Quinta de Chocapalha lança colheita de 2022 dos reservas branco e rosé
A Quinta de Chocapalha lançou a colheita de 2022 dos dois vinhos Quinta de Chocapalha Reserva Branco e Reserva Rosé

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A Quinta de Chocapalha lançou a colheita de 2022 dos dois vinhos Quinta de Chocapalha Reserva Branco e Reserva Rosé. Feitos com uva das vinhas mais velhas da quinta familiar situada em Alenquer, localizadas nas encostadas viradas a norte, estes vinhos refletem no perfil a expressão do terroir: solos argilo-calcários e a proximidade à serra de Montejunto e ao mar.
Com produções “muito limitadas”, o Reserva Branco é um blend das castas Chardonnay (80%) e Arinto (20%). Proveniente de vinhas com 30 anos de idade, a fermentação ocorreu, durante 24 dias a baixas temperaturas, em barricas de carvalho francês. De seguida, o vinho estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, durante nove meses com “batonnage”. “No nariz, apresenta-se elegante e complexo com notas minerais e florais. Na boca, mostra uma grande frescura aliada a uma excelente textura e final muito longo”, descreve a enóloga Sandra Tavares da Silva.
Mais recente, e com um histórico de quatro colheitas, o Reserva Rosé é um monovarietal Touriga Nacional e provém de uma vinha com 29 anos de idade. No processo de vinificação, o mosto foi obtido a partir de prensagem direta e a fermentação ocorreu em barricas neutras de carvalho francês durante 24 dias a baixas temperaturas. Após a fermentação, o vinho estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, também durante nove meses com “batonnage”. “Muito pálido na cor, este rosé tem um perfil sério, especiado e com aromas delicados de ginja e citrino verde. Na boca apresenta excelente frescura, boa textura e grande profundidade”.