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Sonae MC compra marca portuguesa de papelaria Make Notes (atualizada)

A Sonae MC adquiriu a marca Make Notes, alargando assim o portefólio de artigos de papelaria à venda nas lojas Note! e Continente

Ana Catarina Monteiro
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Sonae MC compra marca portuguesa de papelaria Make Notes (atualizada)

A Sonae MC adquiriu a marca Make Notes, alargando assim o portefólio de artigos de papelaria à venda nas lojas Note! e Continente

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
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SonaeMCA Sonae MC adquiriu a marca Make Notes, alargando assim o portefólio de artigos de papelaria à venda nas lojas Note! e Continente.

A mais recente aposta da Sonae, a Make Notes, surge devido ao “elevado potencial de internacionalização da marca” de papelaria, explica Inês Valadas, administradora da Sonae MC, em declarações ao Dinheiro Vivo.

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Com o design como “ferramenta estratégica” de diferenciação, a nova marca da retalhista portuense conta com artigos exportados para 26 países. Nasceu em 2012 e conta com produção nacional e uma rede de fornecedores do norte do País. Depois do processo de aquisição, a Sonae vai manter a fundadora do conceito, Maria João Barbosa, no desenvolvimento da marca, responsável exclusivamente pela área de ‘design’ , agora nas funções de head of design.

A mesma fonte adianta ainda que a Sonae, com o portefólio de produtos alargado, prevê participar em “quatro feiras internacionais” do setor de papelaria e ‘gifts’, em “Madrid, que acontece este mês, Frankfurt, Dubai e Nova Iorque”.

Em comunicado oficial, a empresa fez saber que a marca de papelaria está presente em todas as lojas Note! e em lojas Continente selecionadas, com uma alargada rede de distribuição em todo o País, onde se incluem diversos espaços de comércio tradicional, duas lojas próprias e três franchisados em Portugal e Espanha.

A colaboração entre as duas retalhistas iniciou-se em agosto de 2014, tendo sido agora aprofundada com a aquisição da totalidade do capital. A marca conta com uma equipa de design especializada, liderada pela ex-sócia e criadora da marca Maria João Barbosa, agora nas funções de head of design.

A vasta gama de produtos inclui cerca de 125 coleções e 1.500 referências, apresentando coleções ‘vintage’ destinadas a públicos mais clássicos e coleções modernas que se inspiram nas novas tendências de padrões, materiais e cores do design e da moda.

“A Sonae está atenta a oportunidades de consolidação envolvendo negócios com capacidade de crescimento e que permitam reforçar as suas competências e oferta, apresentando vantagens competitivas baseadas na inovação e na qualidade. A aquisição da Make Notes enquadra-se nesta estratégia já que permite reforçar a oferta das lojas Note! e Continente com um conjunto alargado de produtos de elevada qualidade e design, bem como potenciar o processo de internacionalização da marca, que já exporta os seus produtos para mais de 20 países a nível mundial”, explica Luís Moutinho, CEO (chief executive officer) da Sonae MC.

*Informação atualizada às 10h37 do dia 11 de setembro de 2015

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Pedro Loureiro é o novo Business Manager Food da Nestlé Portugal

Pedro Loureiro é o novo Business Manager Food da Nestlé Portugal, unidade recém-criada e integrada na Food South Region, lançado este ano pela Food Zona Europa.

Com uma carreira de três décadas na empresa, Pedro Loureiro deixa o cargo de responsável da nova Unidade de Negócio Especializado na Nestlé Purina para Portugal e passa a integrar o Comité de Direção da empresa.

“É com enorme satisfação que abraço mais uma oportunidade na empresa à qual estou ligado há 30 anos. Ao longo do meu percurso, tive a oportunidade de trabalhar em diferentes áreas e negócios na Nestlé, o que me permitiu crescer muito como profissional e contribuir para o desenvolvimento de pessoas, marcas e clientes, algo de que me orgulho. A categoria de Food, área de produtos culinários que inclui marcas como Maggi e Garden Gourmet, é claramente uma das áreas de maior potencial dentro da companhia, fruto do que é a evolução da forma como nos relacionamos com a alimentação, seja em soluções preparadas, seja na forma como cozinhamos. É impressionante e entusiasmante assistir à rápida transformação desta categoria e é nossa ambição ter um papel ativo naquilo que poderá ser o futuro desta transformação”, afirma Pedro Loureiro, Business Manager Food da Nestlé Portugal.

