Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia
Logística

“A nossa expectativa é continuar a crescer”

O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.

Ana Rita Almeida
Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia
Logística

“A nossa expectativa é continuar a crescer”

O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.

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Ana Rita Almeida
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O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia. 

A Exponor vai receber a 7ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, nos dias 19 e 20 de abril, que pretende reunir as melhores marcas do mercado e debater o panorama atual do setor. Este ano a grande novidade deste ano é a estreia da marca Transport & Delivery, que funde o setor do transporte à Empack e Logistics & Automation.
Com o apoio de várias instituições como a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Portuguesa de Logística, a Associação Smart Waste Portugal, a APAT, o Pacto Português para os Plásticos, entre outros, a Empack e Logistics & Automation Porto 2023 vai dar voz aos principais players nacionais e internacionais do setor e promover um palco perfeito para explorar e promover negócios.

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Quais as suas expectativas para esta edição da Empack e Logistics & Automation Porto?
Otimizar a cadeia de abastecimento, digitalizando-a e tornando-a mais sustentável… é o desejo de qualquer empresa atualmente. E é disto que se trata a Empack e Logistics & Automation Porto: um espaço onde a comunidade de embalagem, logística e transporte pode aceder rapidamente e facilmente a novos produtos e soluções do mercado e também a novas empresas fornecedoras de que possam não ter conhecimento.
Nesta nossa sétima edição, e como evento consolidado, não só em Portugal, mas também em Espanha (com edições em Madrid e Bilbao), a nossa expectativa é continuar a crescer, e acrescentar à nossa oferta tudo o que a comunidade exige, adaptando-se aos tempos e às necessidades de cada momento para ser uma plataforma de negócios, que oferece visibilidade às marcas e empresas, formação e networking.

7ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, nos dias 19 e 20 de abril

A 7ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, vai realizar-se nos dias 19 e 20 de abril, na Exponor

Que áreas vão estar representadas na feira e quantos expositores já confirmaram a presença? A adesão tem superado a expetativa?
Embalagem, rotulagem, codificação, automação e logística é, como todos os anos, a parte principal da nossa oferta de exposição, embora este ano a feira inclua uma nova característica importante, o Transport & Delivery, para acomodar um sector tão crítico como o transporte e distribuição de mercadorias.
Este ano vamos reunir 80 marcas nacionais e internacionais e vamos duplicar o espaço dedicado ao congresso, passando de uma única sala de conferências para duas, para que todos os temas relacionados com Transport & Delivery tenham uma sala de congressos separada. A receção, como sempre, tem sido extraordinária e esperamos ultrapassar os números do ano passado que, em apenas dois dias, deram lugar a mais de 10 mil interações comerciais.

O lançamento da marca Transport & Delivery é a grande novidade. O que podemos esperar?
Transport & Delivery é a nova marca que liga um espaço específico da feira Empack e Logistics & Automation Porto a um setor crítico e em expansão como é o caso dos operadores logísticos, de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, correios ou o software de transporte.
A Easyfairs escolheu o nosso evento em Madrid para o seu lançamento mundial, e a sua receção foi magnífica. É por isso que no Porto não hesitámos em incluir este espaço exclusivo, que terá uma área de exposição, e que albergará também uma sala de conferências especializada e ainda uma área privada de networking para os participantes, com o objetivo de gerar sinergias e relações entre os principais interessados. Para tal, temos o apoio, entre outros, da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

Além da área de exposição, vai haver também a área de networking. Promover (e até realizar) negócios é uma das mais valias da Empack Porto?
Além da zona de exposição e da zona de conferências especializadas, o evento quer dar aos profissionais a oportunidade de mergulhar no futuro do setor. Para isso, foi pensada uma série de visitas guiadas para grupos reduzidos de visitantes. Estes tours irão percorrer a uma seleção de stands para, em menos de uma hora, conhecer os produtos e soluções mais inovadoras desta edição da feira, dividido por áreas temáticas.
Por outro lado, e como já é habitual nas nossas feiras, contaremos também com espaços de networking privados para assistentes, com o intuito de que as empresas e os visitantes possam gerar sinergias e relações entre os principais stakeholders e players do mercado.

