Edição digital
PUB
FMCG

Natura: “Não queremos vender artigos baratos de baixa qualidade”

Prestes a comemorar 20 anos em Portugal, a Natura entende que há ainda muitas portuguesas a conquistar e, para isso, necessita de apostar numa comunicação mais forte, dentro e fora de loja, evidenciando o que diferencia a marca: “a relação qualidade-preço”

Ana Catarina Monteiro
FMCG

Natura: “Não queremos vender artigos baratos de baixa qualidade”

Prestes a comemorar 20 anos em Portugal, a Natura entende que há ainda muitas portuguesas a conquistar e, para isso, necessita de apostar numa comunicação mais forte, dentro e fora de loja, evidenciando o que diferencia a marca: “a relação qualidade-preço”

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Logística
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Retalho
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Alimentar
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
Não Alimentar
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Retalho
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Retalho
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Retalho
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Retalho
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Bebidas
PUB

IMG_2962 Prestes a comemorar 20 anos em Portugal, a Natura entende que há ainda muitas portuguesas a conquistar e, para isso, necessita de apostar numa comunicação mais forte, dentro e fora de loja, evidenciando o que diferencia a marca: “a relação qualidade-preço”.

Há oito anos, toda a linha de vestuário e complementos à venda nas lojas Natura representava 30% das vendas totais da marca de moda, acessórios e bem-estar. Hoje, está direcionada para o público feminino, com as roupas e os acessórios para esse ‘target’ a ascenderem a 80% das vendas globais.

PUB

No entanto, segundo o diretor-geral para Portugal, José Lopez, a insígnia espanhola ainda não chegou a certos nichos de mercado entre o público feminino. “Há muitas senhoras jovens em Portugal que não sabem que a Natura tem produto, qualidade e preço para elas. E isto vamos conseguir, não só com comunicação em loja, mas também no exterior”.

IMG_2982A insígnia espanhola tem vindo, ao longo do último ano, a remodelar os pontos de venda e espera até ao final de 2017 ter as suas 40 lojas portuguesas adaptadas ao novo conceito. A última a adotar a nova imagem foi a do Chiado, em Lisboa, onde o diretor-geral esteve presente, no passado dia 15 de outubro, para cortar a fita de reabertura.

Nova imagem das lojas

A loja está mais iluminada, com organização e decoração diferentes, no sentido de facilitar o acesso às peças expostas e para que o produto “ganhe mais destaque” visualmente. O famoso urso que ficava à porta surge agora num ecrã digital, novidade que por enquanto “está em fase de teste, para verificar qual a reação do público”.

IMG_2975O novo conceito procura transmitir o espírito da marca, através de detalhes como os materiais dos suportes e iluminação ‘eco-friendly’, “com luzes ‘led’ de baixo consumo”, entre outras características que demonstram a “preocupação com a origem dos materiais utilizados” nos produtos da marca.

“Estamos a apostar numa nova experiência de compra, partindo da ideia que temos lojas realmente pequenas. Em média, têm à volta dos 150 metros quadrados, o tamanho ideal para os nossos pontos de venda que não têm armazém. Se reparar, a nossa concorrência tem espaços cinco ou dez vezes maiores. Temos que adaptar o conceito, o visual da loja, para que o produto tenha mais força e seja mais visível. Assim, podemos competir com o que encontramos lá fora”, explica o responsável.

IMG_3000

José Lopez, diretor-geral Natura

A empresa vende cerca de “500 mil peças por ano” e prevê este ano obter o “maior crescimento dos últimos três anos”. Depois de uma queda nas vendas em 2011 e 2012, nos dois últimos anos a empresa voltou aos resultados positivos. “Prevemos crescer este ano 8%, uma subida em relação ao resultado do último ano, e vamos manter este ritmo no próximo ano”.

O responsável não pretende, neste momento, aumentar o parque de lojas, mas tenciona abrir lojas de rua, “se houver oportunidade”, em zonas específicas. As próximas lojas a serem remodelas são as da Covilhã, Castelo Branco, Maia e São João da Madeira, com data marcada para fevereiro e março do ano que se aproxima.

