IA generativa nas empresas quadruplicou em um ano
80% das empresas aumentou os seus investimentos em IA generativa desde 2023, e consideram que este ramo da inteligência artificial contribui para gerar mais receitas e impulsionar a inovação.
Hipersuper
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores
Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal
É o que revela o ‘Harnessing the value of generative AI: Use cases across sectors’ (‘Aproveitando o valor da IA generativa: casos de uso em todos os setores’), realizado pelo Resarch Institute da Capgemini.
Entre outras conclusões, adianta que as empresas estão a adotar a IA generativa incentivadas pelo aumento dos investimentos e pelo valor que esta tecnologia transformadora lhes proporciona. Todas as empresas inquiridas no âmbito do estudo, independentemente do seu setor de atividade, reportaram um aumento dos use cases desta tecnologia, com quase um quarto a revelar que atualmente já têm IA generativa integrada nalguma das suas instalações ou/e funções – um aumento de 6% em relação a 2023.
O estudo revela igualmente que, as empresas pioneiras na adoção de tecnologias de IA generativa já começaram a colher benefícios, que vão desde a melhoria dos rácios de eficiência operacional até à experiência do cliente e ao aumento das vendas.
“A IA generativa está a começar a transformar os negócios das empresas, que já estão a testemunhar um crescimento tangível nas suas receitas e na inovação. Este aspeto é também muito relevante, porque indica que as empresas, em vez de se concentrarem apenas na otimização de custos, estão a explorar ativamente novos caminhos para aproveitarem a IA Generativa e para criarem mais-valias mensuráveis,” refere Pascal Brier, diretor de Inovação da Capgemini e membro do comité executivo do grupo.
IA generativa permite mais e novas receitas
Outra conclusão do estudo indica que quase três quartos das empresas (74%) asseguram que a IA generativa contribui para as ajudar a gerarem mais e novas receitas e para inovarem.
O estudo aponta para níveis elevados de confiança na utilização de agentes de IA em tarefas específicas, como escrever e-mails profissionais ou codificar e analisar dados. No entanto, também revela que os líderes empresariais estão conscientes da necessidade de manter esta confiança e a transparência ética tando a nível do desenvolvimento, como da implementação.
A aceleração da adoção da IA generativa nos últimos 12 meses não se limita às empresas, uma vez que os recentes desenvolvimentos tecnológicos também tornaram mais acessíveis as ferramentas públicas aos não especialistas.
Como resultado, e embora a sua adoção tenha aumentado, apenas 3% das empresas proibiram o uso de ferramentas públicas de IA generativa no local de trabalho. Quase todas as empresas (97%) permitem que os seus colaboradores usem a IA generativa de alguma forma, e mais de metade das organizações define regras de utilização específicas para as suas equipas.