Grupo Europac quer ser “parceiro de embalagem na cadeia de fornecimento ao cliente“
“O nosso objetivo é posicionarmo-nos como o parceiro de embalagem na cadeia de fornecimento ao cliente. A nossa estratégia, baseada em aportar valor através de uma política proativa de desenvolvimento de serviços logísticos, é o que nos permitirá consegui-lo”, disse Carlos Larriba, diretor da divisão Packaging de Europac
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Rita Gonçalves
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Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
O Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa) inaugurou uma nova fábrica integrada de embalagem em Tânger, Marrocos.
“O nosso objetivo é posicionarmo-nos como o parceiro de embalagem na cadeia de fornecimento ao cliente. A nossa estratégia, baseada em aportar valor através de uma política proativa de desenvolvimento de serviços logísticos, desenho estrutural e gráfico, inovação nas novas embalagens e melhoria das já existentes, é o que nos permitirá consegui-lo”, disse Carlos Larriba, diretor da divisão Packaging de Europac.
A inauguração deste centro industrial é coerente com um modelo de negócio baseado na “integração de atividades, na proximidade geográfica e na otimização de sinergias logísticas e comerciais“. Esta fábrica representa um investimento de 30 milhões de euros e vai gerar 114 empregos diretos e 570 indiretos quando estiver a funcionar em pleno, tem uma capacidade instalada máxima de 100 milhões de metros quadrados (m2) de cartão ondulado ao ano, que se irá desenvolvendo à medida que o mercado cresça.
Estes valores fazem da fábrica de Tânger o maior investimento do grupo desde 2010, a primeira fora da Europa e o primeiro “greenfield“.
A fábrica encontra-se a 20 quilómetros de distância do Tânger Med Port, porto de referência do Mediterrâneo, destino de importação de bobinas de papel e ponto de partida da exportação do produto final da economia marroquina.
“A taxa de crescimento do PIB de Marrocos estima-se em 5% em 2016, um valor muito superior à média europeia, e 50% do PIB marroquino é proveniente dos setores industrial e agroalimentar, em que concentram a maioria dos nossos atuais clientes de embalagem”.