Quinta do Noval declara três vinhos do Porto Vintage
A Quinta do Noval declarou três vinhos do Porto Vintage, da colheita de 2022: o Quinta do Noval Nacional Vintage, o Quinta do Noval Vintage e o Quinta do Passadouro Vintage.

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A Quinta do Noval declarou três vinhos do Porto Vintage, da colheita de 2022: o Quinta do Noval Nacional Vintage, o Quinta do Noval Vintage e o Quinta do Passadouro Vintage.
“2022 foi um ano de extremos, muito quente e muito seco. A precipitação foi de apenas 364 mm durante o ciclo de cultivo, 276 mm abaixo da média de 1970-2000”, explica Christian Seely, diretor geral da Quinta do Noval. “Enfrentámos ondas de calor recorrentes no início de julho e no início de agosto, com períodos prolongados de temperaturas superiores a 40 °C, que chegaram a atingir um pico de 45,5 °C em meados de julho”, acrescenta.
Condições extremas que já tinham ocorrido nas grandes colheitas de 1946 e 2017. “Tal como nesses anos, 2022 evidenciou a notável capacidade de resistência do nosso terroir e das nossas castas durienses. As videiras mantiveram-se extremamente saudáveis ao longo do ano, com muito pouca incidência de doenças. Notavelmente, as videiras mantiveram-se surpreendentemente verdes e isentas de stress hídrico”, revela o responsável.
Sobre o Quinta do Noval Nacional Vintage 2022, Christian Seely diz ser “excecional” e um vinho que se tem desenvolvido “magnificamente” desde a colheita, “demonstrando a complexidade em camadas e a profundidade características de um grande Nacional”. “Poderoso e puro, conjuga uma riqueza opulenta, intensidade e concentração com uma frescura impressionante”, define. O Quinta do Noval Nacional Vintage estagiou 18 meses em barricas de carvalho e castanheiro antigo, com capacidade para 2.500 litros.
O Quinta do Noval Vintage foi produzido a partir de “uma seleção muito rigorosa” dos melhores vinhos do ano. Estagiou 18 meses em cascos de madeira na cave climatizada da Quinta do Noval. “As 2600 caixas produzidas representam apenas 6,6% da produção total de vinho do Porto dos 155 hectares de vinha da Noval”, revela o diretor geral da Quinta do Noval.
O Quinta do Passadouro Vintage 2022 resultou de uma seleção rigorosa de um lote composto por três pequenas parcelas no vale do Pinhão. “O vinho resultante destaca-se pelo estilo distinto do Passadouro, sendo puro, floral e aromático, mas ainda assim com a riqueza característica da colheita de 2022”, apresenta Christian Seely. Este Porto estagiou 18 meses em barricas de madeira antes de ser engarrafado.