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Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia

Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia

Logística

“A nossa expectativa é continuar a crescer”

O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.

Ana Rita Almeida
Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia

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Logística

“A nossa expectativa é continuar a crescer”

O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.

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Ana Rita Almeida
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O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia. 

A Exponor vai receber a 7ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, nos dias 19 e 20 de abril, que pretende reunir as melhores marcas do mercado e debater o panorama atual do setor. Este ano a grande novidade deste ano é a estreia da marca Transport & Delivery, que funde o setor do transporte à Empack e Logistics & Automation.
Com o apoio de várias instituições como a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Portuguesa de Logística, a Associação Smart Waste Portugal, a APAT, o Pacto Português para os Plásticos, entre outros, a Empack e Logistics & Automation Porto 2023 vai dar voz aos principais players nacionais e internacionais do setor e promover um palco perfeito para explorar e promover negócios.

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Quais as suas expectativas para esta edição da Empack e Logistics & Automation Porto?
Otimizar a cadeia de abastecimento, digitalizando-a e tornando-a mais sustentável… é o desejo de qualquer empresa atualmente. E é disto que se trata a Empack e Logistics & Automation Porto: um espaço onde a comunidade de embalagem, logística e transporte pode aceder rapidamente e facilmente a novos produtos e soluções do mercado e também a novas empresas fornecedoras de que possam não ter conhecimento.
Nesta nossa sétima edição, e como evento consolidado, não só em Portugal, mas também em Espanha (com edições em Madrid e Bilbao), a nossa expectativa é continuar a crescer, e acrescentar à nossa oferta tudo o que a comunidade exige, adaptando-se aos tempos e às necessidades de cada momento para ser uma plataforma de negócios, que oferece visibilidade às marcas e empresas, formação e networking.

7ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, nos dias 19 e 20 de abril

A 7ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, vai realizar-se nos dias 19 e 20 de abril, na Exponor

Que áreas vão estar representadas na feira e quantos expositores já confirmaram a presença? A adesão tem superado a expetativa?
Embalagem, rotulagem, codificação, automação e logística é, como todos os anos, a parte principal da nossa oferta de exposição, embora este ano a feira inclua uma nova característica importante, o Transport & Delivery, para acomodar um sector tão crítico como o transporte e distribuição de mercadorias.
Este ano vamos reunir 80 marcas nacionais e internacionais e vamos duplicar o espaço dedicado ao congresso, passando de uma única sala de conferências para duas, para que todos os temas relacionados com Transport & Delivery tenham uma sala de congressos separada. A receção, como sempre, tem sido extraordinária e esperamos ultrapassar os números do ano passado que, em apenas dois dias, deram lugar a mais de 10 mil interações comerciais.

O lançamento da marca Transport & Delivery é a grande novidade. O que podemos esperar?
Transport & Delivery é a nova marca que liga um espaço específico da feira Empack e Logistics & Automation Porto a um setor crítico e em expansão como é o caso dos operadores logísticos, de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, correios ou o software de transporte.
A Easyfairs escolheu o nosso evento em Madrid para o seu lançamento mundial, e a sua receção foi magnífica. É por isso que no Porto não hesitámos em incluir este espaço exclusivo, que terá uma área de exposição, e que albergará também uma sala de conferências especializada e ainda uma área privada de networking para os participantes, com o objetivo de gerar sinergias e relações entre os principais interessados. Para tal, temos o apoio, entre outros, da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

Além da área de exposição, vai haver também a área de networking. Promover (e até realizar) negócios é uma das mais valias da Empack Porto?
Além da zona de exposição e da zona de conferências especializadas, o evento quer dar aos profissionais a oportunidade de mergulhar no futuro do setor. Para isso, foi pensada uma série de visitas guiadas para grupos reduzidos de visitantes. Estes tours irão percorrer a uma seleção de stands para, em menos de uma hora, conhecer os produtos e soluções mais inovadoras desta edição da feira, dividido por áreas temáticas.
Por outro lado, e como já é habitual nas nossas feiras, contaremos também com espaços de networking privados para assistentes, com o intuito de que as empresas e os visitantes possam gerar sinergias e relações entre os principais stakeholders e players do mercado.

