BA Glass e Corticeira Amorim desenvolvem nova embalagem em vidro com rolha capsulada
A 5ª edição da entrega de prémios “Glassberries Design Awards” será realizada em Madrid, capital espanhola, no decorrer do mês de junho. Este ano, a organizadora BA Glass alia-se à Corticeira Amorim, produtor e fornecedor português de rolhas de cortiça, para o desenvolvimento de uma nova embalagem de vidro com uma rolha capsulada

Ana Catarina Monteiro
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A 5ª edição da entrega de prémios “Glassberries Design Awards” será realizada em Madrid, capital espanhola, no decorrer do mês de junho. Este ano, a organizadora BA Glass alia-se à Corticeira Amorim, produtor e fornecedor português de rolhas de cortiça, para o desenvolvimento de uma nova embalagem de vidro com uma rolha capsulada.
A BA Glass, criada em 1912, dedica-se à produção de embalagens de vidro para as marcas da indústria alimentar e de bebidas. A empresa “tem aperfeiçoado um modelo de negócio assente na inovação e na orientação para o cliente”, tendo em conta as mais recentes tendências de mercado. “Estas incluem “lightweight”, garantia de segurança alimentar, desenvolvimento sustentável de embalagens e uma aposta em designs diferenciadores”. Durante 2015, a produtora desenvolveu 415 novos projetos e lançou 139 produtos.
A fim de promover a inovação de embalagens, a produtora organiza anualmente o concurso Glassberies Design Awards entre estudantes. Além de contar com o envolvimento da Corticeira Amorim, a próxima edição dos prémios de âmbito internacional conta com a participação de quatro faculdades portuguesas (Universidade Lusíada de Lisboa, Universidade da Beira Interior, ESAD de Matosinhos e Universidade de Aveiro), de quatro espanholas (EINA – Centre Universitari de Disseny i Art, IED Madrid e EASD – Escola d’Art i Superior de Design e Engenharia de Barcelona) e de três faculdades polacas (Academia de Belas Artes de Varsóvia, Academia de Belas Artes de Poznan e Academia de Belas Artes de Cracóvia).
Os estudantes poderão contar com o apoio da equipa de Inovação da BA Glass e da equipa da Corticeira Amorim para perceber como se desenham e produzem as embalagens de vidro e as potencialidades da cortiça como material. Simultaneamente, esta iniciativa permitirá à produtora tirar partido da criatividade e originalidade dos participantes para encontrar soluções inovadoras e com futuro potencial. Deste modo, o Glassberries destaca-se pela relação de proximidade que tende a criar entre a BA Glass e as universidades. As propostas enviadas serão avaliadas pela BA e pela Corticeira Amorim e o júri será composto por alguns clientes da empresa organizadora com experiência no segmento de espirituosos, por Drew Smith da Smith Lumen e por António Bezerra da agência Bar Lisboa.
A parceria com a empresa transformadora de cortiça vai permitir “o desenvolvimento completo de uma nova embalagem, que traz uma visão mais real de todo o conjunto e é uma clara aposta na inovação em torno do binómio vidro/cortiça”, explica em comunicado a BA Glass. O apoio da Corticeira Amorim é feito através da TOP SERIES, uma unidade dedicada ao design e produção de rolhas capsuladas, cujo portfolio contempla soluções exclusivas e diferenciadoras.
Com uma história que atravessa já três séculos, a Corticeira Amorim continua a ter na rolha de cortiça o seu principal produto, que a elevou a líder mundial na indústria, com um volume de negócios superior a 600 milhões de euros e mais de 22 mil clientes. E é no âmbito da Unidade de Negócio Rolhas que se têm lançado algumas das maiores inovações do setor que, desenvolvidas numa relação de proximidade com o mercado, pretendem afirmar a cortiça como o benchmarking em termos de vedantes, tirando partido da inequívoca preferência dos consumidores pelo vedante natural. As mais de 4200 mil milhões de rolhas que produz anualmente atestam o seu estatuto de líder no fornecimento de rolhas de cortiça, independentemente do segmento do vinho e em qualquer geografia.