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Fnac Darty finaliza aquisição da MediaMarkt em Portugal

A Fnac Darty finalizou a aquisição da MediaMarkt em Portugal, após a aprovação por parte das autoridades competentes. A atividade da MediaMarkt no país, será consolidada a 100% nas contas […]

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A Fnac Darty finalizou a aquisição da MediaMarkt em Portugal, após a aprovação por parte das autoridades competentes. A atividade da MediaMarkt no país, será consolidada a 100% nas contas da multinacional francesa, a partir de 1 de outubro.

Com esta aquisição, a Fnac Darty consolida a sua posição de número dois em Portugal, numa operação que a multinacional considera como uma oportunidade para “acelerar o crescimento das suas atividades habituais, diversificar e desenvolver-se nas categorias de grandes e pequenos electrodomésticos, bem como reforçar os seus serviços e melhorar a sua eficácia a nível mundial”.

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Enrique Martinez, CEO da Fnac Darty, congratulou-se com a aquisição por considerar Portugal “um território europeu particularmente dinâmico”, e por acolher hoje no Grupo Fnac Darty “450 novos colaboradores, especialistas nos segmentos da eletrónica e dos electrodomésticos”.

“A aquisição da MediaMarkt permite ao nosso grupo consolidar as competências tecnológicas e reforçar a nossa força de vendas para oferecer aos clientes portugueses a mais relevante gama de produtos e serviços. Estamos assim a fortalecer o nosso posicionamento distintivo para responder aos desafios do poder de compra e do consumo responsável”, acrescentou.

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Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama

A insígnia do grupo Inditex ocupa agora 600 metros quadrados no Piso 1 do centro comercial, entre as lojas Massimo Dutti e Bershka, refletindo uma aposta clara na requalificação do ponto de venda físico.

A Pull&Bear reabriu recentemente a sua loja no Centro Vasco da Gama, em Lisboa, com um novo conceito de espaço e uma área de venda significativamente ampliada.

O novo layout introduz uma imagem mais clean e contemporânea, em linha com o posicionamento jovem e descontraído da marca. A decoração privilegia o minimalismo, com predominância de tons brancos, acabamentos metálicos e elementos luminosos, enquanto a reorganização do espaço visa otimizar a experiência de compra através de estruturas ajustáveis e maior fluidez visual.

A loja mantém o sistema de pagamento automático assistido, solução que tem vindo a ganhar tração no retalho de moda pela sua capacidade de acelerar o processo de checkout. A integração de ecrãs digitais com barras luminosas distribuídas ao longo do espaço reforça a componente interativa e comunicacional da marca com os visitantes.

Com esta remodelação, a Pull&Bear alinha-se com a tendência crescente de renovação dos espaços físicos de retalho em centros comerciais, fenómeno também observado recentemente com outras marcas do grupo, como a Massimo Dutti e a Mango.

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Retalho

Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”

Localizada na Rua Garrett, no Chiado, a nova flagship da marca ocupa um edifício de três pisos e 1.500 metros quadrados, agregando uma ampla oferta de produtos e serviços nas áreas de perfumaria, cosmética, maquilhagem, saúde e ótica.

A Wells abre a 3 de junho aquela que se apresenta como a maior loja de beleza e bem-estar em Portugal. Localizada na Rua Garrett, no Chiado, a nova flagship da marca ocupa um edifício de três pisos e 1.500 metros quadrados, agregando uma ampla oferta de produtos e serviços nas áreas de perfumaria, cosmética, maquilhagem, saúde e ótica.

Designada “Wells Garrett – Home of Beauty”, a nova loja aposta numa experiência integrada, que conjuga marcas premium com serviços especializados e recursos tecnológicos interativos, como espelhos inteligentes e experiências imersivas de maquilhagem. O espaço distingue-se também pela recuperação arquitetónica que preserva elementos históricos, incluindo uma antiga ótica classificada como “Loja Histórica”.

O projeto marca um reforço do posicionamento estratégico da Wells na área da beleza, com destaque para a introdução de novas marcas, como GHD ou a portuguesa BAEBE, a ampliação da oferta em cuidados capilares e a aposta na tecnologia aplicada à ótica e audiologia. A componente de bem-estar é igualmente alargada, com novas insígnias como Olistic, Gabb ou Satisfyer, e uma área dedicada a consultas e serviços especializados.

A inauguração inclui um conjunto de ativações dirigidas aos visitantes, entre as quais serviços gratuitos nas áreas de cabelo, maquilhagem e skin gym, além de sessões de aconselhamento personalizado e experiências interativas em várias zonas da loja. Os primeiros 300 clientes receberão conjuntos de produtos de beleza, num valor global estimado de 150 mil euros.