Nesta 7ª edição, também como habitual, têm um programa de conferências. Quer destacar alguns nomes e temas?
Como comentei anteriormente, nesta edição duplicamos os conteúdos com duas salas de congresso que incluirão palestras, mesas redondas e debates sobre as principais tendências e inovações do mercado.
A Sala Empack e Logistics & Automation contará com o apoio de organizações como a APED, APOL, CNE, ICIL, entre outros, e tocaremos em várias temáticas, tais como a eficiência logística do retalho, a logística urbana e sustentabilidade, a automatização como chave de competitividade, a qualidade da embalagem ou a inovação do setor da embalagem e logística.
Além disso, dentro desta sala, teremos como Keynote Speaker desta edição, António Paraíso, especialista internacional em Marketing e Inovação, que conta com uma experiência de mais de 19 anos como diretor Comercial Internacional, atividade que o levou a viajar por todo o mundo e a desenvolver experiência em vendas e negociação na Europa, Japão, Médio Oriente, Rússia, América Latina, Austrália, Estados Unidos da América e Canadá. Ao longo da sua trajetória marcou presença em conferências da Deloitte, LOEWE, Armani, L’Oréal, BNP Paribas, Congresso de Personal Branding, Sheraton, TEDx, Porsche, a Feira de Joalharia, Procter & Gamble, o Congresso de Marketing, o Congresso de Óptica, Alcon, Carnival of Luxury, Porto Business School, entre outras.
Por outro lado, na sala Transport & Delivery, contaremos com empresas e importantes entidades do sector de transporte e mercadorias tais como a APAT, P&M e o CNE, entre outros; e falaremos dos desafios tecnológicos do transporte no setor da logística, dos riscos e da distribuição e a influência do transitário na cadeia de abastecimento.

A sustentabilidade já faz parte da estratégia da maioria das empresas. Têm essa preocupação enquanto organizadores do evento?
Dentro da estratégia da Easyfairs, levamos anos a trabalhar o tema da sustentabilidade internamente. Um dos fatores a destacar nas nossas feiras, e onde temos sido pioneiros, é o uso da tecnologia Smart Badge.
Graças a esta tecnologia, quando se visita os nossos eventos, já não é necessário andar carregado com folhetos ou a distribuir cartões de visita, reduzindo assim a pegada de carbono. A acreditação que cada visitante recebe na sua chegada atua como uma pasta virtual do evento, de tal forma que, ao aproximar-se do leitor no stand de cada expositor, irá “recolher” toda a informação do mesmo.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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ÉvoraWine regressa com 300 vinhos de mais de 50 produtores

“O ÉvoraWine não é só vinho. Os vinhos do Alentejo estão em destaque, mas este é também um evento de  gastronomia e de cultura”, afirma Reto Frank Jorg, da organização do evento que se realiza esta sexta-feira e sábado.

O ÉvoraWine está de regresso à cidade Património Mundial da Unesco, para a sua 10ª edição. Esta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de maio, a Praça do Giraldo vai acolher 300 vinhos em prova de mais de 50 produtores.

O evento tem o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Câmara Municipal de Évora, da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria da Gastronomia do Alentejo.

“O ÉvoraWine não é só vinho. Os vinhos do Alentejo estão em destaque, mas este é também um evento de  gastronomia e de cultura. Nós queremos valorizar o enoturismo, valorizar a região, queremos dar a conhecer os vinhos e as castas, seja para o mercado nacional seja para o mercado internacional”, sublinha Reto Frank Jorg, um dos organizadores do EvoraWine, em declarações ao Hipersuper.