Pedro Loureiro iniciou a sua carreira na Nestlé em 1994. Em 2019, assumiu a liderança em Portugal da nova Unidade de Negócio Especializado na Nestlé Purina, a área da empresa dedicada à alimentação de animais de companhia. Nesta função, implementou um novo modelo comercial, introduzindo competências inovadoras na equipa e adaptando processos para responder às exigências do mercado. Durante este período, a Nestlé Purina Especializado em Portugal mais do que duplicou de dimensão, consolidando-se com um crescimento consistente da sua quota de mercado.

O recém-criado departamento Food South Region da Nestlé Zona Europa tem como objetivo maximizar o impacto das marcas e produtos nos mercados de Itália, Espanha, Portugal, Grécia e Malta, onde a Nestlé identifica um potencial significativo para crescer e expandir o setor de Food. Em Portugal, foram identificadas oportunidades estratégicas para aproveitar sinergias e semelhanças no portfólio do sul da Europa, com particular destaque para marcas como Maggi e Garden Gourmet, sublinha a Nestlé em comunicado.

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MAR Shopping Matosinhos oferece novos serviços funcionais e inclusivos

Pulseiras identificativas, pet trolleys, abafadores de ruído e cadeira de rodas elétrica, são os mais recentes serviços disponíveis gratuitamente no centro comercial de Matosinhos

O MAR Shopping Matosinhos incorporou novos serviços para os visitantes, que tem como um dos objetivos “atenuar as limitações de atividade e restrições de participação que possam surgir durante a visita ao Meeting Place”.

Os serviços são gratuitos e incluem pulseiras identificativas para crianças, que ajudam a manter os mais pequenos ‘debaixo de olho’ e pet trolleys, uma solução prática para transportar animais de estimação em segurança e conforto. Mais recentemente foi ainda introduzida a nova cadeira de rodas elétrica, uma novidade de acesso e utilização gratuita, “que tem como objetivo facilitar, dar conforto e autonomia a pessoas com mobilidade reduzida, seja de forma permanente ou temporária”.

De outros serviços recentemente implementados destaque ainda para a inclusão de abafadores de ruído, que proporcionam mais conforto em espaços movimentados para quem necessita de um ambiente mais tranquilo.

A nova app do MAR Shopping Matosinhos passou também a oferecer funcionalidades como o sistema de senhas digital para a Lego Fan Factory, reserva de pacotes promocionais e acesso a eventos e promoções exclusivas para utilizadores registados na App. Lockers e cacifos, disponíveis para uso dos clientes, a título gratuito ou em parceria com outras empresas, são outros dos serviços implementados.

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Bebidas

Campanha da ViniPortugal e OIVE chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus

Durante três anos, a campanha europeia ‘Uma Paixão Partilhada’ promovida pelas duas interprofissionais do vinho, ViniPortugal e OIVE (Espanha), destacou a qualidade e a inigualável versatilidade dos vinhos ibéricos junto do público europeu.

Dinamizada pela ViniPortugal e pela OIVE, a campanha europeia ‘Uma Paixão Partilhada’ encerrou na passada semana, com um evento que reuniu no World of Wine, em Vila Nova de Gaia, figuras de destaque do setor vitivinícola em Portugal. O evento decorreu, também, em Madrid, no topo da Calle Alcalá, onde o melhor do universo vitivinícola espanhol esteve em destaque.

No total, mais de 140 convidados marcaram presença em ambos os eventos, que celebraram o sucesso da campanha realizada pelas duas associações interprofissionais do vinho durante os últimos três anos, tendo cativado a atenção dos consumidores para o panorama vitivinícola europeu na Península Ibérica.

Nos dois eventos foi feito o balanço dos principais resultados da campanha, apresentados pela diretora de Marketing da ViniPortugal, Sónia Vieira, e pela diretora do OIVE, Susana García. Ambas destacaram os mais de 79,2 milhões de viajantes alcançados através de ações em aeroportos e estações de comboio.