Nesta 7ª edição, também como habitual, têm um programa de conferências. Quer destacar alguns nomes e temas?
Como comentei anteriormente, nesta edição duplicamos os conteúdos com duas salas de congresso que incluirão palestras, mesas redondas e debates sobre as principais tendências e inovações do mercado.
A Sala Empack e Logistics & Automation contará com o apoio de organizações como a APED, APOL, CNE, ICIL, entre outros, e tocaremos em várias temáticas, tais como a eficiência logística do retalho, a logística urbana e sustentabilidade, a automatização como chave de competitividade, a qualidade da embalagem ou a inovação do setor da embalagem e logística.
Além disso, dentro desta sala, teremos como Keynote Speaker desta edição, António Paraíso, especialista internacional em Marketing e Inovação, que conta com uma experiência de mais de 19 anos como diretor Comercial Internacional, atividade que o levou a viajar por todo o mundo e a desenvolver experiência em vendas e negociação na Europa, Japão, Médio Oriente, Rússia, América Latina, Austrália, Estados Unidos da América e Canadá. Ao longo da sua trajetória marcou presença em conferências da Deloitte, LOEWE, Armani, L’Oréal, BNP Paribas, Congresso de Personal Branding, Sheraton, TEDx, Porsche, a Feira de Joalharia, Procter & Gamble, o Congresso de Marketing, o Congresso de Óptica, Alcon, Carnival of Luxury, Porto Business School, entre outras.
Por outro lado, na sala Transport & Delivery, contaremos com empresas e importantes entidades do sector de transporte e mercadorias tais como a APAT, P&M e o CNE, entre outros; e falaremos dos desafios tecnológicos do transporte no setor da logística, dos riscos e da distribuição e a influência do transitário na cadeia de abastecimento.

A sustentabilidade já faz parte da estratégia da maioria das empresas. Têm essa preocupação enquanto organizadores do evento?
Dentro da estratégia da Easyfairs, levamos anos a trabalhar o tema da sustentabilidade internamente. Um dos fatores a destacar nas nossas feiras, e onde temos sido pioneiros, é o uso da tecnologia Smart Badge.
Graças a esta tecnologia, quando se visita os nossos eventos, já não é necessário andar carregado com folhetos ou a distribuir cartões de visita, reduzindo assim a pegada de carbono. A acreditação que cada visitante recebe na sua chegada atua como uma pasta virtual do evento, de tal forma que, ao aproximar-se do leitor no stand de cada expositor, irá “recolher” toda a informação do mesmo.

Sobre o autorAna Rita Almeida

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Congresso Nacional de Rega e Drenagem traz para debate a gestão e a inovação no regadio

O X Congresso Nacional de Rega e Drenagem vai debater, de 13 a 15 de novembro, em Alcobaça, temas “que exigem alguma reflexão do setor”, explica ao Hipersuper, Gonçalo Morais Tristão, presidente do COTR. Será ainda palco da apresentação da Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio.

Organizado desde 2005 e formato bianual pelo COTR (Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio), o Congresso Nacional de Rega e Drenagem tem o intuito de, a médio e longo prazo, melhorar o uso e gestão da água de rega, aumentando assim a sua disponibilidade para mais área de regadio, e ainda incrementar a produtividade da água e diminuir o impacto ambiental associado à rega.

A edição deste ano realiza-se no Cine Teatro de Alcobaça, e vai debater “alguns temas que exigem alguma reflexão do setor”, explica Gonçalo Morais Tristão ao Hipersuper, sendo ainda um espaço privilegiado para troca de experiências.

“Na edição deste ano, ouviremos as intervenções dos nossos convidados sobre a gestão da água, tema atualíssimo, tendo em conta a iniciativa ‘Água que Une’, que o governo pretende implementar”, avança o presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, entidade que organiza o congresso.

Durante três dias, no Congresso Nacional de Rega e Drenagem, vão ser ainda discutidos “os aspetos da inovação e da tecnologia no regadio, e os instrumentos que a agricultura tem ao seu dispor para conseguir cada vez mais eficiência”, revela Gonçalo Morais Tristão, acrescentando que vai ser também abordada a adaptação às alterações climáticas, “com particular ênfase nas experiências na região Oeste”, sem esquecer a questão de uma nova abordagem ao tema da comunicação no setor.

“Os temas serão apresentados e discutidos por pessoas de reconhecidos méritos que, com o seu conhecimento das várias matérias, enriquecerão os debates. O COTR aproveitará o Congresso, e a presença do ministro da Agricultura e Pescas, para apresentar a Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio”, sublinha ainda o presidente do COTR.

