A montra internacional das feiras de negócio
O trio de feiras Paperworld, Creativeworld e Christmasworld atrai produtores e distribuidores de todo o mundo à Alemanha, em busca de oportunidades de negócio para várias áreas do grande consumo. Este ano participaram 14 empresas portuguesas
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O trio de feiras Paperworld, Creativeworld e Christmasworld atrai produtores e distribuidores de todo o mundo à Alemanha, em busca de oportunidades de negócio para várias áreas do grande consumo. Este ano participaram 14 empresas portuguesas.
Ana Catarina Monteiro, em Frankfurt*
Dedicada à apresentação de novos produtos para os mercados de “Do it yourself” (DIY), comércio eletrónico, arte e artigos educacionais, a Creativeworld atrai retalhistas e grossistas especializados de todo o mundo.
A feira surgiu da necessidade de dar destaque ao nicho de mercado de artigos para trabalhos manuais e ‘hobbies’, complementando a feira de papelaria e material de escritório Paperworld. Os certames decorrem anualmente em Frankfurt, em simultâneo com a mostra de decoração Christmasworld. Este ano, os eventos organizados pelo grupo alemão Messe Frankfurt tiveram lugar entre os dias 29 e 2 de fevereiro.
De Portugal, participou a Viarco – Indústria de Lápis. A única empresa portuguesa representada em 2016 na feira da “criatividade”, na qual participa há quatro anos consecutivos, deu a conhecer um produto “único no mundo”.
Graffiti moldável. Inovação portuguesa em Frankfurt
A empresa desenvolveu a inovação “Grafitti moldável”, que permite aos utilizadores desenharem de uma forma mais versátil. “É um “lápis” em forma de massa que pode ser moldada para o utilizador obter a forma que mais desejar, o que vai além do risco fino que o lápis permite fazer no papel. Pode ainda ser misturado com água, alterando a cor do grafitti”, explica ao HIPERSUPER Patrício Macedo, designer e diretor criativo da empresa. “Já nos disseram que este é o produto mais inovador aqui exposto”.
O produto foi apresentado em Portugal mas a marca não se encontra à venda no País. “Produzíamos para a marca própria do Continente até 2008. Queremos estar nos lineares com o nosso nome próprio e em Portugal não conseguimos”.
Por outro lado, a produtora centenária já conquistou distribuidores mundiais como a gigante do comércio eletrónico Amazon e retalhistas de países como Estados Unidos, China, Alemanha, França, Noruega, Dinamarca, Austrália e Coreia do Sul. Este último mercado, “surpreende pela quantidade de pontos de venda onde se encontram os produtos”, comenta o responsável. Este ano, a marca chega à Singapura, resultado de um investimento entre os “10 mil e os 15 mil euros” para participar na Creativeworld, que contou com 300 expositores de 30 países. A Viarco conquistou um volume de negócios de 650 mil euros em 2015.
Empresas portuguesas de papelaria ganham novos mercados
A mostra em que Portugal esteve melhor representado foi a Paperworld. O “maior certame do mundo” de artigos de papelaria contou com 12 expositores lusos entre os mais de 1 600 negócios de 60 países. A portuguesa Ambar é já um expositor habitual nesta feira. Participa desde 1995, apresentando inovações em materiais para o regresso às aulas e de escritório. Graças ao certame, a empresa “100% nacional” que exporta para 32 países, tem conseguido reconquistar mercados como “França, Eslovénia ou Alemanha”. Este último, “muito difícil de se chegar”, sublinha Fátima Araújo, Marketing manager da marca. Esta edição da feira abriu as portas para a produtora no Chipre, Hungria, Emirados Árabes Unidos, entre outros. “Também já temos muitas encomendas para Espanha”, destaca.
Também a grossista Olmar – Artigos de Papelaria foi à Alemanha mostrar as novas coleções das suas marcas próprias “Pajory” e “Fegol”, que pesam “60% nas vendas totais da empresa”, explica o administrador, João Oliveira. No último ano, a empresa conquistou um “volume de negócios de 17 milhões de euros” e está na Paperworld há seis anos consecutivos. “Nesta fase, os visitantes da feira já nos conhecem. Por isso, o nosso principal objetivo é otimizar contactos com os clientes que pretendem alargar a parceria connnosco”, dá conta. Os destinos mais importantes para a Olmar passam por Angola, Egito, sendo que está em “crescimento em Espanha e é a marca deste setor que mais vende em Malta”, destaca. Está também presente no “Brasil desde 2014”.
Quem dispensa apresentações na feira onde o “papel é rei” é a portuguesa Portucel, que entretanto assumiu a designação de The Navigator Company, “maior produtora de papel fino não revestido de impressão e escrita da Europa e líder mundial no segmento Premium de papéis de escritório com a marca Navigator”, com um dos maiores ’stands’ da feira onde marcaram também presença as marcas nacionais Make Notes, detida pela Sonae, a Firmo, entre outras.
De acordo com os dados da empresa organizadora do evento, nos países da zona euro o mercado de papel, material de escritório e papelaria atingiu em 2015 os 57,84 biliões de euros em vendas.
Christmasworld 2017 vai ter área exclusiva para flores naturais
O produtor de presépios Mario Jorge Oliveira Lopes foi o único expositor nacional presente na Christmasworld, que contou com 966 expositores e mais de 30 mil visitantes. Criada em 1997 com foco no Natal, esta feira tem vindo a alargar a outras decorações para ocasiões como Dia dos Namorados ou Halloween. A Messe Frankfurt anunciou este ano uma nova área inserida neste certame, a estrear em 2017. A Floradecora será dedicada exclusivamente ao mercado de flores naturais e decoração de jardim, que representa 26% das participações neste certame.
*A jornalista viajou a convite da Messe Frankfurt
*Notícia alterada às 15h50 do dia 29 de março de 2016 – Ao contrário do que anteriormente estava escrito, a The Navigator Company não é líder europeia na produção de papel reciclado.