Outra componente fundamental da campanha foram as 22 viagens de estudo que permitiram a 150 jornalistas e outros influenciadores do setor do vinho conhecer, em primeira mão, uma grande parte da geografia vitivinícola portuguesa e espanhola. “O alcance das suas publicações, chegou a cerca de 15 milhões de consumidores europeus, muitos deles amantes do vinho e interessados em adquirir mais informações sobre este universo”, indicam as duas associações num comunicado, referindo ainda que a estas ações juntaram-se as redes sociais, com destaque para o Instagram, onde o perfil da ‘A Shared Passion’ “conta com mais de 15 mil seguidores, e, ainda, outras atividades dirigidas a um público profissional, como workshops ou jantares VIP”. No total, o impacto da campanha “ultrapassou largamente os 100 milhões de consumidores europeus”.

O programa europeu ‘Uma Paixão Partilhada’ procura transmitir a qualidade dos vinhos de Portugal e Espanha graças à riqueza de castas e ao número de denominações de origem e indicações geográficas do vinho e, sobretudo, à paixão com que são elaborados. Financiada pela União Europeia destaca também a importância do setor vitivinícola em ambos os países pelo seu papel fundamental na sustentabilidade económica, social e ambiental de muitos dos seus municípios.

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Ferrero apresenta coleção de produtos para o Natal

A Ferrero lançou uma coleção com produtos premium, de marcas como Ferrero Rocher, e a nova coleção de calendários do advento Kinder.

A Ferrero lançou uma coleção com produtos premium, de marcas como Ferrero Rocher, e a nova coleção de calendários do advento Kinder.

A Árvore Ferrero Collection, um surtido de chocolate, está de volta, mas disponível por tempo limitado. Da marca Ferrero, o grupo apresenta também o calendário do Advento Ferrero Collection, o Ferrero Rocher Golden Moments – pequenos ovos de chocolate recheados, e o Ferrero Rocher Gift Box – com 18 chocolates dentro de uma caixa com uma fita dourada.

Da marca Kinder chegam, entre outros, os diversos calendários do Advento, como o Kinder Pop Up, o Kinder Estrela, o Kinder Livro, o Kinder Casinha 3D, todos com 24 compartimentos, ou ainda o Calendário Kinder Chalet Gigante, com 28 itens.

O Grupo Ferrero está presente em todo o mundo com mais de 53 mil pessoas e 37 unidades de produção. É o produtor de muitas marcas, incluindo Nutella, Ferrero Rocher, Tic Tac, Kinder e Raffaello.

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Retalho

Conveniência na alimentação e marcas próprias impulsionam consumo em Portugal

De julho a setembro, as vendas em valor de produtos FMCG em Portugal aumentaram 8,2%. É o que indica o NIQ Retail Spend Barometer, que analisou as tendências de vendas em bens de grande consumo e tecnologia e bens duradouros.

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As vendas em bens de grande consumo (FMCG) e tecnologia e bens duradouros (T&D) em Portugal aumentaram 7,3% entre julho e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que indica o novo NIQ Retail Spend Barometer, que combina dados da NIQ e da GfK para fornecer uma visão mais abrangente sobre o potencial e as evoluções do mercado em Portugal.

O total de vendas em ambos os segmentos atingiu 6,5 mil milhões de euros, um aumento que “deve-se tanto à subida de preços causada pela inflação como ao volume de vendas alcançado”, revela o estudo, indicando que os resultados “refletem significativamente” a crescente tendência para a conveniência na alimentação e a maior relevância das marcas próprias.

Nesta edição, os especialistas da NIQ e da GfK analisam as tendências nos setores FMCG e T&D, proporcionando informações para os retalhistas investigarem o mercado e otimizarem a sua oferta. De julho a setembro deste ano, as vendas em valor de produtos FMCG em Portugal aumentaram 8,2%, enquanto o crescimento em bens T&D foi de 2,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Mais refeições prontas…

Segundo o estudo, o crescimento dos bens de grande consumo deve-se sobretudo a duas tendências.

“Um número crescente de consumidores portugueses está a evitar as visitas a restaurantes devido ao forte aumento dos preços no setor da restauração. Em alternativa, optam por preparar refeições rápidas e práticas em casa. Isto levou a um aumento significativo nas despesas com refeições prontas e componentes em supermercados e discounters”, avança o estudo. Como exemplo, refere que as vendas de massas frescas refrigeradas aumentaram 18% em volume, a quarta gama cresceu 11,7% e refeições prontas refrigeradas subiram 4,5%.

