AB InBev estima que coronavírus tenha causado perdas de 285 milhões em receita
A AB InBev estima que o surto do vírus Covid-19 tenha resultado numa perda de 285 milhões de dólares em receitas, nos primeiros dois meses de 2020, e de cerca […]
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A AB InBev estima que o surto do vírus Covid-19 tenha resultado numa perda de 285 milhões de dólares em receitas, nos primeiros dois meses de 2020, e de cerca de 170 milhões de dólares em EBITDA, segundo o relatório de contas apresentado esta quinta-feira. Os valores são referentes apenas ao negócio na China.
A produtora de cerveja, dona de marcas como Corona, Beck’s ou Budweiser, espera que o EBITDA global caia em cerca de 10% no primeiro trimestre deste ano, devido não só ao vírus mas também a um contexto desafiante, especialmente no Brasil, explica.
Os resultados do ano de 2019 não foram satisfatórios para a produtora. As receitas líquidas cresceram 4,3% no último ano, registando uma desaceleração do aumento por hectolitro para os 3,1%. O volume de negócio das três marcas globais da empresa, nomeadamente, Budweiser, Stella Artois e Corona, juntas, aumentou 5,2%, face ao ano transato.
O EBITDA da companhia acelerou 2,7% para os 21.078 milhões de dólares durante o ano passado. Apenas no último trimestre, o EBITDA reduziu em 5,5% para os 5.343 milhões de dólares.
O lucro atribuível a acionistas da AB InBev foi de 8.086 milhões de dólares em 2019, tendo aumentado a partir dos 6.248 milhões de dólares em 2018.
“A nossa performance em 2019 ficou abaixo das nossas expetativas, e não estamos satisfeitos com os resultados”, declara a empresa no relatório. “Refletindo sobre o nosso desempenho em 2019, mantivemos o foco no crescimento da receita líquida e na criação de valor, adotando uma estratégia mais equilibrada entre crescimento de volume e receita por hectolitro”.
A empresa cresceu 1,1% em volume de vendas em 2019, que foi o terceiro ano consecutivo de subida em volume, com a taxa de crescimento “a acelerar a cada ano”.