Toyota revela vencedores de 2º concurso de inovação em empilhadores
A Toyota Material Handling Europe levou a cabo a segunda edição do concurso ‘Toyota Logistic Design Competition’. As ideias mais inovadoras para as soluções de movimentação de carga da marca foram anunciadas no evento CeMAT, destinado à imprensa
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A Toyota Material Handling Europe levou a cabo a segunda edição do concurso ‘Toyota Logistic Design Competition’. As ideias mais inovadoras para as soluções de movimentação de carga da marca foram anunciadas no evento CeMAT, destinado à imprensa.
O primeiro concurso Toyota Logistic Design Competition foi lançado em 2013 sobre o tema ‘Tow tractors: industrial machines in need of a makeover’. Este ano, estudantes e finalistas recentes de toda a Europa foram convidados a submeterem as suas propostas para a segunda edição da competição, que se concentrou no tema ‘Empilhadores. Como nunca os tinha visto antes’.
Aos participantes foi pedido para melhorarem ou revolucionarem o aspecto e a função dos empilhadores da empresa. O júri europeu da Toyota selecionou as propostas vencedoras, sendo que os vencedores receberam um prémio monetário e a oportunidade de se candidatarem a um estágio no Centro de Design.
O vencedor do 2º concurso de design foi o Flock, projetado pelo belga Fabian Breës, da universidade de Antuérpia, que desenhou um produto “eficiente ao nível de custo e energia”. O segundo classificado foi Josef Cerny da Eslováquia com o seu projeto designado por DLS (Drone Logistic System), “um conceito futuro e apelativo aos olhos, que se assemelha a um carro desportivo”. O terceiro lugar foi para os estudantes finlandeses Antti Laukkanen, Sami Laiho e Valjami Räisänen. Em conjunto desenharam o Toyota KAMU, que “retrata uma hamonia perfeita entre o homem e a máquina”, explica em comunicado a marca.
Os candidatos em primeiro, segundo e terceiro lugar receberam respectivamente prémios monetários no valor de 5 000 euros, 3 000 euros e 1 500 euros. Além disso, a marca entregou o prémio People’s Award, de 1 500 euros, com base na votação do público. Josef Cerny, o 2º finalista, consegiu convencer o público em geral. Os vencedores terão ainda oportunidade de se candidatarem a um estágio pago na Toyota Material Handling Europe Design Center.
A competição deste ano teve uma audiência “quatro vezes superior à da primeira edição”. A organização recebeu 565 registos (comparado com 132 em 2014) e foram considerados cerca de 100 submissões.
A Toyota revelou que “esta competição tornou-se agora um evento bianual e regular sendo o próximo em 2018” e que no próximo ano abre “de novo” o concurso “Toyota Logistic Design”.