43% dos portugueses gasta total de subsídio de férias com outras despesas
57% dos portugueses usam o subsídio de férias com gastos relacionados com as férias. Destes, 15% utiliza-o na totalidade, 30% utiliza uma parte significativa e 12% utiliza uma pequena parte. Por outro lado, 28% dos portugueses diz não receber subsídio de férias

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
57% dos portugueses usam o subsídio de férias com gastos relacionados com as férias. Destes, 15% utiliza-o na totalidade, 30% utiliza uma parte significativa e 12% utiliza uma pequena parte. Por outro lado, 28% dos portugueses diz não receber subsídio de férias.
Entre os portugueses que não utilizam a totalidade do subsídio de férias com essa finalidade, 28% reserva o dinheiro para poupanças, 19% para a época do regresso às aulas, 14% aproveita a quantia para comprar vestuário e 13% para o pagamento de impostos. Há ainda quem utilize o que resta do subsídio para despesas do dia-a-dia (5%), amortização de créditos (5%), obras (4%) e compra de eletrodomésticos e imobiliário (1% para ambos os casos).
Os dados são do Observador Cetelem, que analisou as intenções de consumo dos portugueses para os próximos meses, revelando que 43% dos consumidores nacionais não gasta qualquer fatia do subsídio com despesas relacionadas com férias.
Entre os que aplicam o valor nas férias, há uma maior tendência para o gastarem na totalidade se viajarem para o exterior do país, do que se preferirem descansar do trabalho em Portugal. 44% dos portugueses que viajam para fora do país refere gastar a totalidade do subsídio, enquanto 26% dos que ficam por território nacional gastam o total do subsídio nas suas férias. 40% dos portugueses que preferem férias em Portugal gasta uma parte significativa do subsídio, embora não a totalidade.
O estudo foi feito através de um inquérito, aplicado a uma amostra de 600 indivíduos, residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 13 e 18 de maio.