Photo by HaywireMedia / stock.adobe.com
Mais de 60% dos compradores online na Europa receberam encomendas danificadas em 2024
Um estudo da DS Smith analisa a qualidade e as condições em que os compradores recebem em casa as encomendas resultantes das compras online.
Hipersuper
Há três projetos empresariais portugueses finalistas nos prémios europeus ARIA 2024
Amálias Reserva Tinto 2022 da Adega Mayor lançado no Dia Mundial do Fado
Grupo PGS expande negócio a Portugal com investimento de 2,5 milhões de euros
Mais de 60% dos compradores online na Europa receberam encomendas danificadas em 2024
Fenazeites alerta para o futuro do olival tradicional
Sogrape distinguida por práticas inovadoras na gestão da água
Ifthenpay alavanca pagamentos instantâneos em Portugal com parceria para potenciar uso do Pix
Checkpoint Systems quer transformar a indústria alimentar com embalagens reutilizáveis e etiquetagem RFID IML
Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma Brioche com Açúcar Neve para um natal mais doce
Pedro Loureiro é o novo Business Manager Food da Nestlé Portugal
Este ano, 62% dos inquiridos europeus que fazem compras online receberam pelo menos uma encomenda danificada, indica um estudo realizado pela DS Smith, empresa global de soluções de packaging sustentável.
Realizado em Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e Polónia, o estudo analisou o estado em que as encomendas resultantes de compras online chegam aos compradores e concluiu que os inquiridos receberam três encomendas com defeitos no último ano, com um valor médio de 63,72 euros por artigo. Segundo o estudo, os produtos mais frequentemente danificados incluem vestuário (24%), calçado (18%), tecnologia para uso pessoal, como telemóveis, tablets ou computadores (15%), eletrodomésticos (14%) e produtos de beleza e cosmética (14%).
O estudo da DS Smith analisou também o impacto da Black Friday no comércio eletrónico nos cinco países e concluiu que, este ano, 54% dos inquiridos que optam pelo e-commerce, escolhem fazer compras online nesta data. O estudo revela que o e-commerce continua a crescer, impulsionado pelo interesse em categorias como a moda e a tecnologia, que são as mais solicitadas nesta altura do ano. “Entre os inquiridos que irão participar na Black Friday e na Cyber Monday, o vestuário está no topo da lista de compras (51%), seguido da tecnologia (38%), do calçado (31%), dos produtos de beleza e cosmética (26%) e dos eletrodomésticos (23%)”, indica.
O relatório prevê também que 358 milhões de embalagens serão devolvidas durante a Black Friday, este ano, em toda a Europa e conclui que a Black Friday é um dos períodos de maior expansão do comércio eletrónico, chamando ainda a atenção para a importância de utilizar a embalagem certa para proteger os produtos e melhorar a experiência do cliente. “As promoções da Black Friday atraem cada vez mais consumidores, mas temos de nos lembrar que cada embalagem danificada tem um custo ambiental e económico. Não só se desperdiça material e dinheiro, como as emissões de CO₂ aumentam devido às devoluções e reenvios”, explica Diogo Mendonça Tavares, head of Commercial Operations Iberia da DS Smith.
A multinacional criou uma gama e-commerce que inclui produtos como Tape Back, que facilita o processo de devolução, o Safe Sender, que protege o produto ao longo de toda a cadeia de fornecimento e reduz o risco de perda ou roubo. Recentemente, desenvolveu a Easy Trace Laser Printing, uma solução que melhora a rastreabilidade, a qualidade de impressão e a sustentabilidade do packaging, eliminando as etiquetas adesivas e impressões inkjet.
O estudo foi encomendado em outubro de 2024 pela DS Smith. A OnePoll realizou um inquérito à população geral de 10 mil pessoas em Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e Polónia. A recolha de dados teve lugar de 14 a 17 de outubro de 2024.