“Temos um orçamento para 2016 otimista. Estamos confiantes na próxima campanha de verão”.

Novo departamento de Compras

A marca de moda e acessórios criou há cerca de um ano o Departamento de Compras. “A marca não comunicava e entendemos que no mundo da moda, onde estamos inseridos, temos que o fazer, mas com uma comunicação própria”, sublinha José Lopez.

IMG_2976A nova equipa está a trabalhar para a próxima campanha de verão, inserida no ano em que a insígnia comemora o seu 20º aniversário. “Vamos contar com algumas figuras públicas. A escolha de quem vai representar a marca é fundamental, porque queremos manter o nicho de mercado das senhoras dos 48 e 50 anos para cima, mas também para ganhar mais atenção entre o segmento das senhoras mais jovens que vão desde os 30 até aos 50 anos”.

O responsável considera que, “pelos padrões, bordados ou mesmos pelos próprios tecidos das peças”, as coleções para a estação mais quente “conseguem transmitir o ADN da marca melhor” do que as roupas de inverno.

Já a pensar na época estival, a empresa não deixa de fora, no entanto, a promoção da coleção que neste momento chega às lojas. Pelo segundo ano consecutivo, volta a apostar na rádio para comunicação de inverno, depois de o anúncio divulgado em dezembro de 2014 ter feito com que as lojas tivessem 20% mais visitas que no mesmo mês do ano anterior, quando não marcou presença nos meios. “Isto é uma prova clara de que temos que comunicar. Esperamos que as visitas cresçam o dobro, comparando com dezembro último”.

Combater os preços baixos da concorrência

IMG_2960Sem pretensão de aumentar o espaço das lojas ou reduzir o preço dos produtos, a marca pretende fazer face à concorrência “ensinando os clientes a apreciarem a qualidade dos produtos”.

“No mundo da moda, mais em Portugal, nos últimos quatro ou cinco anos praticamente tudo é levado a preço. Se repararmos, grandes marcas, que evidentemente também sofreram com a crise económica, fizeram campanhas publicitárias muito agressivas, focadas no preço. Então, o que tentamos transmitir aos clientes é que os nossos produtos oferecem uma boa relação qualidade-preço. Por exemplo, com o algodão orgânico que utilizamos, as peças podem ser lavadas 30 vezes que não se vão danificar. Não vamos vender artigos baratos que depois de duas ou três utilizações vão para o lixo. Queremos oferecer produtos de qualidade ao melhor preço possível”.

Para fazer face à espiral promocional que domina no mercado, a empresa “tem que trabalhar junto dos fornecedores, para tentar equilibrar o preço inicial”, tendo a “preocupação de manter sempre a qualidade do material” utilizado na produção dos artigos.

“O que para nós é claro, enquanto aspeto fundamental do negócio, é que não percamos a identidade. Acima de tudo, não queremos deixar de trabalhar o algodão orgânico, de trabalhar o linho puro, de saber onde e como são fabricados os nossos produtos. Fazemos questão de conhecer ao pormenor cada uma das nossas fábricas, na Índia e na China”.

15% do algodão utilizado nas peças da Natura é orgânico. Mas porque não 100%? “Porque ninguém paga 40 euros por uma blusa simples produzida com algodão orgânico de qualidade. A cliente está disposta a pagar cerca de 20 euros por uma dessas peças. Quando chega às nossas lojas e um funcionário lhe dá uma explicação técnica ou profissional sobre a produção das nossas peças, esta diz que, ainda assim, considera o preço elevado e logo não está interessada. Lamentavelmente, a realidade é esta”, denota José Lopez.

Apesar das circunstâncias, insiste que a marca “nunca irá trabalhar com um algodão que não tenha uma gramagem mínima aceitável. Os produtos poderiam custar muito menos mas temos essa preocupação”. É este tipo de trabalho que a Natura pretende mostrar aos consumidores, de forma a “ensinar o cliente a valorizar este tipo de valores”.

Trabalho com instituições

Até agora, para transmitir as suas bases, a marca não procedia a campanhas junto do público, mas sim junto das instituições, manifestando preocupação ambiental e responsabilidade social.

