Walmart reforça investimento no México e América Central
Depois de ter anunciado, no início do ano, o encerramento de 269 lojas nos Estados Unidos e na América Latina, a gigante da distribuição Walmart prevê investir 880 milhões de euros no “México e América Central” ao longo de 2016, um aumento de 17,6% face ao ano anterior
Ana Catarina Monteiro
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Depois de ter anunciado, no início do ano, o encerramento de 269 lojas nos Estados Unidos e na América Latina, a gigante da distribuição Walmart prevê investir 880 milhões de euros no “México e América Central” ao longo de 2016, um aumento de 17,6% face ao ano anterior.
A Walmart quer reforçar a produtividade, “diminuindo os custos das operações, assim como os dos produtos que compra e vende, para poder crescer em vendas”, como explica o diretor geral da Walmart México, Guilherme Loureiro, citado pela Inforetail.
Dos 880 milhões de euros destinados aos negócios no México e América Central, 39% será aplicado na abertura de novos espaços, 31% na melhoria das lojas existentes e 24% do valor em tecnologia e no comércio eletrónico. O restante montante (6%) dirige-se á logística.
O valor dispensado para o comércio eletrónico é o que mais cresce no orçamento da retalhista, devido ao “bom desempenho e potencial de desenvolvimento”.
De acordo com a CNN Expansión, Guilherme Loureiro afirma que “no último ano, o e-commerce da multinacional cresceu acima dos 30%, embora tenha representado apenas 0,2% das vendas totais” da cadeia de lojas presente em cerca de 28 países. “Estamos a construir a infraestrutura logística necessária para chegarmos a uma maior contribuição do comércio online nas vendas globais”.
Em 2016, a estratégia da Walmart para os mercados da América Central prioriza “crescer 3% em vendas por número de lojas comparável, 3% em vendas a partir de novas unidades e 1% em encomendas através da loja online”, presente em cerca de 11 países.
No último ano, a multinacional atingiu cerca de 24 mil milhões em vendas nas regiões do México e centro do continente americano, o que supões um crescimento de 11%, segundo a mesma fonte. A cadeia detém 2 351 lojas no México e 706 na América Central.