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo destaca também a importância do evento para posicionar Évora como um destino de enoturismo. “O EvoraWine tem uma repercussão grande. Tem a dimensão vínica com mais conteúdos, com provas comentadas, com a participação mais diferenciada dos produtores, mas também inclui atividades diversas e um cariz mais amplo”, destaca José Santos. O evento traz à cidade  turistas nacionais e estrangeiros “que depois, ao longo do ano, podem voltar para visitar a cidade”, acrescenta.

O responsável revelou ainda ao Hipersuper que o Enoturismo foi definido “como o principal produto estratégico de desenvolvimento do destino, numa dimensão temporal de três a cinco anos”, lembrando que este segmento da atividade turística tem “uma aba larga” que inclui a gastronomia, a sustentabilidade, a cultura e a literatura. O Subaquatic Wine Tourism Experience, que terá lugar a 20 e 21 de junho em Sines, organizado pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um exemplo das iniciativas que a entidade está a dinamizar no âmbito do enoturismo.

Nesta 10ª edição do EvoraWine, que se apresenta como o maior evento dedicado ao vinho no Alentejo, a organização prevê receber cerca de 10 mil visitantes nacionais e estrangeiros, ao longo dos dois dias. O EvoraWine 2025 tem entrada gratuita e o copo oficial de prova tem um custo de 15 euros.

Programa do EvoraWine
Dia 23 de maio
18h00 – Sessão de Abertura com Grupo de Cante Tradicional Alentejano “Os Almocreves”
19h00 – Grupo Caranguejos da Cevada 20h00 – Fado com Inês Villa-Lobos
21h00 – Teresa Franco, Bruno Cramez e Nuno Páscoa 22h00 – Encerramento das provas de vinho

Dia 24 de maio
18h00 – Abertura ÉvoraWine 18h30 – Grupo Sevilhanas
19h00 – Carla Saramago, Rui Gonçalves, Bruno Cramez e José Silva 20h30 – Grupo Mala Conexion
22h00 – Encerramento das provas de vinho
22h30 – ÉvoraWine Party na Horta das Laranjeiras com “Vizinhos” e DJ Pedro d’Orey 02h00 – Encerramento da ÉvoraWine Party

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

Sagres lança campanha “Somos o que nos vai na Alma” para celebrar a identidade portuguesa

A Cerveja Sagres estreou esta semana a sua nova campanha “Somos o que nos vai na Alma”, um manifesto emocional que pretende refletir e celebrar a riqueza e a complexidade da identidade portuguesa.

Hipersuper

Com criatividade da McCann, consultoria da Proud e produção da Playground, a iniciativa surge com presença em televisão, digital e outdoor, tendo como banda sonora o tema ‘Desfado’, de Ana Moura.

Sob a voz de Carlão, o manifesto “Alma Portuguesa” dá o mote à campanha, assumindo-se como um convite à reflexão sobre o que nos define como povo. “O que nos vai na alma?” é a pergunta que impulsiona a narrativa, espalhada em modo teaser pelas ruas e plataformas digitais, desafiando os portugueses a pensarem sobre a sua essência.

Com esta campanha, a marca propõe-se mostrar que a alma portuguesa é feita de contrastes e contradições, uma mistura de orgulho e humildade, de força e ternura, de tradição e modernidade. “Somos de pimba e de fado”, resume a campanha, numa tentativa de traduzir em imagens e sons aquilo que, afinal, “não se explica, sente-se”.

Segundo Catarina Ferraz, responsável de marketing, “a Cerveja Sagres é feita de orgulho, de memórias, de um património que une os portugueses. Mais do que uma cerveja, a Sagres faz parte da nossa cultura, tem Alma Portuguesa e sabor a casa. Com esta nova campanha, queremos mostrar e celebrar tudo o que nos torna únicos, como as tradições e contradições na forma como vivemos, sentimos e partilhamos todos os momentos. Porque esta Alma Portuguesa, Somos Nós!”.

