Movimentação de mercadorias nos portos portugueses cai 12,9% no 3º trimestre
O movimento de mercadorias nos portos portugueses voltou a cair no terceiro trimestre do ano

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
O movimento de mercadorias nos portos portugueses voltou a cair no terceiro trimestre do ano. A quantidade de mercadorias movimentadas situou-se nos 20,6 milhões de toneladas, refletindo uma variação homóloga de -12,9%, de acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, esta sexta-feira. Já no segundo trimestre, os volumes movimentados caíam 9,2%.
A queda é da responsabilidade, sobretudo, do principal porte a nível nacional, o de Sines, que absorve 41,8% do total de carga movimentada. Este porto registou, entre julho e setembro, uma diminuição de 28,5% da carga movimentada, para um total de 8,6 milhões de toneladas de mercadorias carregadas e descarregadas.
Por sua vez, o porto de Leixões aumentou 11,9%, atingindo as 4,8 milhões de toneladas e um peso de 23,5% no total nacional. Lisboa também quebrou o ritmo de queda, tendo subido 3,1% face ao trimestre homólogo de 2018 para as 2,8 milhões de toneladas. Alcançou ainda uma quota de 13,5% no total nacional. Os portos de Setúbal e Aveiro registaram decréscimos de 7,5% e 4,5%, respetivamente, após as subidas de 2,8% e 6% registadas no trimestre anterior.
No terceiro trimestre de 2019 foram carregadas 7,5 milhões de toneladas de mercadorias nos portos portugueses, representando um decréscimo de 19% face ao período homólogo. O tráfego internacional, com 17,5 milhões de toneladas de mercadorias transportadas, representou 84,9% do total, enquanto o tráfego nacional diminuiu 10,9% alcançando 3,1 milhões de toneladas.
Com a exceção do transporte aéreo (que apresenta um aumento de 17,4% em termos de mercadoria transportada), no terceiro trimestre verificam-se reduções na movimentação de mercadorias em todos os modos de transporte. Além da já referida queda dos transportes marítimos, foram transportadas menos 15,9% de mercadorias por via ferrovia e menos 5,8% por via rodoviária, face ao mesmo trimestre do ano anterior.