Identificar e sinalizar as prioridades

A Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio é uma das missões do COTR, no âmbito da sua atuação como centro de competências para o regadio. Gonçalo Morais Tristão refere que esta ferramenta resulta de um trabalho de reflexão e discussão com vários parceiros, desde entidades associativas representativas das várias fileiras do setor agrícola, a instituições e organismos do Ministério da Agricultura, da EDIA e outras entidades do sistema científico e academia.

Explica ainda que a Agenda pretende “identificar e sinalizar prioridades e necessidades do setor, de modo a que possa constituir um documento de referência para orientação de políticas públicas”, mas que não se trata de um documento fechado.

“O que se pretende é criar uma certa dinâmica que permita, ao longo dos tempos, verificar o progresso da concretização de algumas ideias e identificar outras prioridades para o futuro”, revela, acrescentando que a Agenda está estruturada em cinco eixos principais: Disponibilidade e Qualidade dos Recursos Hídricos, Inovação das Infraestruturas de Rega, Sustentabilidade e Rentabilidade do Regadio, Tecnologias e Sistemas de Informação de Suporte ao Regadio, e Formação, Comunicação e Divulgação.

O X Congresso Nacional de Rega e Drenagem inicia-se nesta quarta, dia 13 com a sessão de abertura conduzida por Gonçalo Morais Tristão, presidente da direção do COTR, José Manuel Gonçalves, da Escola Superior Agrária de Coimbra) e Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. O programa do primeiro dia destaca a realização das mesas redondas ‘Água, Agricultura e Ambiente: Uma Abordagem Integrada da Gestão da Água’ e ‘Regadio, Inovação e Tecnologia’ e ainda um Fórum de Comunicações, com a apresentação de trabalhos técnicos e científicos enquadrados neste âmbito.

No dia 14 realiza-se a mesa redonda ‘Alterações Climáticas e Regadio: Medidas de Adaptação’ e uma visita técnica a uma empresa. O terceiro e último dia do congresso começa com o Fórum de Comunicações, prossegue com a mesa redonda ‘Comunicar Agricultura e Regadio’ e culmina com o ponto alto da edição deste ano, a apresentação da Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio, instrumento que pretende identificar áreas a privilegiar nas políticas públicas e investimento especificamente relacionadas com a rega e com o regadio em Portugal.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Clube de Produtores Continente premeia produção nacional

O Clube de Produtores Continente (CPC) distinguiu o que de melhor se faz no setor agroalimentar nacional. “Os projetos premiados refletem a capacidade dos produtores nacionais aliarem a tradição à inovação, promovendo práticas sustentáveis e reforçando o compromisso do Continente com a qualidade e o desenvolvimento da produção local.”, sublinha Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

O Clube de Produtores Continente (CPC) distinguiu, no passado dia 31 de outubro, o que de melhor se faz no setor agroalimentar nacional, com a atribuição de quatro prémios que destacam a inovação, sustentabilidade e excelência na produção nacional. Estes prémios visam reconhecer as parcerias, as boas práticas e o impacto positivo dos produtores que integram o CPC, reafirmando o compromisso do Continente com a sustentabilidade e a valorização da produção local.

Cooperfrutas

O Prémio Sustentabilidade foi entregue à Cooperfrutas, uma organização de produtores que integra o CPC desde 2011 e que é especialista na produção de Pera Rocha e Maçã de Alcobaça. A Cooperfrutas tem vindo a adotar práticas de gestão sustentável dos seus pomares, assegurando o uso eficiente da água, a nutrição do solo e a biodiversidade. Em colaboração com o Clube de Produtores Continente, a Cooperfrutas participa em diversos projetos de sustentabilidade, como a Produção Zero Resíduos de Pesticidas, Agricultura Regenerativa e Agroecologia, promovendo um sistema agroalimentar mais sustentável e com menor impacto ambiental.

Herdade da Figueirinha

Monliz

Os Prémios Inovação foram atribuídos a dois projetos inovação, apresentados no âmbito da Academia do Clube de Produtores Continente, que se distinguiram pela originalidade e pelo contributo para uma economia circular e uma alimentação saudável. A Herdade da Figueirinha e a Monliz, ambos membros do CPC desde 2023, foram reconhecidas pela capacidade de transformar subprodutos das suas produções em produtos disruptivos que respondem às tendências de consumo atuais. A Herdade da Figueirinha, localizada em Beja, dedica-se à produção de vinho, azeite e amêndoa. A Monliz, situada em Alpiarça, é especializada em hortícolas e ervas aromáticas ultracongeladas, destacando-se pelo foco em soluções inovadoras alinhadas com o consumo responsável.

