Empresas enfrentam desafios de um grupo de trabalho multigeracional
Neste momento, quatro gerações constituem a população ativa. “Os “Baby Boomers”, a Geração X, a Geração do Milénio e a emergente Geração Z” representam, segundo a Ricoh, um desafio para as empresas que têm que garantir condições de trabalho a uma combinação de gerações que utiliza estilos de trabalho diferentes
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Ana Catarina Monteiro
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Neste momento, quatro gerações constituem a população ativa. “Os “Baby Boomers”, a Geração X, a Geração do Milénio e a emergente Geração Z” representam, segundo a Ricoh, um desafio para as empresas que têm que garantir condições de trabalho a uma combinação de gerações que utiliza estilos de trabalho diferentes.
“Pela primeira vez na história, existem quatro gerações distintas no seio da população ativa”, aponta a Ricoh. O estudo denominado Local de Trabalho 4G, realizado pela Coleman Parkes Research e patrocinado pela Ricoh Europe, revela como as empresas tentam acomodar as quatro gerações.
65% dos inquiridos considera que existirem diferenças claras na forma como pessoas de diferentes gerações trabalham, mas, as empresas não conseguem responder às necessidades de um grupo de trabalho multigeracional, como referem 52% dos inquiridos.
Apesar de 88% dos trabalhadores de todas as gerações acreditar que ter um grupo de trabalho com diferentes faixas etárias é uma vantagem para qualquer empresa, mais de metade – 54% – afirma que a sua empresa não adapta as práticas de trabalho às novas gerações.
Entre a geração Z, que está a entrar no mercado de trabalho, 73% acredita que os empregadores irão satisfazer as suas necessidades, enquanto apenas 48%dos inquiridos de outras gerações concorda.
Outras das conclusões do estudo é que a comunicação presencial está em declínio, já que 77% dos ‘baby boomers’ preferem a comunicação presencial contra 58% da geração Z .
O inquérito foi realizado em julho de 2015 e incluiu 3352 inquiridos de oito setores, incluindo o ensino, legal, utilitários/energia, cuidados de saúde, setor público, retalho, fabrico e serviços financeiros. Os inquiridos participantes eram oriundos do Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Bélgica, países nórdicos (Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca), Suíça, Rússia, Médio Oriente, Turquia e África do Sul.