Online é novo pilar de crescimento dos gelados Olá
Da praia para as festas em casa ou na empresa. Os carrinhos ambulantes que transportam os gelados da Olá podem agora ser encomendados pela internet para refrescarem as celebrações entre familiares, amigos ou colegas de trabalho
Ana Catarina Monteiro
Pingo Doce e GNR juntos em campanha solidária para apoiar idosos que passam o Natal sozinhos
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Da praia para as festas em casa ou na empresa. Os carrinhos ambulantes que transportam os gelados da Olá podem agora ser encomendados pela internet para refrescarem as celebrações entre familiares, amigos ou colegas de trabalho.
A marca de gelados que chegou há 58 anos a Portugal através da joint venture firmada entre a Unilever e a Jerónimo Martins enveredou pelo comércio online com a nova área de negócio “Olá na sua Festa”, a qual pretende revolucionar a forma como estes refrescos chegam aos consumidores portugueses.
Trata-se de uma plataforma destinada a clientes particulares ou empresas que queiram organizar os seus próprios eventos, assim como a negócios especializados na planificação de casamentos ou batizados, dá conta em entrevista ao HIPERSUPER Gonçalo Marques, responsável pelo serviço disponível no mercado luso desde final de abril. “Temos consciência que podemos estar a lançar as bases para um portal inovador de venda online de gelados e que pode ser um dos pilares de crescimento da marca no futuro”.
O site de ecommerce permite encomendar um pack personalizado – estão 23 gelados diferentes à disposição, incluindo as novidades deste ano das marcas Magnum, Cornetto e Solero e todos os gelados Ben&Jerry’s – ou escolher um dos quatro conjuntos pré-definidos, como os sortidos designados “Festa com os chefes” (95 unidades) ou “Festa com a Família” (141 unidades). A encomenda mínima tem um custo de 100 euros, valor do pack pré-feito “Festa com os Filhos” que apresenta 54 unidades, e pode ser solicitada até 48 horas antes do horário de entrega pretendido.
Os gelados chegarão aos eventos no emblemático carrinho ambulante da Olá, acompanhado de um promotor, “um serviço que recriará a verdadeira experiência da marca na festa”. Sem custos adicionais (transporte e promotor) para as encomendas de packs pré-feitos, o carro refrigerador e o “vendedor” permanecem no local durante o período de duas horas.
40 encomendas em menos de um mês
A Grande Lisboa foi a área escolhida para lançamento do novo serviço devido à “centralidade e oportunidades de mercado”, no que à “organização de festas” diz respeito. “Desde o lançamento da plataforma já recebemos cerca de 40 encomendas. Os resultados estão acima das expetativas. O grande potencial desta plataforma faz-nos acreditar que pode ser um importante pilar de crescimento”.
Sem descartar a hipótese de expandir o serviço a nível nacional, Gonçalo Marques sublinha que, antes de se pensar nesse caminho, há a necessidade de “testar a recetividade” da plataforma, a fim de “retirar aprendizagens para efetuar as alterações possíveis”. No final do ano, será feita a avaliação da performance do negócio para definição dos “próximos passos do projeto e da estratégia ecommerce da marca”.
Portugal é o segundo País a receber o serviço online da Heartbrand, a divisão de gelados da gigante do grande consumo Unilever que, ao longo dos mais de 30 países onde atua, assume marcas “umbrella” distintas. O logótipo em forma de coração é o mesmo mas em Espanha, por exemplo, a Olá corresponde à Frigo. No Brasil, os gelados são vendidos sob a alçada da Kibon. Foi, aliás, no mercado brasileiro que em 2014 surgiu o serviço que leva os carrinhos ambulantes a festas, concretamente na área urbana de São Paulo. “Graças à estratégia de marketing implementada e simplicidade da operação montada, o serviço online tem tido muito êxito no Brasil”, aponta o responsável.
A nível nacional, os gelados mais vendidos no último ano foram os Magnum, sendo que o canal que mais pesa nas vendas é o “out of home”. Além de estar presente na distribuição, a Olá vende para o canal Horeca e construiu os quiosques/lojas próprias, nos quais os clientes podem personalizar a oferta.
A categoria de gelados em Portugal foi uma das mais dinâmicas, dentro da alimentação, no ano móvel findo a 22 de abril deste ano. As vendas na distribuição atingiram os 101,3 milhões de euros, uma subida de 10% face ao período homólogo, segundo a consultora Nielsen. 78% dos lares portugueses comprou gelados ao longo daquele período, durante o qual foram vendidos 31,2 milhões de litros (+8%).