Portugueses vão antecipar as compras de Natal na Black Friday
Um estudo da Netsonda para a Worten indica que 90% dos inquiridos pretende comprar na Black Friday e antecipar as compras de Natal.

Hipersuper
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
O estudo avança que este ano há mais portugueses disponíveis para gastar mais na Black Friday. Realizado pela Netsonda para a Worten, releva que 31% tencionam despender mais este ano do que em 2023 (26%), sobretudo na faixa etária dos 25 aos 34 anos. Uma grande fatia dos inquiridos (38%) afirma que pretende gastar tanto como no ano passado. Por outro lado, desceu a percentagem de pessoas que preveem gastar menos nesta campanha (31%) em relação ao ano anterior (42%).
Produtos de tecnologia (54%) continuam a ser o alvo da maioria dos portugueses nesta altura, seguidos de moda e acessórios (38%), mas também de eletrodomésticos (36%) e livros (33%).
No cômputo geral, 90% dos inquiridos afirma a intenção de comprar na Black Friday e revela a intenção de gastar 330 euros, ou seja, 8% a menos do que no ano passado (359 euros). A previsão de compra para 2024 é omnicanal (online e loja física), sendo que quem prevê comprar na Worten comprará mais em loja física (43%). Ainda assim, 38% refere que vai fazer as compras de forma exclusiva online, o valor mais alto desde 2020, em plena pandemia.
47% deverá antecipar compras de Natal
Cerca de metade dos participantes, 47%, vê na Black Friday a possibilidade de antecipar as compras de Natal, ou simplesmente de poder comprar com promoções (55%), e um grande número (72%) assume aproveitar as promoções para si mesmo. Mais de 2/5 dos potenciais compradores na Black Friday costumam começar a acompanhar os preços com uma antecedência entre um a dois meses, enquanto cerca de um terço não faz qualquer tipo de preparação.
No inquérito realizado, a Worten continua a ser a loja mais recordada por uma larga maioria (85%), mantendo a trajetória de crescimento dos últimos anos. A Fnac (46%) e a Rádio Popular (31%) fecham o top três de notoriedade. Em linha com o que se verificou no ano passado, as categorias que os portugueses mais tencionam comprar é tecnologia (54%), moda e acessórios (38%), eletrodomésticos (36%) e livros (33%). Em 2023, a categoria mais comprada na Worten foram os eletrodomésticos (47%), seguidos de tecnologia (44%).
O estudo afirma ainda que a campanha de Black Friday é a que tem mais notoriedade junto dos inquiridos (100%), por comparação com campanhas como a Cyber Monday (76%), os Hot Days (62%) ou os Singles Day (37%). Quanto à adesão a campanhas de Black Friday, as apps das marcas (82%) e a televisão (80%) são os canais com maior impacto junto dos participantes.
O estudo quantitativo foi realizado através da colocação de um questionário online junto do painel Netsonda. Com uma amostra representativa da população portuguesa entre os 18 e os 54 anos, residente em Portugal Continental, foram feitas 1.000 entrevistas entre os dias 2 e 9 de setembro de 2024. Esta dimensão de amostra corresponde a uma margem de erro de +/- 3,10%.