Sonae IM conclui aquisição de participações em fundos detentores de empresas tecnológicas
A divisão de gestão de investimentos do grupo Sonae recebeu aprovação do Banco de Portugal para concluir o processo de aquisição de unidades de participação em três fundos de capital de risco

Ana Catarina Monteiro
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A divisão de gestão de investimentos do grupo Sonae recebeu aprovação do Banco de Portugal para concluir o processo de aquisição de unidades de participação em três fundos de capital de risco.
A Sonae Investment Management – Software and Technology (Sonae IM), na qualidade de principal investidor, fechou esta terça-feira a transação para aquisição de ativos na área tecnológica, através de participações no Fundo de Capital de Risco Espírito Santo Ventures Inovação e Internacionalização, no FCR – Espírito Santo Ventures II e no Fundo de Capital de Risco Espírito Santo Ventures III. As unidades de participação foram compradas ao Novo Banco e à subsidiária do mesmo Es Tech Ventures.
A conclusão do negócio, comunicado ao mercado no passado dia 5 de agosto pela multinacional de investimentos em empresas de base tecnológica, focadas em telecomunicações e retalho, surge agora no seguimento da obtenção da autorização do Banco de Portugal para a transação.
As aquisições permitem à Sonae IM reforçar o seu portefólio, uma vez que representam participações indiretas da investidora em empresas da área tecnológica detidas pelos fundos de capital de risco, como a Outsystems e a Feedzai. Estas “apresentam níveis significativos e consistentes de crescimento”, explica em comunicado a multinacional do grupo sediado na Maia, que espera beneficiar também de um “aumento das oportunidades de investimento e das opções de saída, além de potenciais coinvestimentos”.
Desta feita, a empresa do grupo Sonae detém agora participações em 34 empresas, das quais 11 são diretas e 23 através de fundos de investimento. As empresas controladas pela Sonae IM registam um volume de faturação de cerca de 115 milhões de euros e apresentam uma forte vertente multinacional, com escritórios em 11 países e empregando mais de 1100 colaboradores de 24 nacionalidades.