CEO da Sonae SR discursa na “The Everywhere Store”: “Fenómeno de ‘showrooming’ está a dar lugar ao ‘webrooming’”
A conferência “The Everywhere Store”, reuniu na semana passada, em Madrid, retalhistas mundiais da Europa, América Latina, África do Sul, Estados Unidos da América e Ásia. Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, partilhou, no evento realizado pela Tlantic, a sua visão sobre a emergência do omnicanal no setor do retalho
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Ana Catarina Monteiro
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A conferência “The Everywhere Store”, reuniu na semana passada, em Madrid, retalhistas mundiais da Europa, América Latina, África do Sul, Estados Unidos da América e Ásia. Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, partilhou, no evento realizado pela Tlantic, a sua visão sobre a emergência do omnicanal no setor do retalho.
A “The Everywhere Store” é uma conferência internacional para o setor do retalho, focada nas novas tendências e tecnologias. Organizada pela Tlantic, empresa de nacional especializada em tecnologias para o setor do retalho, a edição de 2015 decorreu nos dias 1 e 2 de outubro com o apoio da IE Business School, tendo como tema “One Retailer, Many Journeys, One Experience”.
A Tlantic desenvolve tecnologia para o retalho da Sonae, que marcou presença na conferência através dos responsáveis Miguel Mota Freitas, CEO (chief executive officer) da Sonae SR e Mário Pereira, administrador responsável pela Worten.
Na apresentação denominada “The ‘where-it-matters´store”, o CEO discursou sobre a emergência do omnicanal no retalho a nível mundial, “colocando o cliente como o epicentro da estratégia de desenvolvimento da empresa”.
De acordo com dados divulgados na apresentação do responsável, o fenómeno de ‘showrooming’ – pesquisa de produtos em loja física para posterior aquisição online – tem vindo a ser substituído pelo ‘webrooming’ – aquisição em loja após pesquisa do produto e preparação do processo de compra online -, enfatizando o papel relevante da loja física como centro da estratégia de qualquer retalhista.
“O retalho está a evoluir para um modelo onde o mundo físico e o digital se fundem num só, proporcionando uma experiência de compra única do cliente. As lojas vão estar cada vez mais focadas no serviço distintivo e especializado aos clientes, com uma gama de produtos alargada pelos catálogos digitais e serviços de aconselhamento, e trabalharão em perfeita articulação com as plataformas online, onde o peso do móvel tem vindo a aumentar e onde a diferenciação acontecerá também pelo suporte dado ao cliente”, afirma Miguel Mota Freitas.
Para o CEO, a implementação de estratégias ominicanal permite ao cliente, entre múltiplas outras coisas, saber, através das plataformas ‘online’, a disponibilidade de um produto numa loja, comprar online e levantar o produto num local que pode ser, ou não, uma loja, bem como potenciar os serviços de apoio pós-venda, entre muitas outras valências.
Entre os oradores da conferência estiveram ainda Masaaaki Imai, fundador do Kaizen Institute, Alan Jensen, CIO (chief information officer) da Dansk Supermarked, e Leo Ponte, CIO da Adolfo Dominguez, entre outros.