Pagamentos com recurso à biometria: o que pensam os consumidores?
Mais de dois terços (68%) dos consumidores europeus mostra interesse em utilizar a biometria como método de autenticação de pagamento em casa ou no comércio local. A disponibilização destes métodos pode impulsionar sobretudo os negócios online, uma vez que quase um terço (31%) dos indivíduos abandona uma compra na internet devido ao processo de segurança de pagamento

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Mais de dois terços (68%) dos consumidores europeus mostra interesse em utilizar a biometria como método de autenticação de pagamento em casa ou no comércio local. A disponibilização destes métodos pode impulsionar sobretudo os negócios online, uma vez que quase um terço (31%) dos indivíduos abandona uma compra na internet devido ao processo de segurança de pagamento.
A autenticação biométrica valida a identidade através da medição de uma característica específica e intrínseca de um indivíduo, como impressões digitais ou padrões de retina. Metade dos europeus (51%) afirmam que este tipo de autenticação para pagamentos poderia criar uma experiência de mais rápida e fácil que os métodos tradicionais, de acordo com o novo estudo da Visa.
Para um terço dos consumidores europeus (33%), a autenticação biométrica significa que os dados poderiam estar seguros mesmo em caso de perda ou roubo do dispositivo.
O estudo que contou com a participação de mais de 14 000 consumidores europeus revela que a “discrição e a familiaridade” são fatores importantes para a aceitação dos métodos biométricos por parte dos europeus. Mais de metade (53%) dos inquiridos expressa preferência pela impressão digital, em detrimento de outras formas de autenticação biométrica no ato de pagamento, pela “facilidade de utilização e segurança”. 81% dos consumidores da Europa avalia as impressões digitais como a forma mais segura, seguida da digitalização da retina (76%). Por sua vez, o reconhecimento vocal ou facil é apontado como melhor método de pagamento biométrico em loja por 12% dos consumidores e online por 15%.
Ainda assim, os consumidores mostram-se mais dispostos a recorrer à biometria como método de pagamento quando associada a outros dispositivos, como um cartão ou um dispositivo móvel. Cerca de três quartos (73%) dos consumidores europeus avalia a autenticação com recurso à biometria associada a um dispositivo de pagamento como um método seguro de confirmação do titular da conta bancária.
“Um dos desafios para a tecnologia biométrica prende-se com os cenários onde esta é a única forma de autenticação. Ao contrário de um PIN que é inserido, quer correta quer incorretamente, a biometria não é uma medida binária, baseando-se antes na probabilidade de correspondência. A biometria funciona melhor quando associada a outros fatores, tais como o dispositivo, tecnologias de geolocalização ou um método de autenticação adicional”, diz Jonathan Vaux, Diretor Executivo de Parcerias de Inovação da Visa.