IMG_2998“Há uma parte da marca que trabalha também com ONG (Organizações Não Governamentais). Temos um prémio anual, que se repete já há 15 anos e que dirige donativos muito expressivos, aportados pelas lojas de Espanha e Portugal, a projetos de ajuda humanitária que muitas vezes se aplicam em África. Uma obra que é feita todos os anos”.

A empresa detém lojas pela Península Ibérica, mas a cadeia leva a cabo iniciativas de responsabilidade social de acordo com as necessidades de cada país. No ano passado, por exemplo, a rede nacional angariou “quase 33 mil euros”, utilizados para a compra de equipamentos “modernos” para os Bombeiros Voluntários de Coja, no conselho de Arganil. “Posso dizer que no dia de entre, os bombeiros receberam 34 equipamentos individuais da Natura, enquanto a Câmara [de Arganil] entregou cinco”.

A empresa garante que vai continuar a desenvolver o trabalho que tem feito, no apoio a entidades e a projetos de ajuda humanitária, convicta de que a divulgação destas ajudas irá aumentar a perceção dos valores incutidos na marca, por parte do público.

“Não somos uma multinacional nem nada que se pareça e há muita gente que não conhece a Natura e que não percebe o significado deste tipo de campanhas, quando realizadas por uma marca média pequena. Temos que investir na comunicação destes valores”, conclui o diretor-geral.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Logística
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Retalho
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Alimentar
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
Não Alimentar
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Retalho
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Retalho
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Retalho
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Retalho
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Bebidas
Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo

A Montiqueijo pretende tornar o processo de produção de queijo mais prático e interativo, ao mesmo tempo que estimula a criatividade dos mais pequenos, através do passatempo “De Pequenino se Faz o Queijinho”.

Os vencedores habilitam-se a ganhar, como prémio, o brinquedo “Mini Fábrica de Queijo” e uma experiência dupla para que possam tornar-se mestres queijeiros por um dia. Cada pessoa pode participar de forma ilimitada desde que, em cada participação, tenha adquirido um produto Montiqueijo, informa a empresa.

O passatempo decorrerá entre 24 de fevereiro e 4 de maio e serão sorteados 10 brinquedos por semana, contabilizando 100 prémios no total.

A participação nesta ação implica a compra de um produto fresco Montiqueijo – Queijo Fresco ou Requeijão – sendo que, posteriormente, apenas é necessário anexar a fatura de compra (de utilização única e que que deverá ser feita em território português), escrever uma frase criativa que inclua a palavra “Montiqueijo” e preencher o formulário de participação. Tudo isto deverá ser feito no website da marca.

A frase mais criativa – que será submetida às regras de participação do passatempo e selecionada consoante os critérios de atribuição previstos no regulamento – terá ainda a oportunidade de receber um prémio especial, “ser queijeiro por um dia!”. Esta experiência será para duas pessoas, que poderão visitar a fábrica da empresa e participar na linha de produção dos queijos, seguindo as regras de protocolo de segurança alimentar, e demais regras existentes e em vigor na fábrica, que serão indicadas previamente.

Os vencedores serão anunciados na página do passatempo semanalmente e contactados no prazo máximo de cinco dias úteis desde a data de publicação do resultado na área do passatempo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Não Alimentar

Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D

A Brother apresenta duas novas impressoras de etiquetas de secretária de 2 polegadas linerless: TD-2320DFC203 e TD-2350DFC203.

Estes modelos juntam-se à gama lançada no final do ano passado, aumentado a oferta da Brother em soluções de impressão de etiquetas sem papel de suporte ou linerless: uma tecnologia em crescente procura pelo seu impacto positivo na eficiência operacional e na sustentabilidade. Com os novos dispositivos, a Brother completa a sua oferta linerlerss com um total de 12 modelos: 4 de secretária (TD) e 8 portáteis (RJ).

“Com estes novos modelos conseguimos consolidar a nossa aposta na etiquetagem linerless, uma tecnologia que melhora a eficiência operacional dos nossos clientes e reduz o impacto ambiental”, afirma José Ramón Sanz, Responsável de Marketing de produto da Brother Iberia.

