‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho
A rede de lojas de proximidade ‘Aqui é Fresco’, que agrega cerca de 700 pontos de venda independentes em todo o país, vai realizar a sua 14.ª Convenção nos dias 8 e 9 de junho, escolhendo, pela primeira vez, a cidade de Aveiro como palco do maior encontro anual do setor do comércio de retalho em Portugal.

Hipersuper
ÉvoraWine regressa com 300 vinhos de mais de 50 produtores
Grupo Paulo Duarte e Politécnico de Santarém unem-se para potenciar talento e inovação
Rubies in the Rubble estreia-se em Portugal com exclusividade no El Corte Inglés
Wells abre a primeira loja com o conceito beauty em Setúbal
Sagres lança campanha “Somos o que nos vai na Alma” para celebrar a identidade portuguesa
Nacional estreia-se no segmento de granolas com duas novas referências
Mercadona chega a Lisboa em novembro com duas novas lojas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert
‘Aqui é Fresco’ escolhe Aveiro para a maior Convenção do setor do comércio de retalho
Utilização de IA nas compras cresce 47% em Portugal
O Lisboeta lança nova edição limitada com café Delta
A edição de 2025 representa um marco estratégico para a insígnia, ao reforçar a descentralização geográfica do evento e a ligação às regiões fora dos grandes centros urbanos. Em 2024, a convenção gerou mais de 15 milhões de euros em transações comerciais, sendo reconhecida como um dos principais momentos de negócio direto entre retalhistas, marcas e grossistas.
Com um recorde de 100 stands e a expectativa de acolher cerca de 1.500 participantes, a convenção contará com a presença de empresas e marcas de referência nacionais e internacionais. O jantar de gala integrará um espetáculo com o cantor José Cid e a entrega do Prémio Carreira, cujo vencedor será revelado durante o evento. Estão também confirmadas as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e representantes da ASAE, AIMA e Centromarca.
Carla Esteves, diretora executiva da rede, sublinha: “Esta edição da nossa convenção irá, mais uma vez, destacar a força e a resiliência do pequeno e médio comércio de retalho, bem como a sua impressionante capacidade de adaptação e inovação. É um momento aguardado por todos os intervenientes do setor para realizar negócios, partilhar novidades e criar novas oportunidades e parcerias.”.
“As lojas de proximidade, os grossistas e as marcas encaram este evento como uma oportunidade única para negociações que lhes permitem chegar ao consumidor final com os melhores preços. A apresentação de novos produtos também é um dos
pontos altos da convenção. É este o papel da ‘Aqui é Fresco’ — usar a força da rede para garantir as melhores condições de compra”, acrescenta Carla Esteves.
Com a marca própria UP em expansão, já com mais de 600 referências nas áreas alimentar e não alimentar, a rede prevê continuar a diversificar a oferta em 2025, com foco adicional no canal Horeca.
Sob o mote “Juntos pela Economia Circular”, a convenção de 2025 aposta fortemente na sustentabilidade. Todos os excedentes alimentares serão doados à Fundação dos Armazenistas de Mercearia (FAM), e a rede mobilizou os seus fornecedores parceiros para apoiar a Fundação do Gil com doações de produtos. A ‘Aqui é Fresco’ integra ainda a plataforma Too Good To Go e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’.