Carrefour adquire 36 hipermercados Eroski em Espanha
O Carrefour anunciou esta segunda-feira a aquisição de 36 hipermercados, oito galerias comerciais e 22 postos de combustível em Espanha, detidos pelo grupo Eroski

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Carrefour anunciou esta segunda-feira a aquisição de 36 hipermercados, oito galerias comerciais e 22 postos de combustível em Espanha, detidos pelo grupo Eroski.
Embora ainda não concluído, o acordo anunciado pelo Carrefour com a retalhista Eroski vai permitir ao grupo francês chegar a “27 novas cidades espanholas e fortalecer a sua posição no setor da alimentação”, avança o El País.
A aquisição abrange 36 hipermercados, incluindo oito galerias comerciais e 22 postos de gasolina associados aos estabelecimentos. O negócio totalizou os 205 milhões de euros.
Os 36 pontos de venda agora nas mãos da cadeia de retalho francesa representam no total 235 mil metros quadrados, sendo que o negócio aguarda ainda a aprovação das autoridades de concorrência, além de estar sujeito a “outras condições”.
Estes espaços representam 8,5% das vendas totais da cadeia espanhola. Considerando as vendas nas gasolineiras o valor sobe para 10,9%. Para a retalhista, a venda representa uma estratégia para “alcançar uma melhor situação financeira”.
A empresa assegurou, no entanto, que os postos de trabalho se irão manter e que vai investir em outras lojas. Pretende apostar em novas lojas próprias e sobretudo em aberturas sob o modelo de ‘franchising’. Garante ainda que vai remodelar uma parte da sua rede.
Esta é a segunda “grande” venda de lojas que a Eroski efetua no espaço de um ano, depois de em 2015 ter cedido por trespasse 144 supermercados à concorrente DIA, por 140 milhões de euros. Neste momento, a cadeia de origem basca conta com 53 hipermercados e 1 288 supermercados, dos quais 467 são franquias distribuídas por toda a Espanha, além de 19 espaços de comércio grossista.
Por sua vez, o Carrefour detém 173 hipermercados, 126 supermercados, 419 lojas de conveniência e 123 postos de combustível no país vizinho.