GS1 Portugal vai apresentar os resultados do estudo ‘Tracking de Frescos’
Os resultados apontam caminhos para aumentar a eficiência no abastecimento dos produtos hortofrutícolas, com base nas tendências e desempenho do setor hortofrutícola.

Hipersuper
Sical homenageia mulheres da cafeicultura com edição limitada Café Delas
BCSD promove conferência sobre liderança em tempos de mudança
GS1 Portugal vai apresentar os resultados do estudo ‘Tracking de Frescos’
Cofidis lança extensão do Google Chrome que traduz termos financeiros em segundos
A celebrar 70 anos Adega de Borba lança Montes Claros Reserva Especial Tinto
Queijos Santiago volta a marcar presença no Estoril Open 2025 como Official Partner
Curso “abc da Gestão por Categorias” regressa a Lisboa com nova abordagem e foco em Inteligência Artificial
Grupo JOM inaugura loja em Felgueiras e lança novo Retail Center com investimento de 5 milhões de euros
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
A GS1 Portugal apresenta, no próximo dia 23, no MARL, em Lisboa, os resultados da 1ª edição do estudo ‘Tracking de Frescos’.
Os resultados do estudo, que conta com a participação colaborativa de vários parceiros e concorrentes, “apontam caminhos para aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento dos produtos hortofrutícolas, com base nas tendências e desempenho do setor hortofrutícola”, informa a GS1.
O estudo ‘Tracking de Frescos’ avalia critérios como: os níveis de reconhecimento das marcas, de serviço nas entregas e de confiança na qualidade; o estado do produto na receção; o cumprimento de requisitos; a inovação; e a procura por melhorar processos. Para além disso, é ainda analisada a relação comercial e as políticas de preços.
Durante o evento de apresentação deste estudo será debatida a revolução que se antevê nos códigos de barras e a transição para códigos bidimensionais, com maior capacidade de armazenamento de dados e menor espaço de impressão.

Em 2024, as exportações de frutas, legumes e flores de Portugal atingiram um valor recorde de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 7,5% face ao ano anterior.
A GS1 refere que o volume das exportações de frutas, legumes e flores de Portugal registou um aumento de 2,4% face a 2023, correspondente a 1.816.807 toneladas de produtos exportados, reflexo do aumento da competitividade do setor. A União Europeia continua a ser o principal destino para as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, com 81% do valor total exportado. Espanha é o maior comprador dos produtos agrícolas portugueses (37,6%), seguida de França (13%), os Países Baixos (9%), Alemanha (7,9%) e Reino Unido (6,8%),
O setor afirma-se como um dos principais drivers da economia nacional: o aumento significativo das exportações contribuiu para a melhoria da balança comercial do país, com uma redução no défice de 40 milhões de euros em comparação com os anos anteriores. Os principais produtos agrícolas de Portugal em exportação são tomate (tomate fresco e tomate para indústria), uvas (uva de mesa e uva para vinho) e azeitona (de mesa e azeitona para azeite).
Em 2024, as exportações de frutas, legumes e flores de Portugal atingiram um valor recorde de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 7,5% face ao ano anterior.