Green Swan renova parque da Toys’r’us depois de vender cadeias Maxi Toys e Intertoys
“Dentro de quatro a cinco anos todas as lojas terão já o novo conceito”, explica Rodrigo Saraiva, responsável de Comunicação do Green Swan
Ana Catarina Monteiro
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
A cadeia de brinquedos Toys’r’us, liderada a nível ibérico pelo fundo português Green Swan, lançou uma nova geração de lojas, em Espanha, e tem prevista a reformulação dos seus espaços nos próximos anos.
O novo conceito “proibido não tocar” está já implementado “com muito sucesso em três lojas” em Espanha. “Agora vamos expandir o conceito ao resto das lojas. Estimamos que dentro de quatro a cinco anos todas as lojas terão já o novo conceito”, explica fonte do grupo Green Swan, ao Hipersuper.
O grupo de investimento adquiriu a filial ibérica Toys’r’us Iberia Real State em agosto de 2018, cinco meses depois de o grupo multinacional ter pedido proteção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA. Na altura, a cadeia contava com 53 estabelecimentos entre Portugal e Espanha (das quais 11 no mercado nacional.
A mesma fonte explica que este é um projeto em que o grupo está “focado e com diversos investimentos”. Além do referido conceito de loja física, “toda a plataforma tecnológica foi revista para também ter o e-commerce adequado às exigências e necessidades dos consumidores”, destaca.
Em setembro, uma outra fonte da insígnia explicou ao Hipersuper que o objetivo passa por chegar às 25 aberturas de lojas, entre Portugal e Espanha, nos próximos cinco anos. Deste plano, até agora, a Toys’r’us inaugurou três espaços: no centro comercial Islazul (Espanha), em setembro de 2018, no AlgarveShopping, em maio deste ano, e mais recentemente uma loja de rua em Madrid.
O gruo não adianta quais as próximas aberturas previstas para Portugal. “Quando tivermos contratos firmados anunciaremos. A nossa prioridade era o sul do País que não estava coberto. Agora com a abertura de Albufeira temos esse objetivo cumprido”, explica a fonte da Green Swan contactada pelo Hipersuper.
Compra e venda de insígnias Maxi Toys e Intertoys
Depois da Toys’r’us, o grupo continuou com as aquisições no segmento de brinquedos, retirando outra insígnia do vermelho. Este ano, o grupo comprou, em janeiro, a belga Maxi Toys e, em março, a holandesa Intertoys. Acabou depois por vender ambas, em setembro, ao Mirage Toys Group, da Holanda.
À data da aquisição por parte do fundo português, a Maxi Toys “estava a cair em vendas há cinco anos consecutivos”, dá conta. “Devido a uma estratégia agressiva de foco em marca própria, drop shipment e e-commerce, as vendas ao fim de sete meses estavam com crescimento anual superior a 6% [em termos de receitas like-for-like], o que foi uma surpresa agradável para nós”.
A estratégia delineada para a Maxi Toys foi de “dinamização da marca própria, com mais de 20 marcas e também a mudança do mix da empresa”.
A venda das insígnias ao Mirage Toys Group, surgiu por oportunidade. Sendo este um player “com bastante experiência e foco local”, abriu-se também a “oportunidade de juntar a Intertoys ao processo, associado a um contrato de acesso à marca própria da Maxi Toys por parte da Toys’r’us”, específica a fonte. Dada a possibilidade de manter, entre as várias marcas de brinquedos, uma relação de “coopetition”, o grupo “decidiu-se pela venda”.
Em conjunto, a Intertoys e a Maxi Toys representam receitas anuais de 400 milhões de euros, segundo o comunicado emitido pela Green Swan, em setembro, a dar conta da transação, da qual não revela pormenores financeiros.
A Intertoys detém 127 lojas próprias e 80 franchisadas, na Holanda. Já a Maxi Toys está espalhada por França, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, com 200 pontos de venda. Ainda sob os comandos da Green Swan, a Maxi Toys adquiriu a cadeia Bart Smite, aumentando a quota de mercado na Bélgica.
*Notícia alterada às 15h00 do dia 9 de dezembro de 2019 – A Green Swan garante que a filial ibérica da Toys’r’us não declarou insolvência junto dos tribunais de Madrid. Pediu, sim, proteção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.