Maior frequência de compra impulsiona canal online no início do ano
As vendas online de bens de grande consumo cresceram 30% em volume nos primeiros dois meses de 2016, “impulsionadas sobretudo pelo incremento no número de compradores e aumento da frequência de compra”
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Rita Gonçalves
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As vendas online de bens de grande consumo cresceram 30% em volume nos primeiros dois meses de 2016, “impulsionadas sobretudo pelo incremento no número de compradores e aumento da frequência de compra neste canal”, revela uma análise da Kantar Wordpanel.
No que diz respeito ao mercado de moda online, concretamente vestuário e calçado, em 2015, também cresceu. “No entanto, a sua penetração ainda é limitada”, assegura a mesma fonte. “Na realidade, apenas 4,4% dos portugueses compraram roupa” pela Internet. “Mas, o canal está a conseguir aumentar muito a frequência de compra (+29%) e também o volume comprado em cada ato (+14%)”. Está em contraciclo com a tendência que se verifica no total do mercado nacional, explica a consultora.
“Estes dois vetores fizeram crescer em 16% o volume total de roupa comprada online, no ano passado. Um valor assinável, num mercado que em 2015 esteve estável, em Portugal. Importa acrescentar que há uma considerável descida do preço médio da roupa que se comprou via internet. Podemos concluir que o ‘shopper’ online português está a comprar mais quantidade de roupa, mais vezes, mas a optar por comprar a um preço médio menor, indicador que reduziu 11% em 2015, face a 2014”.