AB InBev estima que coronavírus tenha causado perdas de 285 milhões em receita
A AB InBev estima que o surto do vírus Covid-19 tenha resultado numa perda de 285 milhões de dólares em receitas, nos primeiros dois meses de 2020, e de cerca […]

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
A AB InBev estima que o surto do vírus Covid-19 tenha resultado numa perda de 285 milhões de dólares em receitas, nos primeiros dois meses de 2020, e de cerca de 170 milhões de dólares em EBITDA, segundo o relatório de contas apresentado esta quinta-feira. Os valores são referentes apenas ao negócio na China.
A produtora de cerveja, dona de marcas como Corona, Beck’s ou Budweiser, espera que o EBITDA global caia em cerca de 10% no primeiro trimestre deste ano, devido não só ao vírus mas também a um contexto desafiante, especialmente no Brasil, explica.
Os resultados do ano de 2019 não foram satisfatórios para a produtora. As receitas líquidas cresceram 4,3% no último ano, registando uma desaceleração do aumento por hectolitro para os 3,1%. O volume de negócio das três marcas globais da empresa, nomeadamente, Budweiser, Stella Artois e Corona, juntas, aumentou 5,2%, face ao ano transato.
O EBITDA da companhia acelerou 2,7% para os 21.078 milhões de dólares durante o ano passado. Apenas no último trimestre, o EBITDA reduziu em 5,5% para os 5.343 milhões de dólares.
O lucro atribuível a acionistas da AB InBev foi de 8.086 milhões de dólares em 2019, tendo aumentado a partir dos 6.248 milhões de dólares em 2018.
“A nossa performance em 2019 ficou abaixo das nossas expetativas, e não estamos satisfeitos com os resultados”, declara a empresa no relatório. “Refletindo sobre o nosso desempenho em 2019, mantivemos o foco no crescimento da receita líquida e na criação de valor, adotando uma estratégia mais equilibrada entre crescimento de volume e receita por hectolitro”.
A empresa cresceu 1,1% em volume de vendas em 2019, que foi o terceiro ano consecutivo de subida em volume, com a taxa de crescimento “a acelerar a cada ano”.