Houve também um aumento correspondente nas despesas com refeições congeladas (7,1%), batatas congeladas (8,3%), vegetais congelados (2,9%) e gelados (2,4%). Contudo, este último registou um aumento de preço superior a 5%, levando o valor total a crescer 7,6%.

“Observamos uma tendência semelhante para produtos usados na preparação de sobremesas”, explica Ana Barbosa, Retailer Vertical director na NIQ em Portugal. “Embora as quantidades vendidas aqui tenham aumentado apenas 7%, o valor total dos gastos adicionais atingiu quase 16%, devido a um aumento de preço médio superior a 8%”, acrescentou.

… e mais marcas próprias

A segunda grande tendência no mercado FMCG em Portugal, apresentada pelo estudo, é a crescente importância das marcas próprias, cujos produtos são significativamente mais baratos do que os produtos de marca de fabricante. “Por exemplo, o volume de vendas de perfumes aumentou dois terços no terceiro trimestre de 2024. No entanto, como o preço médio neste segmento caiu mais de 10% devido às marcas próprias mais económicas, o valor total de vendas em perfumes foi de apenas 50%. Tendências semelhantes foram observadas em maquilhagem e cremes para mãos e rosto, devido ao aumento do investimento das cadeias de retalho em produtos de beleza nomeadamente nas suas próprias marcas”, exemplifica o NIQ Retail Spend Barometer.

Em Portugal, verificou-se ainda “uma queda significativa” nas vendas em volume da maioria das bebidas alcoólicas, incluindo licores, espumantes, aperitivos, vinho do Porto, brandy, whisky e bebidas espirituosas. “As principais razões são o aumento significativo dos preços e mudanças nos hábitos de consumo”, indica o documento. “O chocolate registou o maior aumento de preço no mercado FMCG português. O preço médio dos produtos de cacau subiu quase um quarto, levando a um aumento de 20% nas vendas em valor, apesar de o volume de vendas destes produtos ter caído 3,5%”, revela ainda.

Produtos T&D aumentam vendas

À semelhança dos FMCG, também os produtos T&D registaram um aumento de vendas em valor no terceiro trimestre, de que é exemplo o crescimento das vendas de artigos de bricolage (9,3%) e de eletrodomésticos (4,1%). No entanto, o aumento nas vendas de produtos tecnológicos foi menor, com uma subida de apenas 1,1%. “Isto deve-se ao facto de produtos como computadores, monitores, webcams e outros acessórios terem sido muito comprados durante a pandemia de Covid-19, e ainda não necessitarem de substituição”, defende o estudo.

“Esperamos um aumento significativo nos gastos durante o quarto trimestre, tanto no segmento FMCG como T&D. A Black Friday e a época natalícia vão impulsionar fortemente as vendas. No entanto, a sustentabilidade continua a ter um papel secundário no comportamento dos consumidores. Os portugueses só aceitam pagar mais por produtos ecológicos se estes apresentarem outras vantagens associadas”, explica Pedro Oliveira, Retail Manager Tecnologia e Bens Duráveis na NIQ/GfK em Portugal.

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Bebidas

Enólogo Carlos Lucas e Praxis criam a primeira cerveja de Encruzado do mundo

Esta Grape Ale junta a casta mais nobre do Dão, o Encruzado, à excelência da cerveja de Coimbra.

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A Cervejeira Praxis e o enólogo Carlos Lucas uniram forças para criar a Cerveja de Encruzado by Carlos Lucas & Praxis, uma Grape Ale que combina o melhor da Encruzado, casta nobre do Dão, com a excelência da cerveja artesanal de Coimbra.

A ideia nasceu de uma conexão familiar e da vontade de juntar dois produtos icónicos da região centro: o vinho do Dão e a cerveja artesanal de Coimbra. “Este projeto é um exemplo claro do que podemos alcançar quando juntamos tradição e inovação. Queremos criar algo que celebre a nossa região e, ao mesmo tempo, desafie as expectativas do público”, explica o enólogo Carlos Lucas.