A “Alma Portuguesa” será também ativada ao longo do ano em diferentes áreas, da música ao desporto e à cultura, reforçando a ligação emocional da Sagres aos portugueses e a todos os que escolhem Portugal como casa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Mercadona chega a Lisboa em novembro com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert

A entrada da empresa na capital contempla a abertura de um supermercado na Alta de Lisboa e outro na Quinta do Lambert, Lumiar. A Mercadona terminará o ano com um total de 10 lojas no distrito de Lisboa.

Hipersuper

A Mercadona, que conta com mais de 60 lojas em Portugal, vai abrir em novembro deste ano os seus primeiros supermercados na cidade de Lisboa. Nestas duas novas lojas, localizadas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert (Lumiar), a empresa prevê gerar 180 postos de trabalho.

As vagas em aberto para trabalhar nas lojas do Lumiar destinam-se a operador de supermercado e auxiliar de manutenção. Todas as ofertas de emprego têm um período de formação, com contrato efetivo, e são remuneradas desde o primeiro dia, refere a Mercadona.

Além das lojas da Alta de Lisboa e Quinta do Lambert, a empresa abrirá uma nova loja em Frielas (Loures) terminando o ano com um total de 10 lojas no distrito de Lisboa.

A cadeia de supermercados espanhola está também a reforçar a sua equipa de norte a sul do país com a integração de médicos, de forma a assegurar a saúde e o bem-estar dos colaboradores nos seus espaços laborais.

Presente em 12 distritos em Portugal, a empresa conta já com sete mil colaboradores, dos quais 1.700  incorporaram-se na empresa em 2024. “No início do ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90 euros brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10 euros alcançados num máximo de quatro anos”, refere num comunicado.

Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia. Para 2025, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho

A rede de lojas de proximidade ‘Aqui é Fresco’, que agrega cerca de 700 pontos de venda independentes em todo o país, vai realizar a sua 14.ª Convenção nos dias 8 e 9 de junho, escolhendo, pela primeira vez, a cidade de Aveiro como palco do maior encontro anual do setor do comércio de retalho em Portugal.

Hipersuper

A edição de 2025 representa um marco estratégico para a insígnia, ao reforçar a descentralização geográfica do evento e a ligação às regiões fora dos grandes centros urbanos. Em 2024, a convenção gerou mais de 15 milhões de euros em transações comerciais, sendo reconhecida como um dos principais momentos de negócio direto entre retalhistas, marcas e grossistas.

Com um recorde de 100 stands e a expectativa de acolher cerca de 1.500 participantes, a convenção contará com a presença de empresas e marcas de referência nacionais e internacionais. O jantar de gala integrará um espetáculo com o cantor José Cid e a entrega do Prémio Carreira, cujo vencedor será revelado durante o evento. Estão também confirmadas as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e representantes da ASAE, AIMA e Centromarca.

Carla Esteves, diretora executiva da rede, sublinha: “Esta edição da nossa convenção irá, mais uma vez, destacar a força e a resiliência do pequeno e médio comércio de retalho, bem como a sua impressionante capacidade de adaptação e inovação. É um momento aguardado por todos os intervenientes do setor para realizar negócios, partilhar novidades e criar novas oportunidades e parcerias.”.


“As lojas de proximidade, os grossistas e as marcas encaram este evento como uma oportunidade única para negociações que lhes permitem chegar ao consumidor final com os melhores preços. A apresentação de novos produtos também é um dos
pontos altos da convenção. É este o papel da ‘Aqui é Fresco’ — usar a força da rede para garantir as melhores condições de compra”, acrescenta Carla Esteves.

Com a marca própria UP em expansão,  já com mais de 600 referências nas áreas alimentar e não alimentar, a rede prevê continuar a diversificar a oferta em 2025, com foco adicional no canal Horeca.

