Portugal Fresh quer mudanças estruturais no Ministério da Agricultura e Alimentação
Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores salienta que “a nova estrutura do Ministério da Agricultura, mesmo que temporária, manifestamente não serve um setor que tem ambições de crescimento e investe há décadas na entrada em novos mercados, na inovação e na produção de alimentos essenciais”.

Hipersuper
Diogo Barbot: “A inovação é uma prática contínua que nos diferencia no mercado”
Fruit Attraction 2025 reforça crescimento e liderança com nova organização de setores e pavilhões
IKEA lança em Portugal plataforma de compra e venda em segunda mão
Arena Shopping cria um jardim da Páscoa com várias atividades
Nestlé Lindahls Protein lança “Good Move” para inspirar estilo de vida mais ativo
Cerveja Sagres reforça presença em eventos de música em Portugal
CVRTM dá a provar vinhos de Trás-os-Montes em Vilamoura
Parceria Spring GDS e MailAmericas visa e-commerce entre Europa e América Latina
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
UBBO Shopping Resort dinamiza atividades de Páscoa
A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, alerta para a necessidade de ser dada ao sector agroalimentar a importância que este merece e defende mudanças estruturais no Ministério da Agricultura e Alimentação que” implicam, não só a manutenção da Secretaria de Estado da Agricultura, como também a criação de uma Secretaria de Estado da Alimentação”.
Com um volume de negócios de 3841 milhões de euros, o setor das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores representa mais de 40% de todo o setor agrícola. Em 2021 as exportações destes produtos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 1700 milhões de euros (1731 milhões de euros), atingindo o valor mais alto de sempre.
“Sem uma Secretaria de Estado da Agricultura – e também sem uma muito necessária Secretaria de Estado da Alimentação – é impossível conquistar competitividade face aos países do sul da Europa, com quem Portugal concorre diretamente” sublinha a Portugal Fresh em comunicado.
A Portugal Fresh salienta que “a nova estrutura do Ministério da Agricultura, mesmo que temporária, manifestamente não serve um setor que tem ambições de crescimento e investe há décadas na entrada em novos mercados, na inovação e na produção de alimentos essenciais”.
“Precisamos de um Ministério da Agricultura e Alimentação robusto e competente capaz de enfrentar os inúmeros desafios e que trabalhe em estreita colaboração com o sector. Só podemos ter a ambição de manter o crescimento do volume de negócios do sector e das suas exportações, melhorando a remuneração aos produtores e tendo uma visão global de mercado. É fundamental reforçar a presença nos mercados que mais valorizam os nossos produtos e procurar novas oportunidades em mercados de valor acrescentado”, refere Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.