“Sabemos que a sustentabilidade e a otimização dos custos são prioridades em setores como a logística, retalho e restauração e estas impressoras foram desenhadas, sem dúvida, para responder a essas necessidades. A flexibilidade que oferecem permite às empresas melhorar a sua produtividade e reduzir o desperdício de material, alinhando-se com uma estratégia mais sustentável”, reforça.

As duas novas impressoras de etiquetas de secretária de 2 polegadas são versões com capacidade linerless, dos modelos TD-2320D203 e TD-2350D203, lançados em dezembro. Mantêm o design compacto, a facilidade de utilização e a tecnologia térmica direta das suas antecessoras, mas com a vantagem de funcionarem exclusivamente com rolos de etiquetas sem papel de suporte.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda

Após a recente inauguração do Estúdio de Planificação e Encomenda em Beja, no início de fevereiro, o novo estúdio em Guimarães será o décimo sexto espaço da marca neste formato.

tagsIkea

A IKEA continua a expandir a sua presença em Portugal e a cidade de Guimarães vai receber o novo Estúdio de Planificação e Encomenda, que será inaugurado no dia 23 de abril. Localizado no Espaço Guimarães, este novo espaço irá oferecer aos clientes a oportunidade de planificarem diferentes divisões da casa, com especial foco em cozinhas e roupeiros e encomendar todos os produtos da gama IKEA.

“Com este novo espaço, pretendemos oferecer aos Vimaranenses um acesso mais fácil e conveniente aos nossos produtos, permitindo-lhes planificar as suas casas de forma personalizada, funcional e sustentável. Estamos comprometidos em tornar o design acessível a todos, oferecendo sempre com soluções práticas e a preços acessíveis, e esta abertura é mais um passo nesta direção”, sublinha Elisabete Marinho, market manager na IKEA Portugal.

 

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve

O Lidl, juntamente com a equipa Lidl-Trek, patrocinada pela insígnia, vai marcar presença na Volta ao Algarve reforçando o seu compromisso com a modalidade e a comunidade.

tagsLidl

Para Nuno Rodrigues, diretor geral de marketing e estratégia promocional do Lidl Portugal, “o desporto é um pilar fundamental da nossa estratégia de responsabilidade social. Através destas parcerias, queremos não só apoiar atletas e competições de alto nível, mas também inspirar a comunidade a adotar estilos de vida mais saudáveis. Acreditamos que o desporto tem o poder de unir pessoas e transformar hábitos em estilos de vida mais sustentáveis e é nisso que continuaremos a investir.”

O Lidl Portugal vai promover, no dia 21 de fevereiro, uma Fan Zone, na loja de Vila Real de Santo António, onde os visitantes terão oportunidade de acompanhar, em direto, a parte final da etapa da Volta ao Algarve, através de um ecrã gigante, numa zona lounge especialmente preparada para o evento.

As atividades a terem lugar na loja Lidl de Vila Real de Santo António, incluem bicicletas de batidos onde os participantes poderão preparar os seus próprios batidos pedalando em bicicletas adaptadas; um Lidl Quizz com perguntas sobre ciclismo e nutrição, com oferta de prémios aos vencedores, entre outros. Para além da Fan Zone, o Lidl estará presente ao longo de toda a Volta ao Algarve com ativações itinerantes em algumas das localidades por onde passa a competição, permitindo um contacto mais próximo com os fãs da modalidade e, no final de todas as etapas, a distribuição de brindes.

A presença do Lidl na Volta ao Algarve reforça o seu compromisso com o desporto, incentivando a mobilidade e o bem-estar.

Para além desta ação, em Portugal, o Lidl apoia ativamente várias modalidades desportivas, entre as quais: triatlo (Lidl Setúbal Triathlon, Triatlo Longo de Caminha, Triatlo de São Martinho do Porto, entre outras), corridas e maratonas (Lidl São Silvestre de Lisboa, Lidl São Silvestre Cidade do Porto e Lidl Corrida de Santo António, etc). De igual modo, a insígnia apoia os Lidl Stars, um conjunto de jovens promessas do desporto nacional com potencial olímpico.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024

A VIA Outlets, detentora em Portugal dos centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet, sublinha o aumento de 6,8% nas vendas das marcas em relação a 2023, chegando a um novo máximo recorde de 1,45 mil milhões de euros.

