Azkar testa distribuição em carro elétrico no centro de Málaga
O projeto piloto do transportador Azkar Dachser Group, em parceria com o município de Málaga, consiste no transporte flexível e ecológico de mercadorias para os lojistas do centro histórico daquela cidade espanhola

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
“Distribuição ecológica no centro da cidade”, é o nome do projeto piloto promovido pelo transportador Azkar Dachser Group, em parceria com o município de Málaga, Espanha, e que consiste no transporte flexível e ecológico de mercadorias para os lojistas do centro histórico daquela cidade espanhola. Chama-se “El Carrito” e é um veículo 100% elétrico, que percorre sete quilómetros pelas ruas antigas da cidade com a missão de distribuir pequenos volumes.
Com uma rede logística estritamente definida e rotas cronometradas, o transportador encarou a topografia da cidade de Málaga – reconhecidamente impermeável às normas logísticas – como um grande desafio. A solução encontrada para responder às necessidades de uma cidade em que 14% das lojas estão localizadas no centro histórico, oferece espaços de tempo de entrega muito exigentes. Com 72 horas de autonomia, o “El-Carrito” está a revolucionar os padrões da logística e serve de exemplo para outras cidades do mundo que se deparam com desafios idênticos.
O carro elétrico circula no centro da cidade durante 12 horas por dia, cinco dias por semana.