Jerónimo Martins entra na Eslováquia com abertura da primeira loja Biedronka
A entrada da insígnia de retalho alimentar no mercado eslovaco marca um momento histórico, tornando-se o primeiro novo operador a estabelecer-se no setor nos últimos 20 anos.

Ana Rita Almeida
Continente é a insígnia que lança mais folhetos. Intermarché regista maior crescimento e troca de posição com o Lidl
Pet Festival regressou à FIL e revelou novidades de bem-estar animal
Concurso Nacional de Azeites de Portugal já abriu inscrições
Jerónimo Martins entra na Eslováquia com abertura da primeira loja Biedronka
Linha de Apoio ao Cliente da IKEA recebeu mais de 400 chamadas de potenciais casos de violência doméstica em 2024
Braga Retail reforça a sua oferta comercial com uma expansão de 1378 m²
Mar Shopping oferece serviço de interpretação para Língua Gestual Portuguesa
Fnac e Entrajuda promovem recolha nacional de livros usados
Área de Recrutamento em ESG da Michael Page tem nova liderança
Lidl reforça recrutamento com mais de 30 vagas para Chefes de Secção em todo o país
O Grupo Jerónimo Martins deu esta quarta-feira o primeiro passo na sua expansão para a Eslováquia, com a inauguração do seu centro de distribuição e da primeira loja Biedronka no país.
A primeira loja Biedronka está localizada em Miloslavov, nos arredores de Bratislava, e será a primeira de várias aberturas já previstas. A marca planeia expandir-se gradualmente para outras regiões do país, com novas lojas a serem inauguradas em Zvolen, Považská Bystrica, Nové Zámky e Senica.

Da esquerda para a direita: Maciej Łukowski, CEO da Biedronka Eslováquia, Kristína Vavríková, Secretária de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural da República Eslovaca, Pedro Soares dos Santos, Presidente do Conselho de Administração e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins e Luís Araújo, CEO da Biedronka.
Com esta operação, a Eslováquia torna-se a quarta geografia do Grupo Jerónimo Martins, juntando-se a Portugal, Polónia e Colômbia. O investimento reforça a aposta na internacionalização e expande a presença da Biedronka, já consolidada na Polónia, para um novo mercado.
A operação do grupo na Eslováquia já emprega cerca de 300 pessoas, distribuídas entre as lojas, o centro de distribuição em Voderady e a sede, localizada em Bratislava. Esta estrutura será essencial para suportar a expansão da insígnia e consolidar a presença da Biedronka no país.
“Hoje é um dia feliz para o Grupo Jerónimo Martins porque estamos a chegar a um país novo para nós, com a nossa marca Biedronka, no ano do seu 30.º aniversário. Acreditamos que podemos fazer uma diferença positiva na Eslováquia e estaremos empenhados em trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores eslovacos para construir a melhor oferta possível, aos preços mais baixos, para os consumidores e famílias eslovacas”, afirmou Pedro Soares dos Santos, presidente do Conselho de Administração e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins.

A primeira loja da Biedronka na Eslováquia conta com um sortido de 3.400 produtos, com destaque para frutas e legumes frescos, sempre que possível de fornecedores locais, e pão, preparado em várias fornadas ao longo do dia.
Com uma área de venda de 876 metros quadrados, a loja inaugural destaca-se pelo design moderno e está equipada com iluminação LED, seis caixas self-checkout e três caixas tradicionais, etiquetas de preços eletrónicas, verificadores de preços e máquina do sistema de depósito e retorno de embalagens.
“A nossa prioridade é oferecer aos clientes eslovacos alimentos frescos e de alta qualidade aos preços mais baixos. Desde o início deste projeto que também nos concentrámos na parceria com fornecedores eslovacos, com os quais desenvolvemos várias marcas próprias, em que se destacam a frescura, a qualidade e a sustentabilidade”, afirmou Maciej Łukowski, CEO da Biedronka Eslováquia, sobre a entrada da empresa no mercado.
Com mais de 230 anos de experiência na distribuição alimentar, o Grupo Jerónimo Martins opera mais de 5.700 lojas em Portugal, Polónia e Colômbia.
Na Polónia o Grupo detém a Biedronka, a maior cadeia de supermercados do país, que celebra o seu 30.º aniversário em 2025. É líder de mercado, com 3.720 lojas e mais de 81.000 colaboradores, o que faz desta companhia o maior empregador da Polónia e a segunda maior empresa do país em termos de receitas. Na Polónia, o Grupo detém ainda a rede de lojas de beleza Hebe, que está também na Chéquia e na Eslováquia.