A VIA Outlets, detentora em Portugal dos centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet,  acaba de divulgar os seus resultados anuais e sublinha o aumento de 6,8% nas vendas das marcas em relação a 2023, chegando a um novo máximo recorde de 1,45 mil milhões de euros. Os grandes projetos de remodelação e remerchandising geraram um crescimento de 5% no número de visitantes nos 11 centros da VIA Outlets em nove países europeus em 2024, com um total de visitas a atingir mais de 32 milhões de pessoas.

“O crescimento relevante da VIA Outlets nas vendas das marcas ao longo do ano passado demonstra a maior maturidade dos nossos centros outlet europeus como destinos de compras, assim como o sucesso da nossa estratégia dos 3-R, Remodelling, Remarketing e Remerchandising.” começa por explicar Otto Ambagtsheer, CEO da VIA Outlets.

“Embora continuemos a investir, como parte da nossa estratégia de crescimento orgânico, em grandes projetos de expansão e remodelação, como os da Suíça e de Portugal, também procuramos ativamente complementar o crescimento inorgânico da VIA Outlets com possíveis aquisições seletivas em mercados onde acreditamos que a nossa experiência pode acrescentar valor aos ativos.”, acrescenta.

“O ano de 2024 foi verdadeiramente excecional para os centros VIA Outlets em Portugal. Conseguimos bater novos recordes de vendas das marcas e convidados, o que reflete não apenas a qualidade da nossa oferta, mas também o impacto positivo das transformações que temos vindo a implementar”, afirma Jorge Pinto Fernandes, Business Director da VIA Outlets em Portugal. “Com a remodelação do Freeport Lisboa Fashion Outlet e a expansão do Vila do Conde Porto Fashion Outlet, estamos confiantes de que continuaremos a crescer e a consolidar a nossa posição como destinos de referência para as marcas e para quem nos visita.” Refira-se que o Vila do Conde Porto Fashion Outlet está a preparar uma expansão para os 10.000 m2, com inauguração prevista para o 4º trimestre de 2025.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Young parents and their small kids talking while having breakfast in dining room.

Alimentar

Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar

A iniciativa ‘Alimentologia’ visa “contribuir para a literacia alimentar, saúde e bem-estar dos portugueses”, desmistificando mitos associados a alimentos e respetivos hábitos alimentares.

Hipersuper

Sob o mote ‘Alimentologia: A ciência por detrás dos mitos’, os conteúdos desta iniciativa da Nestlé Portugal foram desenvolvidos por especialistas em nutrição, que explicam, de forma clara e acessível, os princípios científicos que sustentam ou refutam crenças alimentares comuns.

Segundo a Nestlé Portugal, os conteúdos abordam temas essenciais para uma alimentação equilibrada e sustentável, esclarecendo dúvidas, como o papel do açúcar num padrão alimentar saudável, o impacto do consumo de café na saúde, a inclusão dos hidratos de carbono e outros aspetos fundamentais da nutrição, como a leitura e compreensão dos rótulos dos alimentos, ajudando os portugueses a fazer escolhas informadas.

“Dados recentes do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde revelam que os hábitos alimentares inadequados são o segundo fator de risco para a mortalidade precoce em Portugal. Dessa forma, a Nestlé pretende ser um agente promotor de impacto positivo e a nossa missão é tornar a informação baseada na ciência acessível aos consumidores, permitindo-lhes tomar decisões alimentares mais conscientes e saudáveis. Com o projeto Alimentologia, pretendemos aumentar o conhecimento sobre alimentação, contribuir para escolhas mais informadas, identificar mitos e clarificar conceitos, e, assim, promover a saúde das gerações atuais e futuras, e do nosso planeta.”, destaca Ana Leonor Perdigão, responsável de Nutrition, Health & Wellness da Nestlé Portugal

A iniciativa já se encontra disponível na plataforma digital Alimentologia, onde os consumidores podem aceder a conteúdos educativos e esclarecedores sobre nutrição.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas

Casa Relvas – Vinha do Vale Chardonnay 2024, Casa Relvas – Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024 e Casa Relvas – Vinha de São Miguel Trincadeira 2023, são as novidades do produtor.

