Smartwatch que auxilia compras de alimentos em loja vence prémio da Electrolux
A empresa de aparelhos para uso doméstico e profissional Electrolux premiou a solução Watch Yourself, um relógio inteligente que auxilia os consumidores no supermercado na compra de alimentos saudáveis

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A empresa de aparelhos para uso doméstico e profissional Electrolux premiou a solução Watch Yourself, um relógio inteligente que auxilia os consumidores no supermercado na compra de alimentos saudáveis.
A produtora sueca que detém marcas como Eureka, AEG ou Zanussi lançou em agosto o concurso Electrolux Ideas Lab para premiar as inovações que promovam uma cozinha mais caseira e sustentável no futuro. Após a fase de seleção, o vencedor foi agora conhecido. O prémio monetário de 10 mil euros, além de uma viagem a Estocolmo para conhecer os especialistas da empresa sueca, foi entregue a Hannes Lung. O estudante de design de produto da Estónia criou a solução Watch Yourself, um gadget de pulso que analisa os alimentos diretamente na prateleira do supermercado e sinaliza o consumidor quanto ao ajuste dos produtos para uma dieta saudável através de um sistema de leds com cores verde, vermelha e amarela. Além disso, apresenta automaticamente receitas – e respetivas listas de compras – criadas a partir dos ingredientes que o utilizador escolhe em loja.
“O autor deste projeto foi capaz de entrar na pele dos consumidores e resolver desafios no que diz respeito a compras de alimentos e gestão de estilos de vida de famílias atarefadas”, explica MaryKay Kopf, Chief Marketing Officer da Electrolux e membro do júri da competição que promove uma alimentação mais saudável e sustentável por via da tecnologia. No Top 50 do concurso estiveram representados 27 países e o público votou para escolher o Top 10. O júri avaliou os dez finalistas e selecionou o vencedor final. “Surgiram ideias que vão desde aplicações de smartphones, com aplicações que vão desde a partilha de alimentos até ao rastreamento de ingredientes, programas de alimentos partilhados, coleções de receitas e ferramentas de cozinha”.