Walmart é única retalhista entre as 10 empresas que estão a mudar o mundo
A empresa de serviços financeiros JPMorgan Chase, a produtora alimentar DSM e a tecnológica Apple surgem, respetivamente, nas três primeiras posições da lista “Change the World”, elaborada pela revista Fortune
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Ana Catarina Monteiro
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A empresa de serviços financeiros JPMorgan Chase, a produtora alimentar DSM e a tecnológica Apple surgem, respetivamente, nas três primeiras posições da lista “Change the World”, elaborada pela revista Fortune, que pretende enumerar as empresas que estão a mudar o mundo.
No Top10 surge apenas uma empresa de distribuição – a Walmart, na sétima posição. Segundo a publicação, a maior cadeia de retalho norte-americana está a promover junto das suas dezenas de milhares uma cadeia de valor mais “amiga do ambiente”, eliminando gradualmente produtos químicos controversos. “O movimento inspirou a concorrência, como é exemplo a cadeia Target, a fazer esforços semelhantes. Até agora, diz a Walmart, os seus fornecedores removeram quase todos os produtos químicos prioritários dos produtos que vende”, lê-se no site da Fortune.
A Walmart faturou no último ano fiscal 485 873 milhões de dólares. A retalhista lucrou 13 643 milhões de dólares, apresentando atualmente um valor de mercado de 237 512 milhões de dólares.
Única produtora automóvel no Top 10
Por sua vez, a Toyota é a única produtora do setor automóvel presente entre as dez primeiras. A mara nipónica surge em oitavo lugar na lista, devido também aos seus esforços para um mundo mais verde. “A Tesla pode ter feito motores elétricos atrativos, mas a Toyota tornou-os onipresentes”, explica a publicação norte-americana, destacando o modelo Prius como carro híbrido a gás mais vendido, a nível mundial, e o automóvel de emissões zero Mirai. A produtora apresentou no último ano fiscal uma receita de 254 694 milhões de dólares, lucros de 16 899 milhões de dólares e está avaliada em 182 113 milhões de dólares.
A Fortune, em parceria com a FSG, consultora de impacto social sem fins lucrativos, a Shared Value Initiative, plataforma global para organizações que procuram soluções de negócios para desafios sociais e o professor Michael E. Porter da Harvard Business School, avaliam e classificam as empresas em três fatores: impacto social mensurável, resultados comerciais e nível de inovação. Os 50 melhores da lista Change the World foram selecionados pelos editores da Fortune com base nos relatórios e análises da revista.