Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia
“A nossa expectativa é continuar a crescer”
O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.
Ana Rita Almeida
Congresso Nacional de Rega e Drenagem traz para debate a gestão e a inovação no regadio
Renova apresenta novo super pack Natal
Pingo Doce e Pastelaria Versailles lançam edição especial de bolo-rei
Clube de Produtores Continente premeia produção nacional
Bolt Food expande presença a Leiria
Retalho representa mais de 60% do volume total de investimento imobiliário
Retail Media em Portugal: da teoria à realidade
Actimel lança produto com zero açúcares adicionados e sem adoçantes
Grupo Paulo Duarte investe 4 milhões de euros em novo Centro Logístico em Almeirim
CEPAAL realiza Festival do Azeite Novo para valorizar o setor olivícola
O Porto será, durante dois dias, o ponto de encontro para embalagem, acondicionamento, intralogística, transporte e multimodalidade para mais uma edição Empack e Logistics & Automation que este ano lança a marca Transport & Delivery. O Hipersuper falou com Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia.
A Exponor vai receber a 7ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto, nos dias 19 e 20 de abril, que pretende reunir as melhores marcas do mercado e debater o panorama atual do setor. Este ano a grande novidade deste ano é a estreia da marca Transport & Delivery, que funde o setor do transporte à Empack e Logistics & Automation.
Com o apoio de várias instituições como a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Portuguesa de Logística, a Associação Smart Waste Portugal, a APAT, o Pacto Português para os Plásticos, entre outros, a Empack e Logistics & Automation Porto 2023 vai dar voz aos principais players nacionais e internacionais do setor e promover um palco perfeito para explorar e promover negócios.
Quais as suas expectativas para esta edição da Empack e Logistics & Automation Porto?
Otimizar a cadeia de abastecimento, digitalizando-a e tornando-a mais sustentável… é o desejo de qualquer empresa atualmente. E é disto que se trata a Empack e Logistics & Automation Porto: um espaço onde a comunidade de embalagem, logística e transporte pode aceder rapidamente e facilmente a novos produtos e soluções do mercado e também a novas empresas fornecedoras de que possam não ter conhecimento.
Nesta nossa sétima edição, e como evento consolidado, não só em Portugal, mas também em Espanha (com edições em Madrid e Bilbao), a nossa expectativa é continuar a crescer, e acrescentar à nossa oferta tudo o que a comunidade exige, adaptando-se aos tempos e às necessidades de cada momento para ser uma plataforma de negócios, que oferece visibilidade às marcas e empresas, formação e networking.
Que áreas vão estar representadas na feira e quantos expositores já confirmaram a presença? A adesão tem superado a expetativa?
Embalagem, rotulagem, codificação, automação e logística é, como todos os anos, a parte principal da nossa oferta de exposição, embora este ano a feira inclua uma nova característica importante, o Transport & Delivery, para acomodar um sector tão crítico como o transporte e distribuição de mercadorias.
Este ano vamos reunir 80 marcas nacionais e internacionais e vamos duplicar o espaço dedicado ao congresso, passando de uma única sala de conferências para duas, para que todos os temas relacionados com Transport & Delivery tenham uma sala de congressos separada. A receção, como sempre, tem sido extraordinária e esperamos ultrapassar os números do ano passado que, em apenas dois dias, deram lugar a mais de 10 mil interações comerciais.
O lançamento da marca Transport & Delivery é a grande novidade. O que podemos esperar?
Transport & Delivery é a nova marca que liga um espaço específico da feira Empack e Logistics & Automation Porto a um setor crítico e em expansão como é o caso dos operadores logísticos, de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, correios ou o software de transporte.
A Easyfairs escolheu o nosso evento em Madrid para o seu lançamento mundial, e a sua receção foi magnífica. É por isso que no Porto não hesitámos em incluir este espaço exclusivo, que terá uma área de exposição, e que albergará também uma sala de conferências especializada e ainda uma área privada de networking para os participantes, com o objetivo de gerar sinergias e relações entre os principais interessados. Para tal, temos o apoio, entre outros, da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).
Além da área de exposição, vai haver também a área de networking. Promover (e até realizar) negócios é uma das mais valias da Empack Porto?
Além da zona de exposição e da zona de conferências especializadas, o evento quer dar aos profissionais a oportunidade de mergulhar no futuro do setor. Para isso, foi pensada uma série de visitas guiadas para grupos reduzidos de visitantes. Estes tours irão percorrer a uma seleção de stands para, em menos de uma hora, conhecer os produtos e soluções mais inovadoras desta edição da feira, dividido por áreas temáticas.
Por outro lado, e como já é habitual nas nossas feiras, contaremos também com espaços de networking privados para assistentes, com o intuito de que as empresas e os visitantes possam gerar sinergias e relações entre os principais stakeholders e players do mercado.
Nesta 7ª edição, também como habitual, têm um programa de conferências. Quer destacar alguns nomes e temas?
Como comentei anteriormente, nesta edição duplicamos os conteúdos com duas salas de congresso que incluirão palestras, mesas redondas e debates sobre as principais tendências e inovações do mercado.
A Sala Empack e Logistics & Automation contará com o apoio de organizações como a APED, APOL, CNE, ICIL, entre outros, e tocaremos em várias temáticas, tais como a eficiência logística do retalho, a logística urbana e sustentabilidade, a automatização como chave de competitividade, a qualidade da embalagem ou a inovação do setor da embalagem e logística.
Além disso, dentro desta sala, teremos como Keynote Speaker desta edição, António Paraíso, especialista internacional em Marketing e Inovação, que conta com uma experiência de mais de 19 anos como diretor Comercial Internacional, atividade que o levou a viajar por todo o mundo e a desenvolver experiência em vendas e negociação na Europa, Japão, Médio Oriente, Rússia, América Latina, Austrália, Estados Unidos da América e Canadá. Ao longo da sua trajetória marcou presença em conferências da Deloitte, LOEWE, Armani, L’Oréal, BNP Paribas, Congresso de Personal Branding, Sheraton, TEDx, Porsche, a Feira de Joalharia, Procter & Gamble, o Congresso de Marketing, o Congresso de Óptica, Alcon, Carnival of Luxury, Porto Business School, entre outras.
Por outro lado, na sala Transport & Delivery, contaremos com empresas e importantes entidades do sector de transporte e mercadorias tais como a APAT, P&M e o CNE, entre outros; e falaremos dos desafios tecnológicos do transporte no setor da logística, dos riscos e da distribuição e a influência do transitário na cadeia de abastecimento.
A sustentabilidade já faz parte da estratégia da maioria das empresas. Têm essa preocupação enquanto organizadores do evento?
Dentro da estratégia da Easyfairs, levamos anos a trabalhar o tema da sustentabilidade internamente. Um dos fatores a destacar nas nossas feiras, e onde temos sido pioneiros, é o uso da tecnologia Smart Badge.
Graças a esta tecnologia, quando se visita os nossos eventos, já não é necessário andar carregado com folhetos ou a distribuir cartões de visita, reduzindo assim a pegada de carbono. A acreditação que cada visitante recebe na sua chegada atua como uma pasta virtual do evento, de tal forma que, ao aproximar-se do leitor no stand de cada expositor, irá “recolher” toda a informação do mesmo.