Produção de manteigas e queijos absorve dois terços do leite da União Europeia
A União Europeia processou 156,8 milhões de toneladas de leite gordo em 2018 e 67% deste total foi utilizado para produção de leite e manteiga

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A União Europeia processou 156,8 milhões de toneladas de leite gordo em 2018, sendo que dois terços (67%) deste total foi utilizado para produção de leite e manteiga, de acordo com dados publicados esta sexta-feira o Eurostat.
Portugal produziu 756 mil toneladas de leite (para beber) em 2018 e um total de 57 mil toneladas de bebidas à base de leite. No que diz respeito ao queijo o País totalizou as 80 mil toneladas.
As indústrias europeias de laticínios produziram 10,3 milhões de toneladas de queijo, assim como 2,4 milhões de toneladas de manteiga e outros produtos “gordos”, em 2018.
A Alemanha é o maior produtor de queijo na União Europeia, sendo responsável por um total de 2,2 milhões de toneladas, ou 22% do total da produção da União Europeia. Segue-se a França com uma fatia de 19% (1,9 milhões de toneladas de queijo) e Itália com 13% do total europeu (ou 1,3 milhões de toneladas).
Foram produzidas 30,1 milhões de toneladas de leite (para beber), dos quais 17 milhões de toneladas dizem respeito a leite sem remoção de gorduras (gordo) e 13 milhões de toneladas a leite magro.