Para Pedro Baptista, CEO da Praxis, a colaboração é uma extensão natural do compromisso da empresa com a autenticidade e a inovação. “Acreditamos que a nossa cerveja artesanal, em parceria com o trabalho do Carlos Lucas, demonstra o potencial de unir mundos aparentemente distintos, como o vinho e a cerveja”, defende.

Nenhuma cerveja de Encruzado tinha sido feita até agora, mas a escolha da casta não foi feita por acaso. A experiência de Carlos Lucas permitiu-lhe perceber que esta é bem indicada para o processo.

A casta Encruzado é conhecida pela sua versatilidade e capacidade de produzir vinhos os melhores vinhos de Portugal. Carlos Lucas é um enólogo que tem dedicado muito da sua carreira a demonstrar a capacidade do Encruzado para fazer grandes vinhos e decidiu explorar esta capacidade também na área da cerveja.

O processo de harmonização dos elementos da cerveja artesanal com o perfil da casta “obrigaram a um diálogo entre enólogo e mestre cervejeiro, para compreender as particularidades dos dois mostos, e obter um produto que se pudesse chamar com orgulho de ‘cerveja’. Uma das maiores preocupações foi manter o carácter e o corpo e espuma, escolhendo a base correta”, explicam os parceiros.

A Cerveja de Encruzado estará disponível na loja online da Praxis a partir de 25 de novembro, chegando à cervejeira em Coimbra a 26 de novembro.

Notas de Prova:
Visual: Cor amarelo-limão opaca.
Aroma: A contribuição da uva Encruzado é evidente, com notas frescas de citrinos, flores brancas e um leve toque mineral que se entrelaça harmoniosamente com nuances clássicas de banana e especiarias.
Sabor: O corpo suave do malte e a acidez vibrante da Encruzado cria um equilíbrio surpreendente. Uma degustação refrescante e complexa, com uma textura aveludada e uma efervescência moderada que eleva cada trago. Uma celebração da autenticidade e inovação.

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Nacex prevê aumento de 25% da sua atividade durante a campanha de Black Friday

Para responder aumentará os seus meios em 35%, entre veículos de rotas estruturais e de distribuição capilar.

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A Nacex reforçou as suas infraestruturas em Portugal e Espanha, com o objetivo de garantir o compromisso com os seus clientes, assegurando a fiabilidade das entregas face aos elevados níveis de atividade, previstos para o final do ano. A empresa prevê um aumento da atividade de 25-30% em relação à produção habitual para o resto do ano e mais 8% de entregas em relação à campanha de Black Friday do ano passado.

A área de Recursos Humanos é um dos principais pilares da estratégia da Nacex neste domínio. Concretamente, a empresa aumentará a sua equipa em 35%, mais 5 pontos percentuais do que no ano anterior, sublinha em comunicado.

Adicionalmente, a NACEX irá incorporar mais 50 veículos em Portugal e Espanha para reforço de plataformas e centros de distribuição, para além de implementar 40 novas rotas estruturais. Da mesma forma, os centros de distribuição também aumentarão os seus recursos em 15%. Todas estas medidas permitirão fazer face ao aumento do volume e assegurar as entregas nos prazos acordados, mantendo a habitual excelência na qualidade do serviço, acrescenta.

“A recente renovação das plataformas do Porto e de Viseu, que expandiu significativamente a nossa capacidade operacional em Portugal, também foi fundamental para enfrentar com sucesso o desafio destas datas e demonstrou que a nossa abordagem de melhoria contínua é fundamental para nos adaptarmos com agilidade às novas necessidades do mercado,”
explica João Jales, Country Manager de Nacex Portugal.

A Nacex avança também que a rede NACEX.shop continuará a facilitar as entregas aos destinatários e a ajudar a satisfazer o volume de procura previsto, da forma mais eficiente possível. Durante a campanha, prevê-se que as entregas e recolhas através dos pontos NACEX.shop aumentem mais de 75% em relação ao resto do ano.

“Todos os anos, as campanhas de Black Friday e do Natal constituem um grande desafio para o nosso sector. Não só as entregas disparam, como também as devoluções. E, tudo isto, num período de tempo relativamente curto,” afirma Manuel Orihuela, diretor geral da Nacex. “Na Nacex estamos conscientes disso e, desde há alguns anos, temos vindo a implementar uma estratégia especialmente concebida para lidar com este aumento e, assim, proporcionar aos nossos clientes a fiabilidade e excelência a que estão habituados.”, conclui.

