BA Glass e Corticeira Amorim desenvolvem nova embalagem em vidro com rolha capsulada
A 5ª edição da entrega de prémios “Glassberries Design Awards” será realizada em Madrid, capital espanhola, no decorrer do mês de junho. Este ano, a organizadora BA Glass alia-se à Corticeira Amorim, produtor e fornecedor português de rolhas de cortiça, para o desenvolvimento de uma nova embalagem de vidro com uma rolha capsulada

Ana Catarina Monteiro
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
A 5ª edição da entrega de prémios “Glassberries Design Awards” será realizada em Madrid, capital espanhola, no decorrer do mês de junho. Este ano, a organizadora BA Glass alia-se à Corticeira Amorim, produtor e fornecedor português de rolhas de cortiça, para o desenvolvimento de uma nova embalagem de vidro com uma rolha capsulada.
A BA Glass, criada em 1912, dedica-se à produção de embalagens de vidro para as marcas da indústria alimentar e de bebidas. A empresa “tem aperfeiçoado um modelo de negócio assente na inovação e na orientação para o cliente”, tendo em conta as mais recentes tendências de mercado. “Estas incluem “lightweight”, garantia de segurança alimentar, desenvolvimento sustentável de embalagens e uma aposta em designs diferenciadores”. Durante 2015, a produtora desenvolveu 415 novos projetos e lançou 139 produtos.
A fim de promover a inovação de embalagens, a produtora organiza anualmente o concurso Glassberies Design Awards entre estudantes. Além de contar com o envolvimento da Corticeira Amorim, a próxima edição dos prémios de âmbito internacional conta com a participação de quatro faculdades portuguesas (Universidade Lusíada de Lisboa, Universidade da Beira Interior, ESAD de Matosinhos e Universidade de Aveiro), de quatro espanholas (EINA – Centre Universitari de Disseny i Art, IED Madrid e EASD – Escola d’Art i Superior de Design e Engenharia de Barcelona) e de três faculdades polacas (Academia de Belas Artes de Varsóvia, Academia de Belas Artes de Poznan e Academia de Belas Artes de Cracóvia).
Os estudantes poderão contar com o apoio da equipa de Inovação da BA Glass e da equipa da Corticeira Amorim para perceber como se desenham e produzem as embalagens de vidro e as potencialidades da cortiça como material. Simultaneamente, esta iniciativa permitirá à produtora tirar partido da criatividade e originalidade dos participantes para encontrar soluções inovadoras e com futuro potencial. Deste modo, o Glassberries destaca-se pela relação de proximidade que tende a criar entre a BA Glass e as universidades. As propostas enviadas serão avaliadas pela BA e pela Corticeira Amorim e o júri será composto por alguns clientes da empresa organizadora com experiência no segmento de espirituosos, por Drew Smith da Smith Lumen e por António Bezerra da agência Bar Lisboa.
A parceria com a empresa transformadora de cortiça vai permitir “o desenvolvimento completo de uma nova embalagem, que traz uma visão mais real de todo o conjunto e é uma clara aposta na inovação em torno do binómio vidro/cortiça”, explica em comunicado a BA Glass. O apoio da Corticeira Amorim é feito através da TOP SERIES, uma unidade dedicada ao design e produção de rolhas capsuladas, cujo portfolio contempla soluções exclusivas e diferenciadoras.
Com uma história que atravessa já três séculos, a Corticeira Amorim continua a ter na rolha de cortiça o seu principal produto, que a elevou a líder mundial na indústria, com um volume de negócios superior a 600 milhões de euros e mais de 22 mil clientes. E é no âmbito da Unidade de Negócio Rolhas que se têm lançado algumas das maiores inovações do setor que, desenvolvidas numa relação de proximidade com o mercado, pretendem afirmar a cortiça como o benchmarking em termos de vedantes, tirando partido da inequívoca preferência dos consumidores pelo vedante natural. As mais de 4200 mil milhões de rolhas que produz anualmente atestam o seu estatuto de líder no fornecimento de rolhas de cortiça, independentemente do segmento do vinho e em qualquer geografia.