Luciano Peixoto (Casa Peixoto): Melhorar a experiência do cliente com soluções chave na mão
A sustentabilidade é, sem dúvida, uma megatendência global que está a moldar cada vez mais o nosso modo de vida e aplica-se também à forma como organizamos os espaços em que (con)vivemos

Hipersuper
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Por Luciano Peixoto, administrador da Casa Peixoto
Nos últimos anos, tornou-se claro que as questões relacionadas com o interior das nossas casas ressoaram fortemente entre os nossos clientes. A casa tem vindo a ganhar um papel cada vez mais importante nas nossas vidas e as pessoas têm mostrado grande recetividade na reconstrução e renovação dos seus espaços interiores, os quais adquiriram maior importância e valor. Mudanças sociais únicas, novas formas de conviver e trabalhar, impulsionaram o design e a organização dos espaços de convivência, desde os escritórios às lojas, com desafios e possibilidades inovadoras para priorizar a dimensão humana. Adaptabilidade, modularidade, flexibilidade e sustentabilidade são conceitos fundamentais para reinventar a sensação de “viver em conjunto” em ambientes reais.
E, quando se trata de casas, lojas ou escritórios, o foco principal no design de interiores é criar ambientes saudáveis, esteticamente agradáveis, funcionais e, além disso, eficientes em termos de recursos. A sustentabilidade é, sem dúvida, uma megatendência global que está a moldar cada vez mais o nosso modo de vida e aplica-se também à forma como organizamos os espaços em que (con)vivemos. Enquanto retalhistas, estamos cada vez mais conscientes da crescente influência do consumidor nas tendências de design atuais, por isso, a aposta em materiais e componentes ecologicamente corretos estão no topo da nossa oferta para corresponder aos objetivos dos nossos clientes. A crescente aspiração por ciclos materiais fechados e uma economia circular também está a levar a novos conceitos na reconstrução e renovação de interiores, trazendo novas abordagens e projetos de design para as casas e espaços comerciais.
Espaços fluidos, flexíveis e versáteis são tendências que testemunhamos há alguns anos, impulsionadas, principalmente, pelo impacto da pandemia e consequentes quarentenas ainda presentes na nossa memória que contribuíram para compreendermos melhor a importância das várias zonas da casa com uma consciência espacial e sensibilidade. Fatores como orientação, dimensões e distribuição das várias divisões da casa, a utilização da luz e ventilação naturais, climatização e higienização, além da estética geral do espaço, são gestos simples a ter em conta e com impacto para uma vida melhor. Os avanços tecnológicos também se tornaram relevantes e incorporados nas nossas vidas e nos espaços que habitamos, renovando os conceitos do design mais tradicional e com a capacidade de transformar o nosso bem-estar.
Neste contexto, para dar resposta a todos estes fatores e melhorar o “customer experience”, com uma resposta ao consumidor que procura um serviço completo chave-na-mão para transformar a sua casa, contar com profissionais qualificados é fundamental. Por isso, as empresas que incluem na sua oferta equipas de Arquitetura e Design com a capacidade de desenvolver diferentes abordagens desde a consultoria e acompanhamento, assistência técnica e elaboração do projeto, considerando a personalização e garantindo que cada projeto é efetivamente único, com garantia de qualidade, seja qual for a área da casa, é uma mais-valia. São estas equipas especializadas que fazem a diferença para o cliente, vão ao encontro das suas necessidades, dão apoio na definição dos materiais e das soluções mais indicadas, além de acompanhar a execução nas diferentes fases, garantindo que, no final, os projetos são concluídos, com comodidade e sem surpresas durante o processo de implementação.
A transformação dos espaços de convivência (onde vivemos e trabalhamos) mais funcionais, atraentes, calmos, com uma forte identidade e em harmonia com as várias zonas exteriores e interiores, é necessária para nos sentirmos bem. Assegurar uma perceção holística sobre a empresa, proporcionando aos clientes uma ótima experiência e serviços de qualidade que fazem realmente a diferença, é a chave para o sucesso.