Green Swan renova parque da Toys’r’us depois de vender cadeias Maxi Toys e Intertoys
“Dentro de quatro a cinco anos todas as lojas terão já o novo conceito”, explica Rodrigo Saraiva, responsável de Comunicação do Green Swan

Ana Catarina Monteiro
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
A cadeia de brinquedos Toys’r’us, liderada a nível ibérico pelo fundo português Green Swan, lançou uma nova geração de lojas, em Espanha, e tem prevista a reformulação dos seus espaços nos próximos anos.
O novo conceito “proibido não tocar” está já implementado “com muito sucesso em três lojas” em Espanha. “Agora vamos expandir o conceito ao resto das lojas. Estimamos que dentro de quatro a cinco anos todas as lojas terão já o novo conceito”, explica fonte do grupo Green Swan, ao Hipersuper.
O grupo de investimento adquiriu a filial ibérica Toys’r’us Iberia Real State em agosto de 2018, cinco meses depois de o grupo multinacional ter pedido proteção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA. Na altura, a cadeia contava com 53 estabelecimentos entre Portugal e Espanha (das quais 11 no mercado nacional.
A mesma fonte explica que este é um projeto em que o grupo está “focado e com diversos investimentos”. Além do referido conceito de loja física, “toda a plataforma tecnológica foi revista para também ter o e-commerce adequado às exigências e necessidades dos consumidores”, destaca.
Em setembro, uma outra fonte da insígnia explicou ao Hipersuper que o objetivo passa por chegar às 25 aberturas de lojas, entre Portugal e Espanha, nos próximos cinco anos. Deste plano, até agora, a Toys’r’us inaugurou três espaços: no centro comercial Islazul (Espanha), em setembro de 2018, no AlgarveShopping, em maio deste ano, e mais recentemente uma loja de rua em Madrid.
O gruo não adianta quais as próximas aberturas previstas para Portugal. “Quando tivermos contratos firmados anunciaremos. A nossa prioridade era o sul do País que não estava coberto. Agora com a abertura de Albufeira temos esse objetivo cumprido”, explica a fonte da Green Swan contactada pelo Hipersuper.
Compra e venda de insígnias Maxi Toys e Intertoys
Depois da Toys’r’us, o grupo continuou com as aquisições no segmento de brinquedos, retirando outra insígnia do vermelho. Este ano, o grupo comprou, em janeiro, a belga Maxi Toys e, em março, a holandesa Intertoys. Acabou depois por vender ambas, em setembro, ao Mirage Toys Group, da Holanda.
À data da aquisição por parte do fundo português, a Maxi Toys “estava a cair em vendas há cinco anos consecutivos”, dá conta. “Devido a uma estratégia agressiva de foco em marca própria, drop shipment e e-commerce, as vendas ao fim de sete meses estavam com crescimento anual superior a 6% [em termos de receitas like-for-like], o que foi uma surpresa agradável para nós”.
A estratégia delineada para a Maxi Toys foi de “dinamização da marca própria, com mais de 20 marcas e também a mudança do mix da empresa”.
A venda das insígnias ao Mirage Toys Group, surgiu por oportunidade. Sendo este um player “com bastante experiência e foco local”, abriu-se também a “oportunidade de juntar a Intertoys ao processo, associado a um contrato de acesso à marca própria da Maxi Toys por parte da Toys’r’us”, específica a fonte. Dada a possibilidade de manter, entre as várias marcas de brinquedos, uma relação de “coopetition”, o grupo “decidiu-se pela venda”.
Em conjunto, a Intertoys e a Maxi Toys representam receitas anuais de 400 milhões de euros, segundo o comunicado emitido pela Green Swan, em setembro, a dar conta da transação, da qual não revela pormenores financeiros.
A Intertoys detém 127 lojas próprias e 80 franchisadas, na Holanda. Já a Maxi Toys está espalhada por França, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, com 200 pontos de venda. Ainda sob os comandos da Green Swan, a Maxi Toys adquiriu a cadeia Bart Smite, aumentando a quota de mercado na Bélgica.
*Notícia alterada às 15h00 do dia 9 de dezembro de 2019 – A Green Swan garante que a filial ibérica da Toys’r’us não declarou insolvência junto dos tribunais de Madrid. Pediu, sim, proteção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.