Região de Lisboa exporta 100 garrafas por minuto. Reino Unido é principal mercado
Os vinhos da região de Lisboa exportam 100 garrafas por minuto para mais de 100 países. Segundo dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, as vendas de vinhos da região demarcada de Lisboa no exterior aumentaram 5% em volume e 7% em valor, alcançando uma quota de mercado de 20% das exportações de vinhos certificados nacionais

Hipersuper
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Os vinhos da região de Lisboa exportam 100 garrafas por minuto para mais de 100 países. Segundo dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, as vendas de vinhos da região demarcada no exterior aumentaram 5% em volume e 7% em valor, alcançando uma quota de mercado de 20% das exportações de vinhos certificados nacionais (IGP e DOP).
Para este desempenho contribuíram o crescimento registado “em todo o mercado europeu e o desempenho em alguns mercados onde a procura de vinhos de Lisboa está em forte alta, como o Canadá, Austrália e Israel”, destaca Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, citado em nota de imprensa. “Em 2022, o Reino Unido passou a ser o principal mercado de destino, destronando os Estados Unidos”, acrescenta.
A Região Demarcada de Lisboa engloba os vinhos IGP Lisboa e as DOP de Alenquer, Arruda, Torres-Vedras, Óbidos, Encostas D’ Aire, Aguardente da Lourinhã e Carcavelos, Colares e Bucelas, com um total de 10 mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais de 66 milhões de garrafas.
“Com um expressivo aumento de 9%, os vinhos de Lisboa alcançaram o melhor ano de sempre em 2022, com mais 5,5 milhões de garrafas colocadas no mercado face a 2021”, sublinha Francisco Toscano Rico, acrescentando que este desempenho resulta do aumento das vendas de vinhos brancos, mais de 25%, do crescimento das exportações e das vendas na restauração nacional que registaram o melhor ano de sempre, com crescimentos acima dos 100%, em volume e em valor”.