Negócios de retalho da Sonae ultrapassam pela primeira vez fasquia dos €5 mil milhões
As vendas conjuntas das unidades de retalho alimentar e especializado do grupo Sonae cresceram 7,2% para 5,2 mil milhões
Rita Gonçalves
Rialto lança linha de mini grissinos para o mercado português
Whisky ‘The Deacon’ da Pernod Ricard premiado no New Zealand Spirits Awards 2024
González Byass centraliza digitalmente os processos de despesas dos empregados do Grupo com SAP Concur
Sidul reforça gama especial para compotas
Mimosa lança novo leite sem lactose
‘Os Lusíadas’ inspira novo packaging da Quinta do Portal
Torrié lança edição especial de pacotes de açúcar com provérbios portugueses
Campanha da Associação Coração Delta quer chegar a 4500 idosos
Portugueses vão antecipar as compras de Natal na Black Friday
Produtores de abóboras promovem Halloween sem desperdício
As vendas conjuntas das unidades de retalho alimentar e especializado do grupo Sonae cresceram 7,2% em 2016, face ao ano anterior, para 5,2 mil milhões de euros. Pela primeira vez, ultrapassam a fasquia dos 5 mil milhões de euros.
Em comunicado enviado à CMVM ( Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com os resultados do ano passado, o grupo português explica que o resultado traduz a estratégia de expansão dos formatos de comodidade, o desempenho dos novos conceitos de loja, a aposta no conceito omnicanal e a internacionalização das insígnias.
As duas divisões – retalho alimentar e não alimentar – apresentam resultados positivos. As vendas da Sonae MC (Continente e Meu Super) subiram 5,6% para 3.687 milhões de euros. “Apesar do contexto de mercado bastante desafiante, fomos capazes de aumentar o volume de negócios em 5,6%. Este crescimento foi impulsionado por uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 1,9%” e pela “aposta na expansão das lojas urbanas Continente Bom Dia”, sublinha Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.
Leia também Expansão de lojas de conveniência é “desígnio estratégico” do Continente
A área de retalho especializado (Worten, Sport Zone, Zippy, MO, Salsa e Losan) acelerou 11,2% para um volume de negócios de 1.439 milhões de euros. Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, sublinha que quer o desempenho da Worten quer a performance da área “sports and fashion” ajudaram ao crescimento de duplo dígito. A estratégia omnicanal traçada para a Worten permitiu “fortalecer a posição competitiva com ganhos de quota em Portugal e um sólido crescimento das vendas online em Portugal e Espanha”. Para a evolução da área de moda e desporto contribuíram as novas empresas – Salsa e Losan – “além do portefólio original”, sublinha Miguel Mota Freitas.