Portugal Sou Eu alarga âmbito de intervenção em 2ª fase
O programa Portugal Sou Eu, lançado em 2012 pelo Governo para impulsionar a competitividade das empresas nacionais, alargou o perímetro de influência e o âmbito de intervenção com a entrada de seis novas entidades para a direção do projeto na sua segunda fase
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Ana Catarina Monteiro
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Foi assinado na última semana, em sessão sole no Ministério da Economia, o Modelo de Governação da Fase II do Portugal Sou Eu, que definiu a entrada das entidades CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas), APED (Associação Portuguesa das Empresas da Distribuição), AHRESP (Associação de Restauração e Similares de Portugal), AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e Turismo de Portugal.
Estas passam a integrar o Conselho Estratégico, presidido pelo Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, enquanto membros efetivos, juntando-se às restantes confederações, associações e entidades públicas que o compõem – a CIP (Confederação Empresarial de Portugal), CAP (Confederação de Agricultores de Portugal), CTP (Confederação do Turismo Português), AEP (Associação Empresarial de Portugal), ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses), AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa- Câmara de Comércio e Indústria), IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar), DGC (Direção-Geral do Consumidor), IPQ (Instituto Português da Qualidade) e GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral).
Nesta segunda fase, o Órgão Operacional é gerido e formado pela AEP, AIP-CCI, CAP, CCP, APED, AHRESP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a quem compete coordenar este mesmo órgão.
A entrada da CONFAGRI, do Turismo de Portugal e da AICEP no Conselho Estratégico vem reforçar as áreas de intervenção do programa na economia nacional. Por sua vez, no Órgão Operacional, responsável pela gestão do programa e coordenado pelo IAPMEI, “a entrada das novas entidades promotoras, a CCP, a APED e a AHRESP, vem dar um novo impulso ao programa, permitindo alargar com eficácia o âmbito de atuação aos setores da grande distribuição, do comércio a retalho e por grosso, os serviços, a restauração, hotelaria e serviços afins”, lê-se no comunicado enviado pelo gabinete de imprensa do programa.
O plano de ação do Portugal Sou Eu visa a articulação entre três eixos de atuação complementares dirigidos aos consumidores – promover e informar acerca da origem dos produtos e serviços e para a valorização da produção nacional, às empresas – aumentar a visibilidade da oferta de produtos e serviços do universo das PME (Pequenas e Médias Empresas) e da sua comercialização, e à Administração Pública – sensibilizar para reforçar a aproximação às PME.