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Alimentar

Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral

A versão integral surge como novidade na gama, mantendo o perfil indulgente e o sabor característico da linha Artesano, mas com um perfil nutricional ajustado para consumidores que procuram um estilo de vida equilibrado.

Sob o mote “Mais que pão, uma experiência”, a Bimbo apresenta uma nova receita do pão de forma Rebanada Estilo Artesanal e alarga a gama com o lançamento da versão integral, respondendo à crescente procura por alternativas mais equilibradas.

“Com a marca Bimbo Rebanada Estilo Artesano, queremos ir além do pão convencional e proporcionar uma verdadeira experiência sensorial. Esta é uma marca com um conceito diferenciador, pensado para quem valoriza o prazer de saborear um pão único, com textura, sabor e aspeto verdadeiramente especiais. O novo Artesano Integral surge para responder à
crescente procura por opções mais equilibradas, sem comprometer aquilo que os nossos consumidores mais valorizam: o sabor autêntico e a textura incrivelmente fofa”, refere Joana Marques Silva, Marketing Manager da Bimbo Portugal.

A versão integral surge como novidade na gama, mantendo o perfil indulgente e o sabor característico da linha Artesano, mas com um perfil nutricional ajustado para consumidores que procuram um estilo de vida equilibrado, sem abdicar do prazer de um pão de qualidade superior, sublinha a marca.

O Bimbo Rebanada Estilo Artesano, nas versões branco e integral, já se encontra disponível nas principais superfícies comerciais e lojas tradicionais, em embalagens de 500 gramas.

Para apoiar este lançamento, a marca ativou uma campanha de comunicação multicanal que decorre até 8 de junho. Com presença em televisão, meios digitais, outdoors e ponto de venda, a campanha pretende reforçar a notoriedade da marca e o seu posicionamento premium no segmento do pão de forma.

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Retalho

Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável

A Auchan canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social.

A Auchan Retail Portugal renovou, em 2024, o selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’, uma distinção atribuída pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), reconhecendo o empenho da insígnia no combate ao desperdício alimentar e na promoção de uma economia mais circular.

Este reconhecimento surge no âmbito do projeto “Militantes do Desperdício Zero” e coincide com um crescimento expressivo dos resultados da retalhista nesta área. Em 2024, a Auchan recuperou 488 toneladas de produtos no âmbito da economia circular, superando largamente as 138 toneladas registadas no ano anterior. Só através da parceria com a plataforma Too Good To Go, foi possível evitar o desperdício de 109 toneladas de alimentos e refeições prontas.

Na vertente social, a empresa canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social. No total, a Auchan reduziu o seu desperdício alimentar em 19% face a 2023.

“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Auchan e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a nossa jornada no combate ao desperdício alimentar. Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, afirma Rita Cruz, diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail Portugal.

Entre as ações implementadas destacam-se as Happy Boxes, compostas por excedentes de frutas e legumes, a venda de ovos avulso e a introdução de produtos inovadores como o gelado de banana e a cerveja feita a partir de pão não vendido. A retalhista lançou ainda uma Calculadora de Desperdício Alimentar, com o objetivo de sensibilizar os consumidores para os seus próprios hábitos, e uma plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados.

As parcerias com entidades como a Too Good To Go e a Associação REMAR, esta última no âmbito da recolha de mobiliário de jardim usado, reforçam a abordagem colaborativa da Auchan na implementação de soluções sustentáveis.

A retalhista reafirma assim o seu compromisso com práticas comerciais mais conscientes e sustentáveis, alinhadas com os objetivos globais de redução do desperdício e da promoção de um consumo responsável.

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Bebidas

Leilão solidário de garrafa n.º 1 de James Martin’s 44 anos arrecada 15 mil euros

A garrafa número 1 da edição limitada James Martin’s 44 anos, criada exclusivamente para o mercado português, foi arrematada por 15 mil euros num leilão online promovido pela leiloeira Palácio do Correio Velho.

O valor angariado será integralmente entregue à Tanoaria Josafer, uma empresa familiar sediada em Esmoriz, cuja atividade artesanal garante há três gerações a qualidade das barricas utilizadas no envelhecimento de whisky.

A escolha da Tanoaria Josafer como destinatária deste donativo simboliza o reconhecimento do saber-fazer tradicional na arte de envelhecer whisky. Fundada há mais de 100 anos, a tanoaria mantém-se em plena atividade, reparando anualmente cerca de 6.000 barricas e exportando 97% da sua produção para mercados internacionais. Filipe Fernandes, tanoeiro de terceira geração, destaca a honra de perpetuar este legado artesanal, essencial para a longevidade e qualidade do whisky.