Sob o mote “Juntos pela Economia Circular”, a convenção de 2025 aposta fortemente na sustentabilidade. Todos os excedentes alimentares serão doados à Fundação dos Armazenistas de Mercearia (FAM), e a rede mobilizou os seus fornecedores parceiros para apoiar a Fundação do Gil com doações de produtos. A ‘Aqui é Fresco’ integra ainda a plataforma Too Good To Go e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’.

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Utilização de IA nas compras cresce 47% em Portugal

A inteligência artificial (IA) está a transformar os hábitos de consumo em Portugal. Segundo o Adyen Index: Retail Report 2025, 32% dos consumidores portugueses já utiliza IA para fazer compras, o que representa um aumento de 47% face ao ano anterior.

Hipersuper

A Geração Z lidera esta tendência, com 45% dos inquiridos a recorrer à tecnologia, mas o maior crescimento registou-se entre os Baby Boomers (60-78 anos), com uma subida de 85% na utilização. A maioria dos utilizadores afirma que a IA é uma ferramenta útil para se inspirar na escolha de produtos como vestuário ou refeições.

Apesar da forte adesão por parte dos consumidores, apenas 32% dos retalhistas nacionais planeia investir em IA nos próximos 12 meses para reforçar as áreas de vendas e marketing, e 31% para apoiar a inovação de produto.

O estudo revela ainda que 39% dos portugueses gostaria de comprar a partir de múltiplos canais, que inclui loja, redes sociais e e-commerce, mas apenas 39% dos retalhistas oferece atualmente uma experiência de compra unificada.

O relatório foi conduzido pela Censuswide com base numa amostra de 41.089 consumidores maiores de 16 anos em 28 países, incluindo Portugal. Os dados foram recolhidos entre 26 de fevereiro e 12 de março de 2025.

A análise com retalhistas incluiu 14.003 profissionais em 29 países, com dados recolhidos entre 10 de fevereiro e 12 de março de 2025. A Censuswide é membro da Market Research Society e do British Polling Council, cumprindo os respetivos códigos de conduta e os princípios da ESOMAR.

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Hipersuper

Retalho

Mercadona inaugura loja em Fafe e reforça presença no distrito de Braga

A Mercadona reforça a sua presença no distrito de Braga com a abertura de uma nova loja em Fafe, localizada na freguesia de Quinchães.

Hipersuper

Este novo supermercado, que abre portas esta quarta-feira, representa a oitava unidade da insígnia no distrito e resultou na criação de 65 postos de trabalho, todos com contratos sem termo desde o primeiro dia, em linha com a política de recursos humanos da empresa.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, do executivo municipal, e de Pedro Teixeira da Mota, Presidente da Junta de Freguesia de Quinchães, que realizaram uma visita institucional às instalações. Antero Barbosa sublinhou a importância da criação de emprego local e elogiou o compromisso da empresa com a responsabilidade social, nomeadamente através da doação diária de bens alimentares à Santa Casa da Misericórdia de Fafe.

Com uma área de vendas de 1 900 m², a nova loja segue o modelo de supermercado ecoeficiente da Mercadona, integrando 413 painéis solares para autoconsumo e promovendo a mobilidade sustentável com pontos de carregamento para veículos elétricos e estacionamento para bicicletas e trotinetes. A loja dispõe ainda de seções como talho, peixaria, padaria, frutas e legumes, charcutaria, garrafeira e o espaço pronto a comer, com pratos tradicionais para levar ou consumir no local.

Sofia Cardoso, diretora de Relações Externas da Zona Norte e Responsabilidade Social da Mercadona em Portugal, afirmou: “Estamos muito orgulhosos por termos chegado ao município de Fafe reafirmando o nosso compromisso de estar cada vez mais próximos dos nossos Chefes (clientes), oferecendo-lhes um serviço de qualidade e uma experiência de compra diferenciada. Esperamos que os fafenses nos recebam com o mesmo entusiasmo com que abrimos as portas da nossa loja, e que a Mercadona seja o seu supermercado de confiança.”.