Hipersuper

Os novos Casa Relvas Chardonnay, Syrah Sem Cor e Trincadeira reforçam a oferta de vinhos monocastas, “destacando a diversidade e qualidade das vinhas da região, assim como a busca e novos terroirs”, apresenta a Casa Relvas. A gama de monovarietais do produtor alentejano passa a contar com 11 referências. Das colheitas de 2023 no vinho tinto, e 2024 nos brancos, estes novos vinhos vieram juntar-se às referências de monocastas apresentadas em 2022. Para além da própria casta, os rótulos destes vinhos têm também a indicação da vinha de onde são provenientes as uvas, bem como a sua localização.

“Nos últimos anos temos vindo a adquirir e plantar novas vinhas em diferentes terroirs que se têm vindo a provar de exceção, e por isso decidimos ir aumentando a nossa gama de monocastas com uvas provenientes de outros lugares, que achamos que têm resultados em vinhos muito interessantes”, explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas. “A produção de monovarietais é sempre um grande desafio, porque cada casta tem as suas especificidades, o seu tempo de maturação e diferentes níveis de adaptação aos solos, o que também é um estímulo para a equipa da Casa Relvas”, acrescenta.

O Casa Relvas – Vinha do Vale Chardonnay 2024 é produzido com uvas da Vinha do Vale, na Aldeia da Serra, num vale do sopé Sul da Serra d’Ossa. A Vinha do Vale está plantada em solos argilo-xistosos pouco profundos, que obrigam as plantas a lançarem as raízes na profundidade do xisto, o que origina vinhos com muita mineralidade e grande frescura. O Vinha do Vale Chardonnay 2024, com produção de dez mil garrafas, estagiou quatro meses em barricas de carvalho francês. “É um vinho amarelo citrino, de aroma fresco e vibrante, a maçã verde, melão, pêssego e aromas cítricos, em equilíbrio com notas de baunilha, muito discretas. Apresenta bom volume de boca e acidez muito equilibrada, a terminar num fim de boca longo”, apresenta o produtor.

Com uvas da Vinha do Ribeiro, plantada em 2015 em Orada, na região de Borba, o Casa Relvas – Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024 é um Blanc de Noirs, um vinho branco feito exclusivamente a partir de uvas tintas, neste caso da casta Syrah. “O principal objetivo de se produzir um Blanc de Noirs vai muito para além do aspeto comercial, pois é através desta técnica que se conseguem obter vinhos brancos com mais estrutura e complexidade”, explica o produtor. Depois de um estágio de quatro meses ‘sur lies’ (manter o vinho em contato com as borras finas, ou seja, as leveduras) o resultado é um vinho de cor amarela, com laivos dourados. Com aroma complexo de pêssego, damasco, maçã verde, pera e frutas cítricas, é possível também identificar algumas notas de flores brancas, como jasmim e flor de laranjeira. Foram produzidas 40 mil garrafas deste Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024.

Por último, o Casa Relvas – Vinha de São Miguel Trincadeira 2023 é feito com uvas da Herdade de São Miguel, Redondo, onde começou a a história da Casa e Família Relvas. A Vinha de São Miguel foi plantada em 2003, junto à barragem da Herdade de São Miguel, numa encosta virada a norte. Com uma estágio de 12 meses em tonel, “este é um vinho de cor rubi com reflexos violeta, que apresenta um aroma intrigante e sofisticado com delicadas notas de flores brancas, que lhe conferem um toque de leveza e frescura. “Revela também nuances de floresta molhada e, por fim, os aromas evoluem para subtis notas de tabaco, adicionando profundidade e elegância. Na boca sentem-se taninos sedosos e ligeiros com excelente persistência e mineralidade”, apresenta a Casa Relvas, que produziu 12.500 garrafas deste monovarietal.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.