Almôndegas de cavala chegam ao mercado para colmatar subaproveitamento da espécie
Chegaram aos lineares da grande distribuição as novas almôndegas produzidas pela portuguesa Receituarium com recurso a um peixe subaproveitado – a cavala

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Chegaram aos lineares da grande distribuição as novas almôndegas produzidas pela portuguesa Receituarium com recurso a um peixe subaproveitado – a cavala.
As almôndegas de cavala, agora disponíveis ao consumidor, combinam especiarias e outros ingredientes naturais, não apresentando aditivos. Representam um trabalho de desenvolvimento que arrancou em novembro de 2015 pela mão da docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria Patrícia Borges, visando o escoamento e rentabilidade da captura de cavala. A espécie de pescado é considerada subaproveitada, ainda que seja “muito nutritiva”, explica a docente. “A cavala integra a classificação de peixe azul, é rica em ácidos gordos ómega 3, que aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o mau (LDL). A cavala é também rica em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, assim como em sais minerais – cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selénio”.
A produção exclusiva do inovador produto ficou entregue à marca Receituarium, que pretende assim contribuir para a sustentabilidade ambiental da região de Peniche, onde está sediada, no que diz respeito ao aproveitamento da cavala. Além disso, a empresa quis apresentar ao mercado um produto que promovesse o consumo de peixe entre as crianças, sendo que as novas almôndegas, comercializadas em embalagens de 0,5 kg, foram também pensadas para estarem disponíveis em cantinas escolares.
O produto chega ao mercado depois de ter valido à produtora de Peniche o prémio do Intermarché para a Produção Nacional, na categoria de Pesca e Preparados de Pesca, na última edição. As distinções da retalhista do grupo Os Mosqueteiros apoiam os produtores nacionais inseridos no programa Origens.
Leia também: Intermarché apoia 27 mil toneladas de produção nacional por ano (premium)