Nova ‘app’ IBM Watson Trend alerta para tendências de compras de Natal
A IBM lançou esta semana a ‘app’ Watson Trend, que alerta os consumidores para as principais tendências da época festiva que se avizinha, prevendo com base no rastreamento das plataformas sociais os produtos que serão mais ou menos procurados
Ana Catarina Monteiro
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A IBM lançou esta semana a ‘app’ Watson Trend, que alerta os consumidores para as principais tendências da época festiva que se avizinha, prevendo com base no rastreamento das plataformas sociais os produtos que serão mais ou menos procurados.
A aplicação Watson Trends, desenvolvida com base na tecnologia Watson, sistema de computação cognitiva com capacidades de linguagem natural e de ‘machine learning’ da multinacional de tecnologia, analisa dezenas de milhões de conversas online, rastreando 10 000 fontes de informação em plataformas sociais, como sites, blogues, fóruns, comentários, classificações e opiniões. A plataforma está disponível através de ‘download’ gratuito na App Store da Apple.
Ao contrário de outras aplicações ou listagens que fornecem uma classificação estática de produtos que estão em voga, esta ‘app’ revela como os consumidores se sentem em relação a produtos que estão a pensar comprar ou que já tenham adquirido.
A solução consegue analisar o sentimento dos consumidores e identificar padrões e tendências por forma a revelar o porquê de se escolherem determinados produtos ou marcas em detrimento de outras. A aplicação usa ainda analítica preditiva para antecipar se uma tendência em particular é passageira ou se se manterá.
Os utilizadores têm acesso à lista de 100 produtos e tendências que estão em alta, em três categorias – eletrónica de consumo, brinquedos e ‘fitness’ e saúde.
Algumas sugestões para esta época festiva, tendo por base a informação nas redes ao dia de lançamento da ‘app’, 18 de novembro, dizem respeito por exemplo ao novo filme Star Wars – O Despertar da Força – com estreia agendada para dezembro. “O filme vai tornar as novas ofertas desta linha da marca de brinquedos num dos presentes mais desejados da temporada. Neste caso, a aplicação aconselha os consumidores a tirarem partido das ofertas iniciais da ‘Black Friday’ e fazerem a sua compra com antecedência”.
Relativamente a calçado desportivo, o Watson indica que os consumidores estão a optar por marcas de ténis que prometem ajudar a prevenir lesões, mas “existe ainda uma grande tendência por modelos que apresentem um ‘design’ diferente e alguma versatilidade entre calçado desportivo e casual. Os ‘posts’ e comentários sobre os ténis de corrida da Nike são duas vezes mais predominantes entre as mulheres do que entre os homens”.
Para a ‘Black Friday’ que se aproxima, segundo a gingante de tecnologia, pela primeira vez os consumidores norte-americanos vão utilizar mais os seus dispositivos móveis do que o computador para encontrar online os melhores produtos e promoções. É ainda esperado que o tráfego móvel registe um aumento de 57% nos dias que antecedem a ‘Black Friday’, mais 17% do que em 2014.
A ferramenta incorpora uma combinação de capacidades da plataforma aberta Watson Developer da IBM, incluindo análise de sentimento, extração de palavras-chave, ‘tagging’ de conceitos e classificação taxinómica. “No futuro, esta solução continuará a evoluir com a adição de novos recursos, incluindo dados geográficos e de linguagem, e um aumento da personalização por forma a atender aos interesses e às preferências específicas de cada consumidor”.