Vendas ‘m-commerce’ na Europa crescem 54% na primeira metade do ano
Os pagamentos móveis – a partir de dispositivos móveis – cresceram 54% na Europa, em termos homólogos, entre janeiro e junho de 2015, ascendendo aos 1,5 milhões de transações. Julho, por sua vez, foi o mês em que se realizaram mais compras através de tablets, smartphones, entre outros

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os pagamentos móveis – a partir de dispositivos móveis – cresceram 54% na Europa, em termos homólogos, entre janeiro e junho de 2015, ascendendo aos 1,5 milhões de transações. Julho, por sua vez, foi o mês em que se realizaram mais compras através de tablets, smartphones, entre outros.
Só durante o último mês de julho, foram efetuadas na Europa 1,7 milhões de compras m-commerce. Comparando com 2013, as transações por via de dispositivos móveis cresceram 179%, na primeira metade deste ano.
Além do aumento das vendas, o estudo “Mobile Performance Barometer 2015 1er semestre”, da empresa de marketing e afiliação Zanox, mostra ainda que o valor de cada pagamento também evoluiu, para uma média de 95 euros por compra.
O estudo levado a cabo em nove países europeus e no Brasil, citado pela revista espanhola Diario da Retail, indica que os tablets continuam a ser os dispositivos móveis mais utilizados para efetuar compras online.
Apesar de o desktop ser o meio mais utilizado (72%) para efetuar compras online, os dispositivos móveis têm uma penetração de 25% nas compras online.Entre os “móveis”, os tablets representam 15% das transações e os smartphones 13%, sendo este último o dispositivo que apresenta maior crescimento em utilização. Enquanto durante o primeiro semestre de 2014 representavam 6% dos pagamentos de compras online, na primeira metade deste ano subiram para os 13%.
Por mercados, o crescimento de vendas móveis mais expressivo pertence ao Brasil (121%). Na Europa, a Alemanha lidera com um crescimento de 64%, seguida de Itália com 58%, perto do Reino Unido, onde o m-commerce subiu 56% em vendas na primeira metade do ano, em termos homólogos.
Por outro lado, os suíços são os que gastam mais em cada transação mobile, com uma média de 140 euros por compra.
O estudo baseou-se em 3 600 programas de anunciantes de setores como retalho, viagens e finanças.