Grupo DIA nomeia novo presidente executivo para o Brasil
O grupo Dia nomeou Marcelo Maia para o cargo de presidente executivo no Brasil, substituindo o croata Marin Dokozic. De acordo com a imprensa internacional, incorporação de Marcelo Maia representa uma mudança […]
Ana Catarina Monteiro
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
O grupo Dia nomeou Marcelo Maia para o cargo de presidente executivo no Brasil, substituindo o croata Marin Dokozic.
De acordo com a imprensa internacional, incorporação de Marcelo Maia representa uma mudança para aumentar a credibilidade junto dos fornecedores, já que o novo presidente tem como objetivo aumentar as margens das vendas do grupo espanhol no mercado brasileiro, através de um reforço do sortido de marca própria.
O novo presidente bebe da experiência no comércio brasileiro. Assumia até aqui a direção da cadeia brasileira de eletrónica e mobiliário Magazine Luiza e é sócio da lojas Maia.
No último ano, as arcas próprias representavam 30% dos produtos vendidos nas lojas do grupo DIA no Brasil, uma proporção que a empresa quer aumentar até 50%.
Marin Dokozic estava há um ano nos comandos da filial brasileira, tendo encerrado, entre janeiro e setembro, um centro de distribuição e 313 lojas, a maioria franquias, naquele país.
Esta é a segunda alteração na liderança do grupo DIA em menos de uma semana. A última foi a nomeação de Ricardo Álvarez, ex-diretor executivo de operações do Lidl nos Estados Unidos, como diretor-geral da empresa para Espanha.
A nível global (o gruo opera em Portugal, Espanha, Argentina e Brasil), as vendas líquidas do DIA sofreram uma quebra de 7,4%, nos primeiros nove meses de 2019, face ao período homólogo, para 5,08 mil milhões de euros.
Depois de escapar à falência durante o último ano, o grupo está a concretizar um processo de excisão de operações (hive down), através do qual pretende transferir as participações das várias filiais internacionais para sociedades luxemburguesas, as quais, por sua vez, serão integralmente participadas pelo grupo DIA, de forma direta ou indireta. A execução deste processo vai estender-se ao longo deste ano.