Esta abertura insere-se na estratégia de crescimento da Mercadona em Portugal, país onde a cadeia soma já mais de 7.000 empregos e um investimento acumulado superior a 376 milhões de euros. Para 2025, está prevista a abertura de mais 10 lojas, com um investimento adicional de 157 milhões de euros.

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Entrevista

Gonçalo Morais Tristão: “O setor olivícola e oleícola vive momentos de grande dinamismo”

Gonçalo Morais Tristão, presidente do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), aponta ao Hipersuper os desafios estruturais do setor e as suas oportunidades de crescimento.

Em vésperas do Congresso Nacional do Azeite, que decorre a 22 e 23 de maio, em Campo Maior, Gonçalo Morais Tristão, presidente do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), aponta ao Hipersuper os desafios estruturais do setor e as suas oportunidades de crescimento. A 8ª edição deste Congresso organizado pelo CEPPAL, acontece quando as mais recentes estimativas do INE, perspetivam um aumento na produção de azeite em 10%, na campanha 2024-2025, em relação à campanha anterior, atingindo cerca de 177 mil toneladas.

Os novos desafios do setor vão centrar a 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite. Quais são esses desafios?
O setor olivícola e oleícola vive momentos de grande dinamismo, fruto do desenvolvimento da cultura registado nos últimos anos. Esse notável desenvolvimento ocorrido em Portugal fez com que, nos últimos 20 anos, aumentássemos em 320% a nossa produção, enquanto simultaneamente atingimos elevados padrões de qualidade, comprovados pelo facto de cerca de 95% do azeite produzido no nosso país ser virgem ou virgem extra e pelos inúmeros prémios de qualidade que, cada vez mais, os nossos produtores conquistam para as suas marcas nos mais prestigiados concursos internacionais.
Diria, pois, que estes desafios foram ganhos. Outros desafios se apresentam ao sector. Em primeiro lugar, o desafio da sustentabilidade ambiental. A adopção de práticas culturais sustentáveis, o uso eficiente da água na rega e da aplicação dos fitofármacos, a par da gestão adequada do solo, são caminhos que têm sido traçados e que devem continuar para se generalizarem no sector.
A promoção do azeite português é também um grande desafio. Temos de perceber, como país produtor, o que queremos e como queremos mostrar e vender o nosso azeite ao mundo. A estratégia de promoção deve ser conduzida pelo sector, agregada numa associação interprofissional, que potencie a promoção da qualidade dos nossos azeites e que possa fazer face à sã concorrência dos azeites de outras origens.
Temos a nossa qualidade, temos as nossas histórias, temos a nossa cultura, temos o nosso património, temos os nossos olivais e lagares, tudo ferramentas para a promoção. O CEPAAL tem dedicado boa parte da sua atividade na promoção do azeite e, neste momento, temos vários projetos em que o olivoturismo/oleoturismo assume um papel principal – outra excelente forma de promover o azeite português.

“O volume da produção de azeite da campanha de 2024-2025 é o segundo mais elevado alcançado a nível nacional”, revela Gonçalo Morais Tristão

O que destacaria da edição deste ano do Congresso?
O Congresso Nacional do Azeite é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar o sector olivícola e oleícola nacional enquanto fórum de debate, ponto de encontro para os profissionais do sector e de partilha de informação, privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica. Foi com esse objetivo que se idealizaram os quatro painéis e principais temas de debate: os novos desafios do sector; as preocupações das empresas no domínio do ESG; a marca e a origem, e a sua importância na caracterização dos nossos azeites; e, finalmente, o azeite na alta cozinha.
No que respeita à perspetiva de ESG para o setor, a qualidade dos intervenientes convidados assegura-nos que vamos conseguir um excelente debate, porventura a trazerem-nos a sua visão sobre a evolução recente deste tema, face a alguns retrocessos políticos advindos da nova administração norte-americana.
No tema da identidade do azeite português, daremos voz aos produtores que são, melhor do que ninguém, os responsáveis pela excelência dos nossos azeites e pela marca da sua identidade.
Finalmente, teremos o painel com os chefs e com representantes das escolas de turismo, onde perceberemos não só o valor que os chefs atribuem a este produto português, nomeadamente quanto à sua diferenciação, mas também que importância tem o ensinamento da “cultura” do azeite nas escolas de turismo. São estes os destaques do Congresso, além do facto, de regressarmos a Campo Maior, motivo de grande regozijo para o CEPAAL.

