Sonae MC compra marca portuguesa de papelaria Make Notes (atualizada)
A Sonae MC adquiriu a marca Make Notes, alargando assim o portefólio de artigos de papelaria à venda nas lojas Note! e Continente
Ana Catarina Monteiro
Pedro Loureiro é o novo Business Manager Food da Nestlé Portugal
MAR Shopping Matosinhos oferece novos serviços funcionais e inclusivos
Campanha da ViniPortugal e OIVE chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus
Ferrero apresenta coleção de produtos para o Natal
Conveniência na alimentação e marcas próprias impulsionam consumo em Portugal
Enólogo Carlos Lucas e Praxis criam a primeira cerveja de Encruzado do mundo
Nacex prevê aumento de 25% da sua atividade durante a campanha de Black Friday
Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa
Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles
Pendular apresenta nova solução de e-commerce
A Sonae MC adquiriu a marca Make Notes, alargando assim o portefólio de artigos de papelaria à venda nas lojas Note! e Continente.
A mais recente aposta da Sonae, a Make Notes, surge devido ao “elevado potencial de internacionalização da marca” de papelaria, explica Inês Valadas, administradora da Sonae MC, em declarações ao Dinheiro Vivo.
Com o design como “ferramenta estratégica” de diferenciação, a nova marca da retalhista portuense conta com artigos exportados para 26 países. Nasceu em 2012 e conta com produção nacional e uma rede de fornecedores do norte do País. Depois do processo de aquisição, a Sonae vai manter a fundadora do conceito, Maria João Barbosa, no desenvolvimento da marca, responsável exclusivamente pela área de ‘design’ , agora nas funções de head of design.
A mesma fonte adianta ainda que a Sonae, com o portefólio de produtos alargado, prevê participar em “quatro feiras internacionais” do setor de papelaria e ‘gifts’, em “Madrid, que acontece este mês, Frankfurt, Dubai e Nova Iorque”.
Em comunicado oficial, a empresa fez saber que a marca de papelaria está presente em todas as lojas Note! e em lojas Continente selecionadas, com uma alargada rede de distribuição em todo o País, onde se incluem diversos espaços de comércio tradicional, duas lojas próprias e três franchisados em Portugal e Espanha.
A colaboração entre as duas retalhistas iniciou-se em agosto de 2014, tendo sido agora aprofundada com a aquisição da totalidade do capital. A marca conta com uma equipa de design especializada, liderada pela ex-sócia e criadora da marca Maria João Barbosa, agora nas funções de head of design.
A vasta gama de produtos inclui cerca de 125 coleções e 1.500 referências, apresentando coleções ‘vintage’ destinadas a públicos mais clássicos e coleções modernas que se inspiram nas novas tendências de padrões, materiais e cores do design e da moda.
“A Sonae está atenta a oportunidades de consolidação envolvendo negócios com capacidade de crescimento e que permitam reforçar as suas competências e oferta, apresentando vantagens competitivas baseadas na inovação e na qualidade. A aquisição da Make Notes enquadra-se nesta estratégia já que permite reforçar a oferta das lojas Note! e Continente com um conjunto alargado de produtos de elevada qualidade e design, bem como potenciar o processo de internacionalização da marca, que já exporta os seus produtos para mais de 20 países a nível mundial”, explica Luís Moutinho, CEO (chief executive officer) da Sonae MC.
*Informação atualizada às 10h37 do dia 11 de setembro de 2015