Carrefour adquire 36 hipermercados Eroski em Espanha
O Carrefour anunciou esta segunda-feira a aquisição de 36 hipermercados, oito galerias comerciais e 22 postos de combustível em Espanha, detidos pelo grupo Eroski
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
O Carrefour anunciou esta segunda-feira a aquisição de 36 hipermercados, oito galerias comerciais e 22 postos de combustível em Espanha, detidos pelo grupo Eroski.
Embora ainda não concluído, o acordo anunciado pelo Carrefour com a retalhista Eroski vai permitir ao grupo francês chegar a “27 novas cidades espanholas e fortalecer a sua posição no setor da alimentação”, avança o El País.
A aquisição abrange 36 hipermercados, incluindo oito galerias comerciais e 22 postos de gasolina associados aos estabelecimentos. O negócio totalizou os 205 milhões de euros.
Os 36 pontos de venda agora nas mãos da cadeia de retalho francesa representam no total 235 mil metros quadrados, sendo que o negócio aguarda ainda a aprovação das autoridades de concorrência, além de estar sujeito a “outras condições”.
Estes espaços representam 8,5% das vendas totais da cadeia espanhola. Considerando as vendas nas gasolineiras o valor sobe para 10,9%. Para a retalhista, a venda representa uma estratégia para “alcançar uma melhor situação financeira”.
A empresa assegurou, no entanto, que os postos de trabalho se irão manter e que vai investir em outras lojas. Pretende apostar em novas lojas próprias e sobretudo em aberturas sob o modelo de ‘franchising’. Garante ainda que vai remodelar uma parte da sua rede.
Esta é a segunda “grande” venda de lojas que a Eroski efetua no espaço de um ano, depois de em 2015 ter cedido por trespasse 144 supermercados à concorrente DIA, por 140 milhões de euros. Neste momento, a cadeia de origem basca conta com 53 hipermercados e 1 288 supermercados, dos quais 467 são franquias distribuídas por toda a Espanha, além de 19 espaços de comércio grossista.
Por sua vez, o Carrefour detém 173 hipermercados, 126 supermercados, 419 lojas de conveniência e 123 postos de combustível no país vizinho.