As previsões do INE apontam para um aumento de 10% na campanha 2024-2025. Que azeite irá resultar desta campanha, em termos de qualidade?
O volume da produção de azeite da campanha de 2024-2025 é o segundo mais elevado alcançado a nível nacional, o que muito nos orgulha ainda que não seja uma grande surpresa, dado o extraordinário desenvolvimento do sector nos últimos anos, com a plantação de novos olivais todos os anos e com maior densidade de árvores por hectare. Fatores que, conjugados, fazem prever um aumento continuado da produção, apenas quebrado em anos de contra-safra, ou por algum evento agrometeorológi20co negativo.
Quanto à qualidade, a melhor prova da excelente qualidade dos nossos azeites desta campanha são os resultados obtidos nos concursos, onde competimos com azeites de outros países. Recentemente, na Ovibeja, foram divulgados os premiados no Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra onde Portugal se destacou ao ser o país que mais galardões arrecadou pela primeira vez, tendo ficado à frente de azeites espanhóis, italianos e gregos.
Por outro lado, nos concursos nacionais organizados pelo CEPAAL – o concurso da Feira Nacional de Olivicultura e o Concurso Nacional de Azeite Virgem, da Feira Nacional de Agricultura, e embora os premiados ainda não tenham sido divulgados, o que me dizem os provadores oficiais é que a qualidade dos azeites a concurso foi muito boa.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Alimentar

Nestlé reforça compromisso com a preservação da atividade apícola em Portugal

No Dia Mundial das Abelhas, a Nestum assinala o quinto aniversário da iniciativa “Juntos Pelas Abelhas” com a doação de mais 300 colmeias e o anúncio da segunda edição da Academia de Apicultura.

Hipersuper
tagsNestum

Em cinco anos, o projeto da Nestlé Portugal permitiu já introduzir mais de 100 milhões de novas abelhas no ecossistema nacional, através da entrega de 1.600 colmeias a apicultores em todos os distritos do país.

A cerimónia comemorativa decorreu esta segunda-feira, no Campus da Nestlé Portugal, em Oeiras, contando com a presença de representantes do INIAV, FNAP, FENAPICOLA, DGAV e da Câmara Municipal de Oeiras, bem como formadores e formandos da primeira edição da Academia de Apicultura Nestum.

Desde 2021, a iniciativa tem vindo a reforçar o papel da marca na proteção da biodiversidade e na valorização da apicultura nacional. A primeira edição da Academia de Apicultura, lançada em setembro de 2024, formou 50 novos apicultores em Lisboa, Porto e Viseu, com formação teórica e prática e entrega de um kit de iniciação.

“Estamos muito orgulhosos do impacto que a iniciativa ‘Juntos Pelas Abelhas’ tem tido ao longo destes cinco anos. Os resultados que alcançámos, desde a doação de colmeias à formação de novos apicultores, demonstram o nosso compromisso em apoiar a renovação do setor e garantir a continuidade desta atividade essencial para o nosso planeta. Acreditamos que, ao investir na formação e no apoio aos apicultores, e ao aumentar a consciencialização sobre a importância das abelhas, estamos a contribuir para a preservação das abelhas e para a construção de um futuro mais sustentável.”, afirma Joana Bandeira, brand manager de Nestum da Nestlé Portugal.

Com esta ação, Nestum reforça a sensibilização sobre o papel essencial das abelhas na polinização e na produção alimentar, alertando também para as ameaças que enfrentam, como os incêndios florestais.