Queijaria Guilherme

Queijaria Guilherme

Também a excelência foi destacada no Encontro Anual do Clube de Produtores Continente, tendo sido atribuído o Prémio Excelência à Queijaria Guilherme, o que reflete o reconhecimento da parceria de longos anos do produtor com a MC. Membros do CPC desde 2010, esta é uma empresa localizada em Vila Nova de São Bento, Serpa, que se distingue pela qualidade dos seus produtos, pelas práticas sustentáveis, que incluem o bem-estar animal e o uso eficiente de recursos, e ainda pelo impacto social desta empresa na região onde atua.

“O encontro anual do Clube de Produtores é um marco que reconhece e celebra o que de melhor se faz na produção nacional, premiando aqueles que estão na vanguarda da inovação e da sustentabilidade. Os projetos premiados refletem a capacidade dos produtores nacionais aliarem a tradição à inovação, promovendo práticas sustentáveis e reforçando o compromisso do Continente com a qualidade e o desenvolvimento da produção local.”, sublinha Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

 

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Retalho representa mais de 60% do volume total de investimento imobiliário

Segundo a CBRE, no 3.º trimestre de 2024, o setor do retalho destacou-se por representar mais de 60% do volume total de investimento, superando os 200 milhões de euros (alavancados pela transação de centros comerciais). Registaram-se também 28 novas aberturas de lojas nos principais eixos de Lisboa e Porto, lideradas pelo segmento de Food & Beverage (F&B).

O mercado imobiliário em Portugal continua a demonstrar uma resiliência significativa, com o volume de investimento a alcançar os 342 milhões de euros no 3.º trimestre de 2024, um crescimento de 39% face ao período homólogo e de 9% em relação ao trimestre anterior, segundo dados da CBRE.

“A resiliência do mercado imobiliário português continua a superar as expectativas, refletindo uma procura robusta em segmentos estratégicos como o retalho e a logística. Observamos uma estabilização nas yields e um pipeline de transações promissor, o que aponta para um crescimento sustentável a curto prazo. Este desempenho destaca a atratividade de Portugal como um destino seguro para investidores, que procuram diversificação e solidez, investindo tanto em setores tradicionais como em produtos emergentes. Para o futuro, mantemos uma perspectiva otimista, estimulada por novas oportunidades de desenvolvimento e expansão, especialmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”, sublinha Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE, em comunicado.

Retalho representou mais de 60% do volume total de investimento

Segundo a consultora, no 3.º trimestre de 2024, o setor do retalho destacou-se por representar mais de 60% do volume total de investimento, superando os 200 milhões de euros (alavancados pela transação de centros comerciais). Registaram-se também 28 novas aberturas de lojas nos principais eixos de Lisboa e Porto, lideradas pelo segmento de Food & Beverage (F&B).

Este dinamismo no setor de retalho traduz-se também em números positivos nos centros comerciais geridos pela CBRE, com vendas a crescerem 5,4% e o tráfego a aumentar 5% até setembro. Segundo a CBRE, até ao final do ano, espera-se a entrada de 17.550 m² adicionais no que se refere a retail parks atualmente em fase final de desenvolvimento.

Aumento de 51% no investimento acumulado no setor de Industrial & Logística

Verificou-se um aumento de 51% no investimento acumulado no setor de Industrial & Logística (I&L) em relação ao ano anterior. Apesar de uma queda de 20% na absorção de espaços logísticos em comparação com o 3.º trimestre de 2023, com uma área ocupada de 234.000 m², motivada pela falta de oferta existente, o setor continua a ver uma procura forte, estimulada por novos produtos a entrar no mercado. Este cenário está a pressionar as rendas prime para níveis mais elevados, agora fixadas em 6,55€/m²/mês. Em termos de yields, Lisboa e Porto mantiveram-se estáveis, a 5,75% e 6%, respetivamente.

Escritórios em Lisboa e Porto

No mercado de escritórios, tanto Lisboa como Porto registaram ocupações acumuladas relevantes. Em Lisboa, foram ocupados 41.000 m² de espaços de escritórios no 3.º trimestre, totalizando 168.500 m² desde o início do ano, representando um aumento de 46% face ao total de 2023.