O James Martin’s 44 anos representa o ‘blend’ mais antigo de sempre da marca escocesa fundada em 1878. Produzido exclusivamente a partir de whiskies de malte único, envelhecido em barricas de bourbon e xerez Oloroso, este blended malt distingue-se por notas de alperce, laranja, especiarias intensas, toffee e tâmaras. A edição limitada é composta por apenas 498 garrafas, numeradas individualmente, marcando o início de uma coleção de quatro lotes a lançar anualmente até 2027.

Este primeiro lançamento, selecionado a dedo pelo Master Distiller Dr. Bill Lumsden, utiliza os stocks mais antigos da marca, originários da década de 1980. A coleção, embora limitada, manterá uma consistência no perfil do ‘blend’, reforçando a ligação da James Martin’s a Portugal e homenageando o contributo nacional para a excelência do whisky escocês.

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Bebidas

Casa do Alentejo recebe mostra de 14 produtores do norte alentejano

Evento junta 14 produtores da sub-região de Portalegre para sessões de harmonização enogastronómica e tem entrada gratuita ao público em geral.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) associa-se ao ALTA – Alto Teor d’Alentejo, num evento que pretende dar a conhecer o melhor do enoturismo do Alto Alentejo, com destaque para o distrito de Portalegre. A iniciativa, organizada pelo Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Hotelaria, no âmbito da pós-graduação em enoturismo, vai realizar-se no próximo dia 14 de junho, das 14h30 às 18h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

O evento conta com a participação de 14 produtores do Norte Alentejano, numa mostra aberta ao público, e com sessões de harmonização enogastronómica, preparadas por chefs da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e conduzidas por produtores, enólogos e críticos gastronómicos de referência.

A entrada é gratuita, no entanto as sessões de harmonização requerem inscrição prévia obrigatória através de um formulário. Cada participante poderá inscrever-se em até duas sessões, estando cada uma delas limitada a 25 lugares e a confirmação da inscrição será enviada por e-mail até 48 horas após o envio do formulário.

O evento conta ainda com os apoios da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Associação Portuguesa de Enoturismo e da própria Casa do Alentejo.

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ESG

iServices aposta em energia renovável e projetos de compensação climática

A iServices deu mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade, ao anunciar a neutralização das suas emissões de carbono diretas através da compensação de 33 toneladas de CO₂ equivalente.

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Esta medida integra uma abordagem mais ampla da empresa portuguesa, que inclui a transição total para energia elétrica proveniente de fontes 100% renováveis.

Com o objetivo de mitigar as emissões inevitáveis resultantes da sua operação, num setor com elevado impacto ambiental, como é o da reparação e comercialização de equipamentos eletrónicos, a iServices investiu num projeto internacional certificado, com impacto direto na comunidade local. A escolha recaiu sobre o Improved Cook Stove Project 1, no distrito de Nkhata Bay, no Malawi, uma iniciativa enquadrada no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas.

Este projeto promove a substituição de fogões tradicionais por modelos energeticamente eficientes, reduzindo em dois terços o consumo de lenha por família, com efeitos positivos na redução da desflorestação, melhoria da qualidade do ar e saúde pública. O impacto é expressivo: mais de 200 mil pessoas beneficiadas e cerca de 80 mil feixes de lenha poupados semanalmente.

“Compensar emissões não é apenas neutralizar números; é transformar realidades humanas, enquanto trabalhamos paralelamente para reduzir as nossas emissões. Foi com este propósito que escolhemos apoiar um projeto onde o impacto é visível, mensurável e verdadeiramente transformador para milhares de vidas. Este é um passo concreto para reforçar o nosso
compromisso com as pessoas e o planeta. Uma escolha que reflete a nossa ambição de promover tecnologia com impacto. Ao mesmo tempo, temos vindo a rever os nossos contratos de fornecimento de energia, garantindo a aquisição de eletricidade proveniente de fontes 100% renováveis — mais uma medida que demonstra que a nossa transição energética está em curso e
assente em decisões reais.”, afirma Vânia Guerreiro, diretora de comunicação da iServices.

A iServices afirma que a quantificação da Pegada de Carbono, 33 tCO₂e em 2024, seguiu as diretrizes do Greenhouse Gas Protocol, incluindo as emissões diretas (âmbito 1) e indiretas (âmbito 2), o que demonstra uma abordagem técnica e transparente na gestão ambiental. Paralelamente, os fundos canalizados para o projeto contribuem para outras iniciativas da organização Ripple Africa, como a reflorestação e a expansão do programa de fogões eficientes.

