Quinta do Noval declara três vinhos do Porto Vintage
A Quinta do Noval declarou três vinhos do Porto Vintage, da colheita de 2022: o Quinta do Noval Nacional Vintage, o Quinta do Noval Vintage e o Quinta do Passadouro Vintage.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Quinta do Noval declarou três vinhos do Porto Vintage, da colheita de 2022: o Quinta do Noval Nacional Vintage, o Quinta do Noval Vintage e o Quinta do Passadouro Vintage.
“2022 foi um ano de extremos, muito quente e muito seco. A precipitação foi de apenas 364 mm durante o ciclo de cultivo, 276 mm abaixo da média de 1970-2000”, explica Christian Seely, diretor geral da Quinta do Noval. “Enfrentámos ondas de calor recorrentes no início de julho e no início de agosto, com períodos prolongados de temperaturas superiores a 40 °C, que chegaram a atingir um pico de 45,5 °C em meados de julho”, acrescenta.
Condições extremas que já tinham ocorrido nas grandes colheitas de 1946 e 2017. “Tal como nesses anos, 2022 evidenciou a notável capacidade de resistência do nosso terroir e das nossas castas durienses. As videiras mantiveram-se extremamente saudáveis ao longo do ano, com muito pouca incidência de doenças. Notavelmente, as videiras mantiveram-se surpreendentemente verdes e isentas de stress hídrico”, revela o responsável.
Sobre o Quinta do Noval Nacional Vintage 2022, Christian Seely diz ser “excecional” e um vinho que se tem desenvolvido “magnificamente” desde a colheita, “demonstrando a complexidade em camadas e a profundidade características de um grande Nacional”. “Poderoso e puro, conjuga uma riqueza opulenta, intensidade e concentração com uma frescura impressionante”, define. O Quinta do Noval Nacional Vintage estagiou 18 meses em barricas de carvalho e castanheiro antigo, com capacidade para 2.500 litros.
O Quinta do Noval Vintage foi produzido a partir de “uma seleção muito rigorosa” dos melhores vinhos do ano. Estagiou 18 meses em cascos de madeira na cave climatizada da Quinta do Noval. “As 2600 caixas produzidas representam apenas 6,6% da produção total de vinho do Porto dos 155 hectares de vinha da Noval”, revela o diretor geral da Quinta do Noval.
O Quinta do Passadouro Vintage 2022 resultou de uma seleção rigorosa de um lote composto por três pequenas parcelas no vale do Pinhão. “O vinho resultante destaca-se pelo estilo distinto do Passadouro, sendo puro, floral e aromático, mas ainda assim com a riqueza característica da colheita de 2022”, apresenta Christian Seely. Este Porto estagiou 18 meses em barricas de madeira antes de ser engarrafado.