A taxa de vacancy em Lisboa diminuiu 23 pontos-base, para 7,45%. No Porto, a ocupação de escritórios ultrapassou os níveis de 2023, com uma absorção de 58.600 m² até setembro, representando um aumento de 14%. Este crescimento foi impulsionado, sobretudo, pela relocalização de empresas, que representou cerca de 60% das ocupações no 3.º trimestre.
A taxa de vacancy aumentou ligeiramente, mas mantém-se em níveis baixos, fixando-se agora em 5,6%.

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Logística

Grupo Paulo Duarte investe 4 milhões de euros em novo Centro Logístico em Almeirim

Com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2025, o novo centro logístico está a ser desenvolvido numa localização estratégica, impulsionada pela futura abertura do novo bloco logístico da cadeia de supermercados Mercadona, também previsto para a zona de Almeirim.

Hipersuper

O Grupo Paulo Duarte vai avançar com a construção de uma nova base operacional no concelho de Almeirim, distrito de Santarém, num investimento que, segundo informa a empresa de transporte de mercadorias, ronda os 4 milhões de euros e faz parte da estratégia de expansão do grupo.

Com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2025, o novo centro logístico está a ser desenvolvido numa localização estratégica, impulsionada pela futura abertura do novo bloco logístico da cadeia de supermercados Mercadona, também previsto para a zona de Almeirim.

 A infraestrutura ocupará uma área de 25.000 metros quadrados e será equipada com um edifício administrativo de dois pisos, um amplo parque para veículos, com oficina, áreas de lavagem e abastecimento, além de um espaço dedicado ao descanso dos motoristas, com balneários e refeitório, garantindo melhores condições de trabalho para toda a equipa de operações, informa em comunicado.

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Bebidas

Muros de Melgaço de Anselmo Mendes distinguido pela Wine Enthusiast

O vinho de Anselmo Mendes conquistou 93 pontos e ocupa a 31.º posição do ranking nas 100 Best Buy Wines de 2024.

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O Muros de Melgaço Alvarinho 2022, de Anselmo Mendes, é um dos vinhos distinguidos pela revista norte-americana Wine Enthusiast que nomeou as 100 Best Buy Wines de 2024. O vinho de Anselmo Mendes conquistou 93 pontos e ocupa a 31.º posição do ranking.

“Ser reconhecido pela Wine Enthusiast é uma enorme honra. O Muros de Melgaço 2022 representa o nosso compromisso com a excelência, com a casta Alvarinho e com o território de Melgaço. Este reconhecimento é uma celebração da nossa equipa e da nossa ligação ao terroir, inspirando-nos a continuar a nossa missão de criar vinhos que preservam o melhor da tradição, ao mesmo tempo que desbravamos novos caminhos para o Vinho Verde. Cada garrafa carrega o nosso respeito pela terra, pelo ecossistema e pela qualidade que nos caracteriza”, afirma Anselmo Mendes. 

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Logística

GLS fortalece presença global com novas aquisições e parcerias internacionais

Saadi Al-Soudani, chief international officer da GLS, sublinha que esta parceria permite dar um passo significativo na globalização da empresa que no último ano fiscal atingiu receitas recorde de 5,6 mil milhões de euros. “O nível de serviço para a Ásia já superou as nossas expectativas.”, refere.

Hipersuper

A GLS anunciou uma série de aquisições e parcerias internacionais para fortalecer ainda mais a sua presença global e capacidade de entrega. Estas expansões incluem uma parceria estratégica com SF, fornecedora de logística integrada da China, e a aquisição de uma participação minoritária na ACS, transportadora de encomendas da Grécia.

Com esta parceria, a GLS permite aos seus clientes acesso direto à rede da SF, que cobre, além da China, a orla do Pacífico: Índia, Singapura, Vietname, Coreia do Sul e Japão. Este acesso ampliado resulta em entregas mais rápidas, confiáveis e eficazes, respondendo a uma crescente procura de soluções logísticas para o mercado asiático, sublinha a GLS em comunicado.

Segundo Saadi Al-Soudani, chief international officer da GLS, esta parceria permite dar um passo significativo na globalização da empresa. “O nível de serviço para a Ásia já superou as nossas expectativas, oferecendo uma experiência de entrega de alta qualidade e um valor adicional aos nossos clientes.”, refere.