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Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

A funcionalidade, criada pela E-goi, substituiu as cartas tradicionais enviadas por correio físico e promete uma economia de até 95%.

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A E-goi – plataforma portuguesa de automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, acaba de lançar uma ferramenta que promete revolucionar a comunicação corporativa. Intitulado de Registered Message, a solução permite substituir o envio físico de mensagens (cartas registadas) de forma digital.

“O Registered surgiu da necessidade de oferecer às empresas uma forma de comunicar documentos críticos, mas com a conveniência e rapidez do meio digital”, explica Miguel Azevedo,  Product Manager da E-goi. ” A nossa solução utiliza certificados eIDAS da Multicert, garantindo a autenticidade e integridade de cada comunicação.”

A ferramenta permite o envio de mensagens de forma segura e rastreável. Desenvolvida como uma alternativa para a desmaterialização do correio físico, a solução atende às crescentes exigências de segurança e conformidade no ambiente digital.

Um exemplo prático do impacto do Registered Message é a Credibom, uma instituição financeira líder em Portugal. Com a solução, conseguiu alcançar mais segurança na comunicação com os clientes, além de centralizá-la numa única plataforma.

O serviço é aplicável em diversos setores, incluindo serviços financeiros, onde permite o envio seguro de extratos e notificações de alterações contratuais; seguros, facilitando a comunicação de apólices e atualizações de cobertura; telecomunicações, para notificações de faturas e alterações de serviço; e utilities, para avisos de manutenção e alterações tarifárias.

“Esperamos que a utilização do Registered Message reduza em até 95% os custos de comunicação dos nossos clientes”, projeta Miguel Azevedo. “Além disso, o impacto ambiental positivo é significativo, eliminando a necessidade de papel e transporte físico.”

Para mais informações sobre a funcionalidade e como beneficiar a sua empresa, aceda: Registered Message

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Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles

O Pingo Doce juntou-se a uma das referências da pastelaria tradicional em Portugal, a centenária Versailles, para lançar uma edição especial de bolo-rei, que está à venda em exclusivo nas 450 lojas pelo país. O diretor de Marca do Pingo Doce, Luis Lobato Almeida, explica ao Hipersuper o porquê da parceria e como chegaram a este produto final.

O bolo-rei exclusivo, fruto da parceria entre o Pingo Doce e a Versailles, é o grande protagonista da campanha de Natal deste ano da insígnia e centra o filme dessa mesma campanha. Nele, vê-se uma família reunida durante a quadra natalícia, a preparar a mesa, quando um avô partilha a recordação, e as saudades, da altura em que vivia em Lisboa e tinha o ritual de ir comprar o bolo-rei à Versailles, na época de Natal. A neta desafia o avô a manter a tradição, mesmo estando longe de Lisboa, explicando que bolo rei que recorda está à venda na loja Pingo Doce a “apenas a 10 minutos a pé”.

No evento de apresentação da campanha de Natal, que tem como mote ‘E o bolo-rei quem trouxe? Foi a Versailles e o Pingo Doce’, Luís Lobato Almeida, diretor de Marca do Pingo Doce, revelou que “a Versailles surgiu como uma escolha muito natural”. “O que este produto tem é uma mistura da sabedoria de cada um e uma produção de grande escala. E resultou num produto absolutamente extraordinário”, referiu ao Hipersuper à margem da apresentação da campanha.

Sérgio Nunes, sócio-gerente da pastelaria Versailles, revelou que a componente técnica deste trabalho conjunto “terá demorado cerca de dois meses”. Sem avançar nenhum detalhe sobre a receita deste bolo-rei, assegura que os dois parceiros chegaram “a um produto extremamente equilibrado e que ambos queríamos”.

A campanha de Natal Pingo Doce tem criatividade da BBDO Portugal e vai estar presente em televisão, na rádio, nas redes sociais e nas mais de 450 lojas do Pingo Doce. A agência de meios é a Initiative Media. O filme foi produzido pela Blanche Films e realizado por Pedro Varela.

Nesta conversa com o Hipersuper, o diretor de Marca do Pingo Doce, Luís Lobato Almeida, explica o porquê da parceria e como chegaram O Pingo Doce e a Versailles a este produto final.