A Nestlé avança que a segunda edição da Academia de Apicultura já está em preparação, com o objetivo de formar mais apicultores e ampliar o impacto positivo desta iniciativa de sustentabilidade ambiental.

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Retalho

in-Store Media lança primeira venda programática em ponto de venda em Portugal

Esta inovação, desenvolvida em parceria com o Havas Programmatic Hub, da Havas Media Network, representa um avanço significativo na transformação digital do setor do Retail Media nacional. O lançamento foi implementado no Continente e na Auchan, a que se seguirá o El Corte Inglés.

Hipersuper

A in-Store Media (iSM) tornou-se o primeiro operador a implementar em Portugal a compra programática de publicidade em ponto de venda. Esta inovação, desenvolvida em parceria com o Havas Programmatic Hub, da Havas Media Network, representa um avanço significativo na transformação digital do setor do Retail Media nacional.

A estreia deste modelo automatizado de compra e venda de inventário publicitário digital está já ativa em duas das principais cadeias de supermercados portuguesas: Continente e Auchan. No total, a rede digital conta com 614 écrans instalados em loja, 396 distribuídos por 65 lojas do Continente e 218 em 35 lojas da Auchan , permitindo às marcas impactar os consumidores no momento decisivo da compra.

Segundo Jordi Cassany, diretor-geral da iSM Portugal, Jordi Cassany, a in-Store Media “posiciona-se como o primeiro e único ator em Portugal a oferecer publicidade no ponto de venda através de compra programática.”. Um avanço que,
sublinha “atesta o compromisso da iSM com a inovação e a adaptação às tendências globais.”.

A Boiron é a primeira marca a recorrer a esta solução, com uma campanha segmentada por loja nas redes da Auchan e do Continente. A solução é suportada tecnologicamente pela Broadsign, plataforma à qual se irão juntar em breve a Hivestack e a VIOOH, reforçando a escalabilidade e sofisticação da oferta programática.

Este novo modelo permite às marcas – endémicas e não endémicas – gerir campanhas com maior flexibilidade, ajustando-as em tempo real às dinâmicas do mercado, enquanto melhora a experiência de compra através da integração de conteúdos dinâmicos e contextuais.

Num contexto de crescimento previsto de 4% para o mercado publicitário português em 2025, com forte protagonismo dos meios digitais, a iSM avança que se prepara para expandir a sua rede e integrar novos formatos e plataformas, consolidando o papel da publicidade programática como pilar estratégico no ponto de venda.

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Confagri assume a direção da AIFO

A Assembleia-Geral da AIFO (Associação Interprofissional da Fileira Olivícola), realizada na sede da Confagri, elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028.

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A Assembleia-Geral da AIFO (Associação Interprofissional da Fileira Olivícola), realizada na sede da Confagri, elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028.
A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, através de Fernando do Rosário, assumirá a direção da AIFO, cujo principal foco é não só a promoção nacional e internacional do azeite português, mas também a informação e regulamentação da fileira do azeite, azeitona e seus derivados.

“Esta honra e responsabilidade que assumimos, reforça o nosso compromisso para com a agricultura portuguesa e o setor olivícola nacional, estando a Confagri plenamente confiante de que a experiência e conhecimento de Fernando do Rosário serão uma mais-valia para o desenvolvimento de novas estratégias que permitam à AIFO trazer mais reconhecimento a este setor em crescimento”, destaca a Confederação num comunicado.

Criada por despacho em novembro de 2015, pelo então secretário de Estado Adjunto e da Agricultura, a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola (AIFO), tem âmbito nacional. É representativa da fileira do azeite, da azeitona e seus derivados, nas vertentes da produção, transformação e comercialização, e tem como objetivo “a promoção, fomento e apoio ao grupo de produtos agroalimentares constituídos pelo azeite, azeitona e seus derivados”, refere o texto do despacho publicado no Diário da República em 2015.

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