Complementando esta expansão, a GLS, que no último ano fiscal atingiu receitas recorde de 5,6 mil milhões de euros, adquiriu uma participação de 20% na ACS Postal Services (ACS), com a opção de aumentar a participação para 100% em dois anos. A ACS atende mais de 30.000 clientes na Grécia e opera uma rede sólida que cobre 100% do país, incluindo a Grécia continental e as ilhas, com mais de 271 pontos de venda e 269 lojas de encomendas. O novo centro automatizado em Atenas, com uma capacidade de processamento de 50.000 encomendas por hora, fortalece ainda mais a infraestrutura da ACS.

“Estamos entusiasmados com a integração da ACS na nossa rede europeia, e este investimento sublinha a importância do mercado grego para o crescimento da GLS,” afirma Karl Pfaff, CEO do Grupo GLS.

GLS Portugal: expansão e melhoria local

Ao mesmo tempo, a GLS Portugal também investiu em infraestrutura e serviços para os seus clientes locais. Este ano, a empresa inaugurou 10 novas agências. Além disso, está prevista para abrir este mês uma nova agência no Porto, reforçando ainda mais a presença da GLS na região.

Paralelamente à expansão da rede de agências, a GLS Portugal focou-se na modernização e melhoria das infraestruturas existentes, refere no comunicado. Este ano, os três principais centros operacionais da empresa – Porto, Venda do Pinheiro e Mealhada – passaram por atualizações significativas, que incluíram melhorias nas instalações e processos para otimizar a eficiência e rapidez da entrega de encomendas, acrescenta.

 

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pepco

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Retalho

Pepco abre segunda loja no Barreiro

A retalhista prepara mais duas aberturas, ainda em novembro, em Vila Nova de Gaia e Alverca. “O nosso plano de expansão em Portugal irá continuar de forma consolidada, pensando sempre nas necessidades das populações locais.”, sublinha Jorge Barrie Ruiz, head of Pepco Iberia Region.

Hipersuper
tagsPepco

A Pepco abre esta sexta-feira a sua segunda loja no Barreiro, o seu 17º espaço comercial em Portugal Continental. A nova loja, situada no Fórum Barreiro, tem 549 metros quadrados.

Ainda durante o mês de novembro e estrategicamente antes do Natal, a Pepco chega também a Vila Nova de Gaia e a Alverca. O Arrábida Shopping será o centro comercial que irá receber a marca, num espaço com 570 metros quadrados, enquanto o Salinas Retail Park, em Alverca, foi a superfície comercial selecionada para acolher as novidades da Pepco, numa área de 759 m2.

Com mais estas duas aberturas agendadas para o final do mês, a Pepco marca o arranque do seu novo ano fiscal, com um total de 14.584 metros quadrados de área de venda ao público, com 19 lojas em território nacional.

“O nosso plano de expansão em Portugal irá continuar de forma consolidada, pensando sempre nas necessidades das populações locais. A nossa oferta diversificada e acima de tudo, de qualidade, impacta de forma muito direta as famílias portuguesas, visto que os nossos produtos são altamente competitivos e apresentam os preços mais baixos.”, sublinha Jorge Barrie Ruiz, head of Pepco Iberia Region.

A Pepco chegou a Portugal em maio de 2023 (com a sua primeira loja a abrir em Coimbra) e, até ao final deste ano contará com 19 espaços comerciais de venda ao público.

 

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Retalho

Compras online de bens e serviços ultrapassaram os 100 mil milhões de euros na Península Ibérica em 2023

O mercado das compras online de bens e serviços B2C ultrapassou os 100,6 mil milhões de euros na Península Ibérica em 2023, sobretudo devido ao aumento da procura de bens do mercado asiático e à venda de produtos em segunda mão. Os dados são do CTT e-Commerce Report 2024, apresentados na conferência CTT e-Commerce Day.

Hipersuper

Os dados são do CTT e-Commerce Report 2024, apresentados esta quinta-feira na conferência CTT e-Commerce Day.

O mercado português gerou 11,2 mil milhões de euros, mais 8,8% do que em 2022, enquanto o mercado espanhol gerou 89,4 mil milhões de euros, com um crescimento de 10% em comparação com 2022, refere o estudo.

As projeções para o final do ano de 2024 apontam para um crescimento do e-commerce de +10% para 12,26 mil milhões de euros em Portugal e de +11,3% para 99,6 mil milhões de euros em Espanha, prevendo-se o valor total das compras online na Península Ibérica possa alcançar os 111,8 mil milhões de euros no final do presente ano.

