriga Nacional – Regras/regulamentação/rastreabilidade para ser considerado Touriga Nacional”.
Até ao momento estão confirmados os enólogos, David Baverstock da Esporão, Manuel Soares da Aveleda, Calos Lucas da Dão Sul/Global Wine; João Nicolau de Almeida da Ramos Pinto, Luís Cerdeira da CVRVV, Álvaro de Castro da Quinta Pellada, o consultor Rui Reguinga e António Graça da Sogrape e os cientistas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Virgílio Falco e Tim Hogg da Escola Superior de Biotecnologia da Católica do Porto, entre outros.
Cada mesa de trabalho terá a presença de um moderador, um dinamizador e seis técnicos/enólogos para debater o tema. Cada grupo contará com oito participantes base que darão início ao debate, que será aberto a todos os que queiram participar e dar o seu contributo, mediante inscrição prévia já disponível no site da www.winesofportugalconference.com