O processo criativo de uma aplicação móvel
A Sonae desafiou jovens estudantes e empresários a criar uma aplicação móvel para reservar produtos personalizáveis. A vencedora contou ao HIPERSUPER como, em um mês, desenhou a ‘app’ Pronto a Levar
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Rita Gonçalves
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A Sonae desafiou jovens estudantes e empresários a criar uma aplicação móvel para reservar produtos personalizáveis. A vencedora contou ao HIPERSUPER como, em um mês, desenhou a ‘app’ Pronto a Levar
A Sonae desafiou empreendedores, estudantes universitários e recém-licenciados a desenvolverem uma aplicação para dispositivos móveis que permitisse fazer a gestão de reservas para produtos personalizáveis. A segunda edição do concurso Start APP, promovido pela divisão de retalho alimentar da Sonae, atraiu 125 candidaturas, dez chegaram à final e os seus autores tiveram de defender a aplicação junto do responsável de ecommerce e mobilidade da Sonae, Pedro Santos, e Celso Martinho, fundador do Sapo e atual CEO da recém-criada Brigth Pixel. Trata-se da incubadora da gigante lusa focada no investimento tecnológico para empresas e que pretende aproximar o talento, o meio académico, os empreendedores, as startups e as empresas.
Sílvia Santos, 24 anos, natural de Lisboa, detentora de um mestrado no IADE em design visual, é a grande vencedora deste concurso que este ano assinala a segunda edição. “A aplicação Pronto a Levar destacou-se das restantes ‘apps’ finalistas pela inovação e facilidade de utilização”, conta em entrevista ao HIPERSUPER Pedro Santos. “Os clientes podem escolher o produto que desejam personalizar, tais como os de padaria, pastelaria e refeições para levar, por exemplo.
A ‘app’ vai funcionar com um login que nos dirige para a homepage, onde o processo tem início. De seguida, somos imediatamente reencaminhados para os passos da personalização, onde vamos escolher e arrastar as opções desejadas para aquele produto. No fim, a reserva é guardada na lista, que tem ligação direta aos favoritos, nos quais podemos ter reservas recorrentes. O pagamento e a recolha do produto também podem ser feitos numa loja ou através da entrega em casa”.
O processo de criação
A possibilidade de desenvolver uma ideia do zero e o desafio criativo, constituíram os fatores de motivação de Sílvia Santos, a jovem vencedora. “Quando abri no meu computador os materiais da Sonae chamou-me logo à atenção o símbolo do certo pela assertividade e positivismo”, conta em entrevista ao HIPERSUPER. “A partir daqui, comecei a desenvolver a ideia de ‘check list’ e de como os passos desta se iriam desenvolver quase como um jogo. Complementei esta ideia com a forma de um círculo como base, por transmitir conforto e memorabilidade ao longo do fluxo da aplicação, tornando-a simples de ser entendida e consequentemente mais eficaz”. A que deve a escolha do nome? “Pronto da Levar é uma expressão idiomática portuguesa que acaba por transmitir a diversão e a facilidade de utilizar esta app. Este processo levou cerca de um mês”.
Que experiências e tendências de consumo tinha em mente quando criou a app? “Qualquer experiência com o utilizador deve ser divertida e muitas vezes este fator é posto de lado. Pensamos muito na marca no consumo, mas não pensamos no lado do utilizador e nos seus interesses. Antecipar as suas preocupações e desejos é importante, daí a utilização de campos como os “favoritos” que dão controlo ao utilizador e poupam o seu tempo”.
Com o prémio monetário de 5 mil euros, a estudante quer investir numa ideia criativa própria a prazo.
400 candidaturas em 2 edições
Em duas edições, a Sonae recebeu 400 candidaturas. “Uma preciosa ajuda para melhorar a experiência de compra quer em loja quer no canal digital”, sublinha Pedro Santos.
Há mais uma característica da aplicação vencedora que seduziu o júri: a ligação ao ecossistema da empresa. “Esta ligação é feita através da disponibilização das promoções em vigor ou através da possibilidade de obter as senhas de atendimento em formato digital. E o objetivo do ecossistema é reforçar a conveniência, comodidade e simplicidade”.
A aplicação Pronto a Levar vai ser utilizada nas lojas da divisão de retalho alimentar da Sonae – Continente, Modelo e Meu Super – a prazo. “Não temos data concreta porque queremos garantir que, quando ficar disponível, os clientes conseguem usufruir em pleno da app”.