 

 

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Bebidas

Mercado do café cresce 6,9% em 2024 e atinge os 695 milhões de euros

O mercado do café em Portugal registou um crescimento de 6,9% em 2024, atingindo uma faturação de 695 milhões de euros, segundo a análise da Informa D&B. Este aumento é atribuído ao acréscimo do consumo privado e à subida dos preços do café.

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As exportações de café torrado e solúvel aumentaram 9,8% no mesmo ano, totalizando 134 milhões de euros. Espanha foi o principal destino, representando 30% das exportações, seguida por França, Suíça, Reino Unido e Rússia.

As importações cresceram 12,8%, alcançando 255 milhões de euros. Espanha e França foram os principais fornecedores, com 36% e 35% do total, respetivamente. As importações de café verde aumentaram 29%, situando-se em 211 milhões de euros, com o Vietname (24%), Brasil (18%) e Uganda (16%) como principais origens.

Segundo o Estudo Setores DBK da Informa D&B: ‘Café’, o setor em Portugal é composto por 92 operadores, incluindo a indústria do chá. A região Norte concentra 38% das empresas, seguida pela Grande Lisboa (22%) e o Alentejo (13%). A maioria são pequenas empresas, embora existam algumas de maior dimensão com presença nos canais de distribuição alimentar e Horeca.

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Retalho

Parque da Cidade no Porto recebe em julho o Festival da Comida Continente

O Festival Comida Continente realiza-se no fim de semana de 12 e 13 de julho. O evento gratuito de gastronomia e música, apresenta uma praça dedicada exclusivamente às tradições dos Santos Populares

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Depois do Palco Arraial na última edição, o Festival da Comida Continente de 2025 apresenta uma praça dedicada exclusivamente às tradições dos Santos Populares. O evento realiza-se no fim de semana de 12 e 13 de julho no Parque da Cidade, no Porto.

No ano em que celebra 40 anos, o Continente reforça a sua aposta no FCC, num recinto com cerca de 250 mil m², aberto das 10h30 à 01h no sábado, dia 12 de julho, e das 10h30 às 23h no domingo, dia 13 de julho.

No primeiro dia do festival atuam às 14h no Palco Arraial os Minhotos Marotos, e às 17h, Toy. Ana Malhoa atua às 20h. Depois dos concertos do Palco Continente terminarem, I Love Baile Funk, projeto de André Henriques e Gonçalo Roque, encerra a programação de sábado no Palco Arraial.
No domingo, dia 13, Ruth Marlene e Quim Barreiros, compõem o cartaz do Palco Arraial. Ruth Marlene, atua às 16h e Quim Barreiros, às 19h, completa a festa.

Reconhecidos Chefs levam ao Festival Comida Continente pratos da sua autoria que celebram a diversidade cultural e convidam o público a provar receitas de autor por seis euros. Regressam à Cozinha Continente os chefs Chakall, Diogo Rocha, Hélio Loureiro, Manuel Almeida e Marlene Vieira. A estrear-se, e a completar o leque de chefs está Óscar Geadas.

O programa completo, incluindo as experiências gastronómicas e a programação dos restantes palcos do festival, será anunciado em breve nas plataformas e redes sociais da marca: Festival da Comida 2025 | Continente.

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Logística

Congresso da APLOG vai debater o impacto da IA na logística

A Associação Portuguesa de Logística vai reunir especialistas em logística  em Oeiras , a 14 e 15 de outubro para o seu 27º congresso.

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O 27º Congresso de Logística da APLOG vai reunir os principais profissionais, empresas, académicos e decisores do setor logístico nacional e internacional. O evento decorre no Taguspark, em Oeiras, a 14 e 15 de outubro.

Sob o mote ‘Colaboração Humano – Máquina: O Novo Paradigma’, o congresso “propõe-se a explorar de forma crítica e construtiva este novo equilíbrio, analisando o impacto da inteligência artificial, da automação e da digitalização nos processos logísticos e nas competências humanas”, informa a organização.

Num momento em que os desafios da eficiência, da sustentabilidade e da resiliência são cada vez mais exigentes, o congresso é apresentado como um palco de debates estratégicos, partilha de boas práticas e reflexão conjunta entre líderes empresariais, decisores políticos, académicos e especialistas do setor.

O evento da APLOG deverá reunir mais de 350 participantes, com representação de toda a cadeia de valor, desde indústria, distribuição, operadores logísticos e transportes a consultoras, autoridades públicas e fornecedores de soluções. O programa contempla sessões plenárias, painéis de debate, casos de estudo, projeções tecnológicas e momentos de networking, promovendo um ambiente propício à inovação e à colaboração intersetorial.

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