O que têm em comum as insígnias Carrefour, Furla, Coop e Burger King?
Carrefour, Furla, Coop e Burger King são algumas das insígnias que utilizam a capacidade analítica das soluções baseadas na “cloud” e em “softwares” locais da Qilk, para monitorizar as operações e otimizar o serviço ao cliente

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Carrefour, Furla, Coop e Burger King são algumas das insígnias que utilizam a capacidade analítica das soluções baseadas na “cloud” e em “softwares” locais da Qlik, para monitorizar as operações e otimizar o serviço ao cliente.
A plataforma de “visual analytics” Qulik é a escolha de alguns retalhistas internacionais para melhorar o acesso aos dados e monitorizar as operações, desde a loja aos fornecedores.
“A plataforma dá aos retalhistas visão clara sobre o que está a ocorrer na organização, numa loja, num departamento ou até mesmo numa determinada equipa.Conseguem alcançar uma melhor compreensão sobre as compras dos consumidores, fazer análises de afinidade para perceber que produtos se vendem mais vezes juntos, o que lhes permite personalizar a oferta ao cliente em conformidade. Podem ainda analisar dados relativos a transações e tráfego para assegurar que o número ideal de colaboradores está a trabalhar num determinado momento para proporcionar o melhor serviço possível ao cliente”, explica em comunicado a fornecedora de “business intelligence” orientada para o utilizador.
Uma das suas clientes é a Burger King Rússia, que dispõe de um sistema de análise das atividades de vendas e financeiras no mercado russo. ”Os colaboradores são capazes de mergulhar nos dados e comparar as vendas entre diferentes restaurantes e regiões, visualizando que refeições se vendem mais em cada região”.
A cadeia de supermercados holandesa Coop, trabalhou com a Qlik para receber “insights” diários sobre receitas e margens de lucro. “Atualmente, o departamento comercial da retalhista não precisa mais de abordar a equipa de TI quando pretende realizar uma análise de dados”.
Por sua vez, a empresa de e-commerce Ruedu Commerce, do grupo francês Carrefour, que trabalha com múltiplos negócios de pequena dimensão para levar os seus produtos até ao mercado, utiliza a plataforma para realizar análises de dados de vendas, desde a faturação ao número de pedidos, passando pelos produtos mais populares, assim como identificar categorias de produtos, marcas que vendem mais e tendências gerais de mercado. “A primeira aplicação desenvolvida com a Qlik permitiu à Ruedu Commerce ter uma visão mais clara da situação geral do comércio online, obtendo também uma perspetiva das taxas de cancelamento, pedidos não entregues e atrasos”, destaca a empresa.