Empty supermarket aisle,motion blur
Retrato do setor do franchising em Portugal
O setor de franchising em Portugal representa 2,73% do Produto Interno Bruto nacional. No ano passado, operava 552 marcas no mercado nacional, 28 das quais conceitos que nasceram em 2015

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os primeiros resultados do Censo de Franchising 2015 dão conta que, no ano passado, as redes de franchising foram responsáveis por 1,49% do emprego, o que corresponde a mais 67.760 postos de trabalho.
O setor de franchising em Portugal representa 2,73% do Produto Interno Bruto nacional. No ano passado, operava 552 marcas no mercado nacional, 28 das quais conceitos que nasceram em 2015.
Segundo o 21º Censo do Franchising em Portugal, o setor dos serviços continua a dominar, mas a restauração é o que mais cresce em 2015. Os serviços mantêm-se como o setor predominante no panorama do franchising em Portugal, correspondendo a 58,8% das marcas. Os conceitos de restauração evoluíram 2,8% face a 2014. Este setor foi o que mais cresceu no último ano, situando-se agora em 12% do total dos conceitos de negócio em franchising.
Relativamente ao país de origem das marcas presentes no mercado nacional, lideram os conceitos nacionais, que representam 66,9% do universo total das marcas. Espanha continua a consolidar a sua posição enquanto o segundo país de origem das marcas presentes no nosso País com 14,9%, um crescimento de 2% face ao ano anterior.