Volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 11% impulsionado pelo crescimento da MC e da Worten
CEO do grupo Sonae destaca o desempenho da MC, que “reforçou a sua posição de liderança no exigente mercado de retalho alimentar português”. Volume de negócios da MC cresceu 7,8% em termos homólogos, impulsionado pelo desempenho do retalho alimentar e do segmento saúde, bem-estar e beleza.

Ana Rita Almeida
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A Sonae fecha os primeiros seis meses do ano com um resultado líquido de 75 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 14% face ao período homólogo.
No primeiro semestre de 2024, o volume de negócios consolidado aumentou 11,4% em termos homólogos, para 4,3 mil milhões de euros, impulsionado pelo crescimento da MC e da Worten e pela integração da nórdica Musti.
“MC reforçou a sua posição de liderança no exigente mercado de retalho alimentar português”
Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, sublinha em comunicado que, durante os primeiros seis meses, “a MC reforçou a sua posição de liderança no exigente mercado de retalho alimentar português, demonstrando um inexcedível foco no cliente e uma forte capacidade de execução, tendo simultaneamente impulsionado o crescimento no segmento de saúde, beleza e bem-estar”. “A Worten reforçou com sucesso a sua quota de mercado no setor de retalho de eletrónica em Portugal, apresentando um crescimento acelerado do negócio de serviços e do e-commerce, apesar da elevada intensidade promocional no mercado” acrescenta.
Cláudia Azevedo lembra também que “o portefólio de centros comerciais da Sierra manteve um desempenho robusto, resultando num aumento significativo do valor dos seus ativos. A NOS continuou a crescer e a ganhar quota no mercado português de telecomunicações, tendo ainda concretizado mais uma operação de criação de valor relevante envolvendo a sua infraestrutura de rede móvel”.
“Este forte desempenho dos nossos principais negócios, aliado aos contributos dos mais recentes investimentos, resultou num aumento do volume de negócios consolidado de 11%, atingindo os 4,3 mil milhões de euros, e num crescimento do EBITDA consolidado de 18% para os 410 milhões de euros no 1S24”, enaltece.
“Mantenho plena confiança na nossa capacidade de impulsionar a inovação e o crescimento para melhorar as condições de vida de um número crescente de famílias nas várias geografias onde operamos”
No primeiro semestre de 2024, a Sonae prosseguiu com a sua estratégia de gestão de portefólio, tendo concretizado aquisições e parcerias que reforçam a internacionalização do Grupo, enquanto aumentou o forte investimento no desenvolvimento dos seus negócios em Portugal.
Durante o primeiro trimestre de 2024, o consórcio liderado pela Sonae garantiu o controlo da Musti ao adquirir cerca de 81% do seu capital social, num investimento total de cerca de 700M€. No segundo trimestre, a Sparkfood, subsidiária da Sonae, concluiu a aquisição de uma participação de 89,1% na BCF Life Sciences, por 160,5M€. Já em julho, a MC fechou a transação para a combinação da Druni e da Arenal, criando o líder de mercado espanhol no segmento de saúde, beleza e bem-estar.
A MC abriu 15 lojas no segundo trimestre, elevando o total para 43 no primeiro semestre, incluindo 10 novas lojas de proximidade Continente Bom Dia. Em termos de capex, a MC investiu 123M€ neste semestre (+8% em termos homólogos), valor que inclui o investimento no parque de lojas e melhorias contínuas nas plataformas informáticas e logísticas.
Foram meses marcados por um forte investimento: o investimento consolidado superou 1,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, com expansão orgânica dos negócios e aquisições, tendo triplicado no semestre para um valor recorde de 966M€.
“Desde o início do ano, a Sonae deu passos significativos nos seus esforços de crescimento e de internacionalização, investindo mais de mil milhões de euros em três novos negócios. No setor do retalho, expandimos o nosso portefólio para o segmento de animais de estimação nos países nórdicos através do investimento de controlo na Musti e, já no terceiro trimestre, a MC concluiu a fusão entre a Arenal e a Druni, criando o líder de mercado no segmento de saúde, beleza e bem-estar na Península Ibérica. No setor da inovação alimentar, a Sparkfood concluiu a aquisição de uma participação maioritária na BCF Life Sciences, em França, dando mais um passo importante no desenvolvimento desta nova unidade de negócio”, sublinha Cláudia Azevedo.
“À entrada para o segundo semestre do ano, mantenho plena confiança na nossa capacidade de impulsionar a inovação e o crescimento para melhorar as condições de vida de um número crescente de famílias nas várias geografias onde operamos. Continuaremos a apoiar as nossas pessoas e as nossas empresas, garantindo que dispõem dos recursos necessários para melhorar o seu desempenho atual, investindo simultaneamente no futuro para assegurar a criação valor de longo prazo para todos os nossos stakeholders.”, conclui.