Os principais fatores que contribuíram para o crescimento do e-commerce prendem-se com o aumento das compras em sites de origem asiática, em especial na AliExpress, Shein e Temu, que ocupam o Top10 em algumas das categorias mais procuradas online em Portugal e Espanha; mas também à crescente normalização do hábito de comprar online em 2ª mão, facilitado por empresas como a Vinted e Wallapop em Portugal e Espanha, entre outras, numa lógica C2C, conclui o CTT e-Commerce Report 2024.

O número de pessoas em Portugal que fazem compras online deverá situar-se nos 5,3 milhões no final de 2024, um aumento de 2% face ao ano anterior. Já o número de compradores online em Espanha atingirá os 26,3 milhões representando um crescimento de 3% face a 2023, aponta.

O valor médio anual gasto em compras online pelos e-buyers espanhóis cresce 7% para 1.730€ em 2023. Já o gasto médio anual em compras online dos e-buyers portugueses cresce 12% para 1.287€.

Em ambos os países, assiste-se à consolidação da utilização do telemóvel pelos e-buyers como equipamento de uso preferencial para a pesquisa e/ou compra online (95,8% em Portugal vs. 93,8% em Espanha) em 2023

Quanto às redes sociais, o Instagram é a rede com maior número de utilizadores em ambos os países (77,6% em Portugal e 68,8% em Espanha), o Tik Tok recebe maior preferência junto dos e-buyers portugueses (36% vs 4,4% em Espanha) e o X (ex-Twitter) é mais usado pelos e-buyers espanhóis (41,8% vs 23,4% em Portugal).

As categorias compradas online que mais cresceram em termos absolutos em Portugal foram Utensílios para o Lar (+5,8pp) e Acessórios de Moda (+4,2pp). Em Espanha, o maior crescimento observou-se em Produtos alimentares de supermercado (+6,1pp) e Livros e Filmes (+3,6pp). Ainda assim, Vestuário e Calçado e Equipamentos eletrónicos e informáticos mantêm-se como as categorias mais populares nas compras online nos dois mercados.

Em ambos os países, os e-buyers contam vir a aumentar o número de categorias que compram online. Quatro em cada dez e-buyers de Portugal e Espanha admitem aumentar os gastos em compras online e metade dos inquiridos indica prever aumentar a quantidade de produtos comprados online.

Por seu lado, cerca de metade dos e-sellers portugueses preveem vir a aumentar as suas vendas online face ao ano anterior, admitindo um incremento de +21,9% no número de encomendas nos próximos 12 meses. Quanto aos e-sellers espanhóis, cerca de um terço aponta para o crescimento das suas vendas nos próximos 12 meses com uma expetativa de incremento de +25,6% no número de encomendas.

Apesar da entrega domiciliária ainda ser a preferida dos e-buyers, as alternativas não domiciliárias são cada vez mais valorizadas e o número de devoluções é mais expressivo em Espanha mas cresce em ambos os mercados.

O recurso à compra em segunda mão é uma realidade para 38,2% dos e-buyers portugueses e 52,7% dos e-buyers espanhóis. Mas de 50% dos e-buyers deste segmento voltam a vender online produtos comprados em 2ª mão que já não usam. Gastar menos dinheiro em compras ou, gastando o mesmo, poder adquirir produtos de melhor qualidade são os principais motivos para comprar em 2ª mão. A preocupação com a sustentabilidade surge em terceiro lugar.

Tanto e-buyers como e-sellers referem ter crescente preocupação com o tema da sustentabilidade no e-commerce. O estudo indica que se do lado dos e-buyers 4 em cada 10 estaria disponível para pagar mais para ter uma entrega sustentável, também os e-sellers estão disponíveis para retardar a sua entrega até +3,6 dias se isso significar ter uma entrega neutra em carbono. 5 em cada 10 e-sellers em ambos os mercados está disponível para pagar um extra para que a sua encomenda seja entregue usando uma embalagem reutilizável.

No domínio do Instant delivery as categorias em que há maior predisposição para pagar mais por uma entrega em 2 horas são os Produtos Alimentares em Lojas e Supermercados, Equipamentos eletrónicos e informáticos e Vestuário e Calçado.

