Ingrediente inovador para indústria alimentar promete substituir açúcar e gordura
A 5enseinfood investiu €1,4 milhões para conceber um ingrediente que ambiciona substituir o açúcar e a gordura na confeção de alimentos. À base de aveia, tem numerosas aplicações na indústria alimentar e de bebidas

Rita Gonçalves
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Chama-se Oatvita e é um novo ingrediente alimentar funcional à base de aveia pensado para substituir o açúcar e a gordura na confeção de alimentos. Com numerosas aplicações na indústria alimentar e de bebidas, o ingrediente começará a ser comercializado no mercado nacional no primeiro trimestre do próximo ano.
Tudo começou na Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa, pela mão de Isabel Franco e Joana Inácio que criaram este ingrediente para dar resposta à “carência de produtos mais saudáveis” e combater o “crescimento de intolerâncias e alergias alimentares, assim como da obesidade e das doenças cardiovasculares”, sublinha em entrevista ao Hipersuper José Amorim de Sousa, CEO da 5enseinfood, empresa que produz e comercializa o Oatvita. As promotoras do projeto, Isabel Franco e Joana Inácio, ocupam atualmente os cargos de Chief Technologic Officer (CTO) e de Chief Scientific Officer (CSO9), respetivamente, na 5enseinfood.
“Consumidores mais informados, exigentes e conscientes impulsionam a economia e caracterizam um mercado cada vez mais global, dinâmico e inovador. Hoje, os consumidores estão mais interessados e atentos à informação nutricional e à saúde alimentar, conscientes que uma alimentação saudável, associada a um modelo de vida equilibrado, aumentam a qualidade e a esperança de vida. O Oatvita acompanha esta tendência e poderá contribuir junto das indústrias de grande consumo para o desenvolvimento e comercialização de alimentos e bebidas capazes de dar resposta a esta procura crescente”.
Com o apoio do programa CoHitec da Cotec Portugal, a associação empresarial para a inovação, foi desenvolvido o modelo de negócio e patenteada a solução, segundo o conceito ‘product by process’. “Depois, a equipa de promotores do projeto constituiu a empresa 5enseinfood, apresentou uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e abriu o capital à entrada de investidores, em 2013, de forma a assegurar os meios necessários à implementação do plano de negócios”, conta José de Sousa.
Iogurtes, molhos, gelados, sobremesas e bebidas
Desenvolvido a partir de um processo de fabrico proprietário, o ingrediente é “constituído à base de aveia fermentada (preparado aquoso), à qual podem ser incorporados probióticos ou outros princípios ativos microencapsulados”. Com aplicação em diversas categorias da indústria alimentar – como iogurtes, molhos culinários, gelados e sorvetes, sobremesas e bebidas (com vegetais, fruta ou smoothies) – está em fase de testes industriais na fábrica que a empresa construiu em Alfena (concelho de Valongo). O investimento inicial do projeto é de 1,4 milhões de euros.
Segundo o CEO da 5enseinfood, pelas características nutricionais e organoléticas, o novo ingrediente confere aos alimentos finais uma “cremosidade e um sabor únicos, contribuiu para a “redução do colesterol, para o equilíbrio da flora intestinal, para uma maior saciedade e é apto para pessoas com intolerância à lactose e ao glúten”.
Este ingrediente industrial posiciona-se nos segmentos de bem-estar, de saúde do trato digestivo e controlo de peso e tem como clientes-alvo os produtores de alimentos e bebidas. “Estamos a trabalhar com clientes e parceiros tendo em vista o desenvolvimento de diferentes produtos de consumo final, incorporando o Oatvita na sua formulação, produtos esses que beneficiarão das suas propriedades nutricionais e organoléticas em função da respetiva taxa de incorporação. Paralelamente, estamos a desenvolver contatos e projetos de colaboração com clientes internacionais para o lançamento do produto noutros mercados, concretamente Espanha, numa primeira fase”.
O novo produto foi reconhecido, na categoria inovação, nos Nutrition Awards 2010, agraciado com uma menção honrosa, e dois anos depois foi distinguido no European Food Venture Forum.