63% dos portugueses pretende fazer compras tanto online como em loja física neste Natal
63% dos portugueses assumem que neste Natal vão fazer compras tanto online como em lojas físicas. Esta é uma das conclusões de um estudo da Digital Turbine, em colaboração com […]

Ana Rita Almeida
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Logifrio recebe estrela Lean & Green pela estratégia de sustentabilidade
Dubai Chocolate Delight é a nova bebida das lojas Delta Coffee House Experience
Absorvit lança nova campanha dedicada ao desporto e reforça benefícios do magnésio
O futuro do retalho vai estar em debate no APCC Summit 2025
Macieira Cream Caramelo Salgado está de volta
Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
63% dos portugueses assumem que neste Natal vão fazer compras tanto online como em lojas físicas. Esta é uma das conclusões de um estudo da Digital Turbine, em colaboração com a GWI e a Adsmovil, que mostra o perfil e os hábitos de consumo dos consumidores portugueses para este período de Natal e Ano Novo.
41% dos inquiridos considera ainda uma boa opção comprar online e levantar as compras na loja física e 24% prefere levantar as compras online em locais de pick-up.
O estudo revela também que, no que diz respeito às prendas de Natal que os portugueses pretendem comprar, 49% dos inquiridos ponderam oferecer roupas, 34% escolhem os livros, 31% os produtos de beleza e saúde e 27% tem preferência pelos gift cards.
Smartphones presentes nas compras natal
Seja em compras online ou em compras em lojas físicas, o smartphone
Quando falamos em compras online, 33% dos inquiridos afirma preferir fazê-lo nas aplicações móveis das lojas, enquanto 7% dos entrevistados pretende usar a internet e os motores de busca. Já 14% pondera utilizar uma mistura dos dois.
Em relação às compras em lojas físicas, o smartphone ganha outras funções: 47% dos consumidores utiliza-o para tirar fotografias para futuras referências, 45% para pesquisar os preços praticados pela concorrência, 42% para verificar a disponibilidade dos produtos noutras lojas e 41% para pagar eletronicamente.
Os anúncios de Natal nos telemóveis têm impacto nos consumidores portugueses, com 70% dos inquiridos a afirmarem que se vissem num anúncio algo relevante para si, estariam dispostos a comprá-lo diretamente do anúncio.
Os inquiridos revelaram quais as expetativas do que pretendem encontrar nos anúncios de Natal: 64% espera encontrar cupões ou descontos, enquanto 46% pretendem encontrar ofertas relevantes, 45% pretendem ser informados acerca de oportunidades e compras disponíveis e 39% querem receber informação acerca de produtos ou de marcas.
Já quando falamos das reações desencadeadas pelos anúncios online de Natal, 18% dos inquiridos afirma que lê avaliações sobre o produto ou sobre a marca, 18% compara preços dos produtos ou dos serviços online, 16% pesquisa o produto ou a marca a ser publicitada na internet e 14% visita o website da marca.
Em relação a comprar o que se encontra nos anúncios, 27% dos inquiridos revela estar disposto a realizar a compra no próprio dia, 12% no dia seguinte, 37% compra-o passados alguns dias e 14% fá-lo depois de uma semana.