Esta é a 9ª edição do CTT E-commerce Report CTT e tem por base os resultados do estudo de mercado sobre e-commerce promovido pelos CTT, que decorreu entre os meses de junho e setembro de 2024 em Portugal e em Espanha. O documento inclui alguns dos resultados mais relevantes da inquirição de outubro 2024 do barómetro e-commerce CTT a cerca de 50 experts desta área em Portugal, envolvidos com o negócio de retalho online. Segundo os CTT, foram recolhidos ainda testemunhos de 13 marcas em ambos os mercados sobre as seguintes temáticas do e-commerce (Out-of-Home Delivery, Devoluções, Retalho online C2C, Inteligência Artificial, Sustentabilidade no e-commerce e Instant Delivery). No estudo de mercado foram realizados 500 inquéritos telefónicos a compradores online em Portugal e 1000 em Espanha; 70 inquéritos telefónicos a retalhistas com venda online em Portugal e 150 em Espanha; 11 entrevistas presenciais e-sellers em Portugal e 9 em Espanha.

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Retalho

DS Smith ganha contrato de fornecedor preferencial do retalhista online de moda e lifestyle Zalando

A DS Smith ampliou a sua parceria com a Zalando, empresa de referência em experiências de compras online de moda multimarca e lifestyle.

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O contrato, que entrará em vigor a partir de abril de 2025, abrange as soluções de packaging de cartão canelado para e-commerce dos produtos europeus da Zalando.

Esta extensão da parceria permitirá que as duas empresas continuem a trabalhar em conjunto para inovar e implementar soluções de packaging de qualidade, personalizadas e mais sustentáveis para todos os centros de encomendas e entregas dos clientes da Zalando em toda a Europa, incluindo Espanha, Alemanha, Polónia, França, Hungria, Suécia, Itália, Reino Unido, Estónia e Suíça, refere a DS Smith em comunicado.

“Estamos muito satisfeitos por termos obtido este contrato de fornecedor principal com a Zalando. O novo acordo permitir-nos-á tirar o máximo partido dos avanços em I&D que fizemos até agora e continuar a criar soluções de packaging excecionais para a carteira de produtos de e-commerce da Zalando em toda a Europa”, afirma Marc Chiron, sales, marketing and innovation director da DS Smith Packaging. “Como empresa, partilhamos a visão de Redefinir o Packaging para um Mundo em Constante Mudança. Esta é uma grande oportunidade para levarmos o nosso conhecimento dos produtos, da produção e dos processos da cadeia de fornecimento da Zalando para o próximo nível e proporcionar-lhes uma oferta de packaging que seja a melhor da sua classe”, acrescenta.

“A DS Smith provou ser um parceiro altamente valioso, inspirador e fiável para a Zalando, com quem temos trabalhado incrivelmente bem juntos nos últimos anos”, afirma David Fischer, director of logistics sustainability and packaging da Zalando. “Como operador de referência, os nossos clientes esperam que lideremos o caminho para um futuro mais sustentável. Concentramo-nos em inovar e desenvolver soluções de packaging de alta qualidade, mais sustentáveis e centradas no cliente. Queremos estabelecer novos padrões para a Zalando e para o e-commerce em geral”, refere também.

 

 

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Alimentar

Vieira lança edição limitada de bolachas de chocolate branco e coco

No âmbito da ‘Partilha Momentos Mágicos’, pensada para o Natal, a Vieira lança este sabor da gama Sortido Princesa, em edição limitada, e ainda uma campanha solidária.

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Esta edição limitada bolachas de chocolate branco e coco. foi desenvolvida exclusivamente para o Natal e está disponível nos supermercados.

O novo sabor das bolachas sortido é fruto da colaboração entre os departamentos de Inovação e Desenvolvimento e de Marketing da Vieira, “que procuraram criar uma combinação única, unindo o toque aveludado do chocolate branco ao sabor exótico do coco”, apresenta a empresa.

Este Natal é também marcado pelo lançamento Sortido Princesa Original em lata, na embalagem clássica, e que se apresenta como uma opção familiar.

A empresa 100% portuguesa lançou ainda a campanha solidária ‘Neste Natal Partilha Sorrisos’, com boxes especiais à venda na loja online da Vieira. Parte do valor das vendas reverte para a Ajuda de Berço, uma casa de acolhimento residencial que existe para dar colo, carinho e casa a bebés e crianças desprotegidas.

A história da Vieira começou em 1943 em Vila Nova de Famalicão com a abertura da confeitaria e salão de chá ‘A Vieira de Castro’. A visão do fundador, António Vieira de Castro, transformou o negócio, de uma confeitaria numa fábrica, de local em internacional, e numa referência na produção de bolachas, amêndoas e rebuçados.

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