Porque esta parceria com a Versailles e porque o bolo-rei?

O bolo-rei, porque queríamos surpreender neste Natal com um produto que fosse o mais transversal possível e acho que há poucos produtos que o sejam: o de estar em todas as casas, para todas as idades e dos variados estratos sociais. É um produto que simboliza o Natal. E, depois, sentimos que para além desta inovação queríamos manter o nível de excelência a que o Pingo Doce tem habituado os seus clientes e precisávamos de alguém da pastelaria tradicional. A Versailles surgiu como uma escolha muito natural, primeiro porque é uma pastelaria amplamente conhecida, depois porque, a par do Pingo Doce, é uma das empresas com maior tradição no seu setor e acabamos por perceber que nos podiam ajudar na questão dos segredos do bolo-rei e do aproximar das técnicas mais artesanais, que pudéssemos incorporar na nossa produção.

E chegaram a um produto diferenciado? Ou seja, no que este bolo-rei tem de Versailles e de Pingo Doce…

A receita está trancada a sete chaves, mesmo que eu a quisesse dizer, não saberia. Mas tem um pouco do conhecimento de ambos. Os nossos pasteleiros conheceram os mestres pasteleiros da Versailles, estes conheceram a nossa equipa de produção. Fizemos muitos bolos-rei em conjunto, eles criaram com a nossa técnica e nós com a deles. Portanto, o que este produto tem é uma mistura da sabedoria de cada um e uma produção de grande escala. E resultou num produto absolutamente extraordinário.

Quanto tempo foi necessário para chegarem ao produto final?

Nós começamos a falar deste projeto ainda antes do verão e tivemo-lo concluído há relativamente pouco tempo. Embora tenha sido agradável e fácil, no sentido da convivência de ambas as marcas, foi trabalhoso porque estamos a falar de duas empresas com realidades diferentes. Mas, ao mesmo tempo, foi bom de se fazer.

Este bolo-rei vai chegar a todo o país?

Sim, está à venda de Norte a Sul e ilhas dos Açores e Madeira. Porque é o nosso único bolo-rei. Temos as variações, como o bolo-rainha, mas o único bolo-rei tradicional que teremos, será este.

Esta parceria abre portas a outras, diferenciadas e sazonais?

Eu espero que sim. Não sei o futuro e estamos focados nesta, para que corra bem, para termos atenção a todos os detalhes. Mas espero que sim. Logo veremos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Pendular apresenta nova solução de e-commerce

Nova plataforma que permite centralizar compras e serviços num só espaço representa um investimento de 200 mil euros.

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A Pendular acaba de apresentar ao mercado o seu mais recente projeto e-commerce: uma plataforma que centraliza, num único espaço, diversas soluções que respondem de forma simples às necessidades na área das compras e serviços das empresas portuguesas.

Solutions Pendular, o novo portal de soluções para PME’s, dá nome ao projeto que tem como principal objetivo o de melhorar a experiência de compra das empresas portuguesas, tornando-a cada vez mais eficiente, completa e simples.

Criado para o sector das pequenas e médias empresas, o “Solutions Pendular” disponibiliza mais de 15.000 referências de produto, aos quais junta também os serviços (Limpeza, Manutenção, Contabilidade, Medicina no trabalho, Trabalho temporário, Café, Água e Fruta fresca, entre outros.), num formato “one stop shop” para todas as necessidades das empresas. Acima de tudo, trata-se de uma ferramenta de gestão empresarial, determinante para simplificar, garantindo baixo custo e controle, libertando a gestão para as rotinas realmente geradoras de valor, refere a empresa em comunicado.

Para Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, este é um passo importante, “na medida em que configura a proposta de valor, há tanto reclamada pelas PME´s, e que agora estamos em condições de satisfazer. Desta forma, a Pendular assegura de forma absolutamente robusta, soluções para grandes organizações, como tem feito nos últimos 26 anos, mas também disponibilizando soluções simples e competitivas para as PME´s. Simultaneamente, este projeto reforça o absoluto compromisso estratégico da Pendular de apoiar o crescimento, com expressão na economia, disponibilizando soluções para aquelas que tanto contribuem para o nosso PIB (PME´s).”

 

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