Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
Brainstorm. O que é a inteligência artificial e de que forma é aplicada ao marketing?
A resposta de Pedro Sanches |Diretor Departamento de Design da Opal Publicidade à pergunta da leitora Rosário Louro
Rita Gonçalves
Pingo Doce e GNR juntos em campanha solidária para apoiar idosos que passam o Natal sozinhos
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
A rubrica ‘Brainstorm’ pretende ser um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo. Esclareça as suas dúvidas e peça conselhos à equipa da agência de publicidade Opal, parceira do Hipersuper neste projeto. Envie um e-mail AQUI
Pergunta da leitora Rosário Louro:
O que é a inteligência artificial e de que forma é aplicada ao marketing?
Resposta de Pedro Sanches |Diretor Departamento de Design da Opal Publicidade
A inteligência artificial aplicada ao Marketing refere-se essencialmente à utilização de informação sobre o consumidor e de padrões de comportamento para vender. Isto é, o desenvolvimento da tecnologia leva a que muitos setores de atividade dependentes da internet sejam setores onde o impacto do desenvolvimento da inteligência artificial se fará sentir.
Resume-se a adivinhar o que os clientes querem, pesquisando grandes populações demográficas. Tendo como base dados recolhidos e analisados, sobre as preferências de visualização dos consumidores online, são criadas estatísticas informatizadas capazes de definirem preferências de consumo, independentemente da área de abrangência.
Futuramente, a inteligência artificial impactará, desde os consumidores aos anunciantes, às agências de media e aos proprietários dos meios de comunicação, pelo facto de não terem capacidade de ler e transformar dados em decisões.
Os telemóveis e os “wearable devices” estão a ganhar peso e a quantidade de conteúdos recolhidos em sites, blogues e redes sociais fornecem cada vez mais informações à inteligência artificial, permitindo, a curto prazo, criar perfis de audiência muito mais segmentados.