Investimento imobiliário comercial cai 13% na Europa no primeiro semestre. Portugal não é exeção
2019 deve fechar com cerca de dois mil milhões de euros investidos em imobiliário comercial em Portugal, abaixo dos 3,1 mil milhões de euros alcançados no último ano
Ana Catarina Monteiro
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
Os investimentos comerciais no mercado europeu caíram 13% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período de 2018, para os cerca de 100 mil milhões de euros, de acordo com um relatório apresentado pela consultora imobiliária Worx.
O investimento estrangeiro na Europa caiu 10%, em termos homólogos, absorvendo a fatia de 50 mil milhões de euros. “Comparado a um ano 2018 muito ativo, o primeiro semestre de 2019 viu uma diminuição no investimento do Médio Oriente que permanece abaixo da média”, sublinha a Worx.
A maior transação a nível europeu realizada neste semestre pertence ao Citigroup, que adquiriu a 25 Canada Square, em Londres, por 1,3 mil milhões de euros. A consultora destaca ainda transações como a compra de um portefólio de logística de 405 milhões de euros na Suécia, por parte da Allianz; a Savills IM adquiriu um portefólio de comércio em França por 300 milhões de euros; e a Warburg-HIH & Hana AM comprou um prédio de escritórios em Amesterdão por 256 milhões de euros.
O mercado português não escapa à desaceleração do investimento comercial, incluindo o retalho.
Para o País, a consultora estima que o ano corrente feche com cerca de dois mil milhões de euros em investimento comercial, abaixo dos 3,1 mil milhões de euros investidos no último ano. O investimento comercial já ultrapassou os 1,5 mil milhões de euros este ano, “notando-se uma certa desaceleração em relação ao ano transato”.
O investimento comercial em Portugal é em 90% de origem estrangeira, sendo que os Estados Unidos, a Alemanha e a França compõem o pódio dos países com maior volume de investimento.
“Entre os negócios mais sonantes neste último trimestre está a compra do Algarve Shopping e do Albufeira Retail Park pela francesa FREY, à Iberia Coop por cerca de 180 milhões de euros, para um total de aproximadamente 60.000 metros quadrados de espaço de comércio entre os dois centros”, explica a Worx.
De salientar também a venda, por parte da Imofundos, de um portefólio de imóveis na área de logística e industrial, com mais de 60.000 metros quadrados no total, à M7 Real Estate, por cerca de 30 milhões de euros.